Meu Timão Entrar
Conselho do Corinthians prepara grupo de trabalho para debater finanças e modelos de gestão

Conselho do Corinthians prepara grupo de trabalho para debater finanças e modelos de gestão

Rodrigo Vessoni / Meu Timão

2.2K 29

SAF em debate

Conselho do Corinthians prepara grupo de trabalho sobre finanças e modelos de gestão do clube

visualizações 2.2K comentários 29 3

Os debates sobre SAF no Corinthians deverão se aprofundar neste início de 2026. O Conselho Deliberativo prepara a criação de um grupo de estudo para discutir o tema, com o objetivo de municiar tecnicamente conselheiros e associados para eventuais futuras análises de propostas de investidores ou grupos interessados em mudar o modelo de gestão do futebol alvinegro.

O Meu Timão apurou que o presidente do CD, Romeu Tuma Júnior, já estuda possíveis nomes para compor este grupo no Parque São Jorge. A ideia seria reunir conselheiros do clube e outros agentes envolvidos no debate, além de incluir a presença de especialistas nas áreas jurídica, tributária e outras correlatas.

A tendência de momento é que o grupo seja criado nas próximas semanas, possivelmente após a conclusão dos trabalhos das audiências públicas de reforma do Estatuto - a última ocorre no dia 9 de fevereiro. Dentre os temas escolhidos para serem analisados, a princípio, estão a situação financeira do Corinthians, incluindo alternativas para atacar a dívida do clube; os impactos da reforma tributária no clube associativo; e as vantagens e desvantagens de cada modelo de gestão.

Além disso, a reportagem também apurou que o grupo de trabalho deverá ter autonomia para elaborar sua agenda, podendo, inclusive, convidar representantes de projetos de SAF para participarem dos trabalhos e apresentarem suas propostas.

Ao final dos debates e análises, este grupo deverá elaborar um parecer com as conclusões obtidas, que seria distribuído no clube, com o objetivo de dar suporte às decisões da gestão sobre o tema e de qualificar os debates caso, no futuro, uma proposta de SAF avance internamente.

Inspiração

Um outro grupo de trabalho formado pelo Conselho Deliberativo em 2024 vem sendo citado nos bastidores do Corinthians como inspiração para esta nova iniciativa. Trata-se da comissão mista que recomendou a reativação do Regime Centralizado de Execuções (RCE) à diretoria.

Criada por Tuma, a comissão foi formada à época pelos conselheiros Ademir Benedito, Felipe Ezabella, Fernando Perino, Herói Vicente, José Luís de Camargo, Leonardo Pantaleão, Marcelo Mandel, Paulo Pedro, Rozallah Santoro e Wesley Melo, além do ex-conselheiro Julio Mandel, e pelos então diretores Pedro Silveira (financeiro) e Vinicius Cascone (jurídico).

Após estudar medidas jurídicas que poderiam ajudar na reestruturação financeira do Timão, o grupo concluiu que a retomada do RCE seria um caminho adequado, com a recomendação sendo adotada pela diretoria em novembro de 2024. A homologação do plano de pagamentos, confirmada pela Justiça nesta semana, é vista como mostra de que grupos de trabalho, como este que se pretende criar para debater SAF, podem prestar contribuições relevantes à administração alvinegra.

Veja mais em: Conselho do Corinthians, Diretoria do Corinthians, Dívida do Corinthians e Parque São Jorge.

Confira mais novidades do Corinthians

29 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop