Meu Timão

Entrar

Acesso da imprensa a entrevistas de jogadores e técnicos pode ser limitado

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

7.9K 40

Já em 2020

Vice da CBF cita Andrés Sanchez e promete limitar veículos de imprensa no futebol

Por Meu Timão

visualizações 7.9K comentários 40 0

O acesso da imprensa a jogos dos clubes brasileiros pode ganhar restrições a partir do ano que vem. Em fala reproduzida pelo jornal Zero Hora, de Porto Alegre, o vice-presidente da CBF, Francisco Novelleto, também presidente da Federação Gaúcha de Futebol, prometeu já para 2020, por exemplo, cobrar das rádios direito de transmissão das partidas.

O presidente Andrés Sanchez, do Corinthians, foi citado por Novelletto como principal gatilho para a implementação das eventuais novas regras. De acordo com o dirigente da CBF, as declarações do mandatário alvinegro no último sábado , em Porto Alegre, antes do jogo entre Timão e Grêmio, foram o estopim para a entidade nacional se movimentar sobre o tema.

"Eu estou falando pela minha cabeça e por mim: no ano que vem, só vai transmitir quem pagar, e está absolutamente certo. Tem que ser como na Copa do Mundo. Eu estou acelerando para que isso seja implementado já no ano que vem e posso dizer que o movimento se acelerou após a entrevista do Andrés. Ele que está puxando, mas já existem outros presidentes que são favoráveis", declarou o cartola da CBF.

Presidentes Andrés Sanchez, do Corinthians, e Mauricio Galiotte, do Palmeiras, são publicamente avessos à imprensa esportiva

Danilo Fernandes/ Meu Timão

"Os clubes precisam de dinheiro. O dinheiro iria para a CBF, que repassaria para os clubes.
É o tal negócio: quem tem competência fica. Lá em São Paulo, existem 50, 60 pessoas participando de uma entrevista e a maioria não tem compromisso com o que diz", acusou, sem apresentar provas. "Se a TV paga, por que os demais veículos não podem pagar?".

A ideia é cobrar de emissoras de rádio tradicionais, webrádios, portais e blogs. Ainda não há maiores detalhes sobre os critérios para definir ao certo quem pagará e quanto será cobrado. A medida deve atingir também os Estaduais, aí com atuação das federações (e não da CBF).

Curiosa e justamente nesta semana, um episódio envolvendo indiretamente a imprensa deu o que falar no CT Joaquim Grava. Durante treino do Corinthians fechado aos jornalistas, torcedores convidados pelo clube que assistiam à atividade vazaram informações sobre a escalação que estava sendo testada (inicialmente em segredo) por Fábio Carille .

Em tempo: Francisco Novelletto ganhou notoriedade nacional na imprensa esportiva recentemente pela veiculação de notícias sobre uma investigação da Polícia Federal, que recebeu denúncia do Ministério Público sobre possível envolvimento do vice da CBF em crimes de tentativa de coação de testemunha, desobediência, embaraço à efetivação de sentença, falsidade ideológica e frustração de direito assegurado por lei.

Citado por Novelletto, Andrés Sanchez também tem o nome frequentemente veiculado em publicações policiais (e consequentemente esportivas em decorrência de seu vínculo com o Corinthians e num passado recente com a própria CBF). Ano passado, o presidente do clube se tornou réu em ação que o acusava de praticar crime tributário . Antes, já havia debochado de outras investigações em curso envolvendo seu nome , como as ligadas à Lava Jato.

Veja mais em: Arena Corinthians e Campeonato Brasileiro.

Confira mais novidades do Corinthians

40 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop