Vice da CBF cita Andrés Sanchez e promete limitar veículos de imprensa no futebol

7.9 mil visualizações 40 comentários

Por Meu Timão

Acesso da imprensa a entrevistas de jogadores e técnicos pode ser limitado

Acesso da imprensa a entrevistas de jogadores e técnicos pode ser limitado

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

O acesso da imprensa a jogos dos clubes brasileiros pode ganhar restrições a partir do ano que vem. Em fala reproduzida pelo jornal Zero Hora, de Porto Alegre, o vice-presidente da CBF, Francisco Novelleto, também presidente da Federação Gaúcha de Futebol, prometeu já para 2020, por exemplo, cobrar das rádios direito de transmissão das partidas.

O presidente Andrés Sanchez, do Corinthians, foi citado por Novelletto como principal gatilho para a implementação das eventuais novas regras. De acordo com o dirigente da CBF, as declarações do mandatário alvinegro no último sábado, em Porto Alegre, antes do jogo entre Timão e Grêmio, foram o estopim para a entidade nacional se movimentar sobre o tema.

"Eu estou falando pela minha cabeça e por mim: no ano que vem, só vai transmitir quem pagar, e está absolutamente certo. Tem que ser como na Copa do Mundo. Eu estou acelerando para que isso seja implementado já no ano que vem e posso dizer que o movimento se acelerou após a entrevista do Andrés. Ele que está puxando, mas já existem outros presidentes que são favoráveis", declarou o cartola da CBF.

Andrés Sanchez, do Corinthians, e Mauricio Galliote, do Palmeiras, são publicamente avessos à imprensa esportiva

Presidentes Andrés Sanchez, do Corinthians, e Mauricio Galiotte, do Palmeiras, são publicamente avessos à imprensa esportiva

Danilo Fernandes/ Meu Timão

"Os clubes precisam de dinheiro. O dinheiro iria para a CBF, que repassaria para os clubes.
É o tal negócio: quem tem competência fica. Lá em São Paulo, existem 50, 60 pessoas participando de uma entrevista e a maioria não tem compromisso com o que diz", acusou, sem apresentar provas. "Se a TV paga, por que os demais veículos não podem pagar?".

A ideia é cobrar de emissoras de rádio tradicionais, webrádios, portais e blogs. Ainda não há maiores detalhes sobre os critérios para definir ao certo quem pagará e quanto será cobrado. A medida deve atingir também os Estaduais, aí com atuação das federações (e não da CBF).

Curiosa e justamente nesta semana, um episódio envolvendo indiretamente a imprensa deu o que falar no CT Joaquim Grava. Durante treino do Corinthians fechado aos jornalistas, torcedores convidados pelo clube que assistiam à atividade vazaram informações sobre a escalação que estava sendo testada (inicialmente em segredo) por Fábio Carille.

Em tempo: Francisco Novelletto ganhou notoriedade nacional na imprensa esportiva recentemente pela veiculação de notícias sobre uma investigação da Polícia Federal, que recebeu denúncia do Ministério Público sobre possível envolvimento do vice da CBF em crimes de tentativa de coação de testemunha, desobediência, embaraço à efetivação de sentença, falsidade ideológica e frustração de direito assegurado por lei.

Citado por Novelletto, Andrés Sanchez também tem o nome frequentemente veiculado em publicações policiais (e consequentemente esportivas em decorrência de seu vínculo com o Corinthians e num passado recente com a própria CBF). Ano passado, o presidente do clube se tornou réu em ação que o acusava de praticar crime tributário. Antes, já havia debochado de outras investigações em curso envolvendo seu nome, como as ligadas à Lava Jato.

Veja mais em: Arena Corinthians e Campeonato Brasileiro.

Veja Mais:

  • Gustavo Silva e Vital comemorando o segundo gol do Corinthians contra o Sport

    Corinthians domina, vence Sport e volta a se aproximar do G6 no Brasileirão

    ver detalhes
  • Mateus Vital marcou o segundo gol do Corinthians, na Neo Química Arena

    Vital se destaca e é o melhor em campo do Corinthians contra Sport; reserva é o pior

    ver detalhes
  • Elenco comemora gol de Gustavo Silva sobre o Sport, pelo Brasileirão, na Neo Química Arena

    Fiel destaca atuação de trio do Corinthians e volta a falar em classificação para Libertadores; veja

    ver detalhes
  • Vagner Mancini valorizou a recuperação do Corinthians diante do Sport

    Mancini analisa vitória segura do Corinthians e afirma: 'Mudamos de objetivo no Brasileiro'

    ver detalhes
  • Mancini deve ter Otero à disposição na próxima segunda-feira

    Recuperado do coronavírus, Otero volta a ficar à disposição do Corinthians nesta sexta-feira

    ver detalhes
  • Quando todos nos tornamos 'torcedores de sofá'

    [Ana Paula Araújo] Quando todos nos tornamos 'torcedores de sofá'

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: