Meu Timão

Entrar

Herói Vicente, diretor jurídico, e Duilio Monteiro Alves, presidente, durante a posse no Parque São Jorge, no dia 4 de janeiro

Agência Corinthians

13K 107

Mais um passo

Compliance do Corinthians: saiba como está a implementação do conceito empresarial no clube

visualizações 13K comentários 107 51

Uma das principais promessas de campanha de Duilio Monteiro Alves na eleição presidencial do Corinthians segue sendo estruturada nos bastidores. Trata-se da implementação do compliance - veja detalhes abaixo).

A reportagem do Meu Timão apurou que a estruturação está sendo capitaneada pelo diretor jurídico Herói Vicente que, por sua vez, montou uma comissão de advogados de sua confiança para definir as principais diretrizes, além de definir o parceiro a ser contratado.

Durante a semana houve uma nova reunião sobre o tema. Quatro empresas especializadas em compliance foram contatadas e apresentaram seus sistemas de trabalho. Uma delas será escolhida pelo clube para fazer o gerenciamento - clube já contratou a Falconi e está perto de anunciar a KPMG .

O compliance é visto pela nova diretoria como uma etapa importante para melhorar a gestão do clube. A diretoria acredita que a implementação dessas diretrizes internas, entre outros benefícios, aumentará a credibilidade no mercado e ajudará capitação de recursos, além de trazer mudança nas mentalidades administrativa e financeira dos gestores.

Ricardo Bianchini (advogado, de terno azul), Herói Vicente (diretor jurídico do clube, de terno claro), Carlos Miguel (assessor da diretoria jurídica, de terno escuro) e Celso Campelo (comissão do Compliance, sem gravata) durante a posse, em 4 de janeiro

Mauro Horita

Para entender a importância, o compliance poderia analisar, por exemplo, a contratação de Jô em junho de 2020. O atacante deixou o Nagoya Grampus em litígio com o clube japonês. O risco de um processo na Fifa, como ocorreu meses depois, poderia ser analisado pelo compliance, com todos os prós e contras.

Ainda não há uma data para a finalização da implementação do compliance no Corinthians, mas a ideia inicial é conseguir anunciar para o mercado ainda no primeiro semestre deste ano.

Entenda o compliance

A palavra

Origem na língua inglesa, do verbo “to comply” (para cumprir). Quando uma empresa está cumprindo as normais e leis (externas e internas), está em compliance.

O que é

Conjunto de medidas voltadas a garantir relações éticas e transparentes, mantendo a empresa dentro de todas as normas legais.

Por que é bom

Significa que existe transparência e um elevado grau de maturidade de gestão.

O que evita

Muitos problemas com a lei podem ser detectados e prevenidos, evitando desgastes de toda ordem para a empresa.

Pontos básicos

  • Elaborar um código de conduta com regras claras e objetivas;
  • Mitigar, identificar e remediar os riscos de violações das Leis, normas e procedimentos;
  • Conscientizar e identificar as condutas indesejadas dos colaboradores, favorecendo pronta resposta da empresa (ou organização);
  • Evitar custos e contingências com investigações, multas, publicidade negativa, interrupção das atividades, perda de contratos, indenizações, impedimento de acesso a recursos públicos ou de participação em licitações públicas;
  • Criar um canal de denúncia e de comunicação acessível, para permitir ao colaborador informar o descumprimento de alguma norma.

Fonte: alguns sites especializados em Compliance.

Veja mais em: Parque São Jorge, Diretoria do Corinthians e Duílio Monteiro Alves.

Confira mais novidades do Corinthians

107 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop