Meu Timão

Entrar

Corinthians, do zagueiro Alemão, caiu precocemente na Copa São Paulo

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

2.8K 24

Talismã

Corinthians luta contra 'sina' da Copinha para ter boa temporada em 2022

visualizações 2.8K comentários 24 2

O Corinthians foi eliminado precocemente da Copa São Paulo de Futebol Júnior na última sexta-feira e, a partir de agora, tenta quebrar uma sina que acompanha o clube pelo menos desde a edição de 1995. Quase todos os anos bons do clube no profissional começaram com títulos da principal competição de base e terminaram em conquistas nacionais/internacionais.

Há exceções, é claro, e vamos começar por elas. A primeira e única diz respeito a um título do torneio que nada rendeu ao profissional na temporada: o de 2004, quando o Timão quase caiu no Paulista e ficou na quinta colocação do Brasileiro, após campanha de recuperação comandada por Tite.

Por outro lado, o clube conseguiu conquistar o Brasileiro em 1998 e 2011, anos em que não venceu a Copinha, além da Copa do Brasil de 2002, o outro título nacional levado sem que o time tivesse conquistado o torneio de juniores.

Posto isso, veja agora os vários anos de correlação entre o título da Copinha e boas temporadas do time profissional. São, ao todo, oito conquistas nacionais ou internacionais nos anos dos títulos de sete Copinhas.

A Copinha e as glórias do profissional

1995

Campeão do torneio de juniores ao bater a Ponte Preta por 3 a 2, no Canindé, o Timão conseguiu vencer a sua primeira Copa do Brasil - de quebra, levou também o Campeonato Paulista.

1999

Depois de bater o Vasco por 1 a 0 na decisão, o Timão embalou talvez seu melhor ano na história. Ganhou o Paulista goleando todos os rivais, foi bicampeão brasileiro e venceu o Mundial de Clubes. Ainda que tenha ocorrido em 2000, Mundial começou e terminou antes da participação do Corinthians na Copinha do mesmo ano.

2005

O Corinthians abriu o ano dos Galácticos com o título da Copinha, derrotando o Nacional por 3 a 1 na decisão. Com boa parte daquela equipe - e dos vencedores de 2004 também - o Timão compôs um elenco ao lado das estrelas contratadas pela MSI para ser campeão brasileiro do mesmo ano.

2009

Mesmo sem uma grande geração, o Timão venceu a Copinha ao bater o Athletico por 2 a 1 na decisão. Meses depois, levou o título do Campeonato Paulista e coroou a temporada com a Copa do Brasil, a única conquista nacional de Ronaldo Fenômeno como jogador profissional.

2012

Pouco precisa se falar sobre o ano mágico de 2012 no futebol profissional, com título da Libertadores da América e do Mundial de Clubes, mas ele começa com uma conquista memorável também da Copinha. Com 30 gols marcados e apenas dois gols sofridos, o Timão do zagueiro Marquinhos venceu o torneio com 100% de aproveitamento e uma emocionante vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense na decisão.

2015

O time de 2015 era formado por Tite em janeiro daquele ano enquanto a garotada corinthiana, liderada pelo capitão Guilherme Arana, vencia a Copa São Paulo por 1 a 0 contra o Botafogo-SP, gol do volante Maycon. Mais um Brasileiro para a conta naquele ano.

2017

A Quarta Força corinthiana, tão famosa pelas conquistas do Paulista e do Brasileiro de 2017, viu a garotada abrir o ano com grande campanha na Copinha. Eliminando times como o Flamengo de Vinícius Júnior, a equipe de Pedrinho e companhia precedeu mais um grande ano do clube.

Veja mais em: Copinha e Títulos do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

24 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop