Meu Timão

Entrar

Corinthians foi campeão paulista em 2019 e nos dois anos anteriores

Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

14K 119

História

Corinthians busca tetra paulista inédito na era do profissionalismo

visualizações 14K comentários 119 38

O Corinthians chegou à final do Campeonato Paulista na tarde deste domingo ao bater o Mirassol por 1 a 0, na Arena , e tentará um feito inédito na era profissional do futebol estadual: a conquista de um tetracampeonato consecutivo, algo que nem os melhores times de São Paulo foram capazes de conseguir.

O único time a conquistar tal feito foi o Paulistano, nos anos de 1916, 17, 18 e 19. Clube tradicional da elite da cidade de São Paulo, a agremiação deixou de disputar o torneio a partir da profissionalização do esporte, no começo da década de 30.

Desde então, vários grandes times do futebol paulista disputaram a competição, mas não conseguiram um domínio tão extenso. Santos de Pelé, Academia do Palmeiras, São Paulo do Telê e o próprio mágico Corinthians dos anos 90 não chegaram a esse patamar.

Quem mais chegou perto foi o Santos do atacante Neymar, no começo dessa década. O rival alvinegro levou os títulos de 2010, 11 e 12, mas parou justamente no Timão em 2013, com Cássio, Danilo e companhia evando a taça dentro da Vila Belmiro.

Campeão nos últimos três anos com Fábio Carille em seu comando, o Timão já celebrou três tricampeonatos na sua história. O único além do atual na era profissional se deu em 1937, 38 e 39. Naquela ocasião, porém, o Timão não conseguiu bom desempenho na edição de 1940, terminando na quarta posição.

Ainda na era amadora, o Timão quase levou o tetra em 1925, mas foi derrotado pelo Paulistano na última rodada do torneio e abriu caminho para o título do São Bento.

Veja mais em: Retrospecto do Corinthians, Títulos do Corinthians e Campeonato Paulista.

Confira mais novidades do Corinthians

119 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop