Corinthians x Cruzeiro

Pelo Campeonato Brasileiro, o Corinthians enfrenta agora o Cruzeiro

Acompanhe ao vivo
Nem todo torcedor do Corinthians consegue usar o uniforme oficial do clube

Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

ver detalhes

Nem todo torcedor do Corinthians consegue usar o uniforme oficial do clube

Coluna da Ana Paula Araújo

Opinião de Ana Paula Araújo

4.3 mil visualizações 33 comentários Comunicar erro

Nem todo torcedor do Corinthians consegue usar o uniforme oficial do clube

Uniforme III do Corinthians na temporada 2019

Foto: Divulgação / Nike

Imagine você todo empolgado com o lançamento de um uniforme novo do Corinthians, espera o grande dia chegar e já corre para comprar o seu. Quando a camisa chega, percebe que o tamanho não é adequado para seu corpo. Frustrante, não?

Zapeando pelo Fórum do Meu Timão, eis que me deparo com um tópico criado pelo Samir Varandas, torcedor cadastrado aqui no site desde 2013.

O Samir estava pedindo ajuda ao pessoal que frequenta a comunidade para saber se havia alguma maneira de adquirir uma camisa do Corinthians num tamanho especial. Ele pesa 136 quilos e mede 1,90m.

Busquei contato com ele para entender sua história e também as dificuldade que encontra por ser obeso e não conseguir um uniforme do clube que ama em tamanho adequado para si.

Ele tem 31 anos e é de Taboão da Serra. Contou que compra camisas desde 2005, época daquele time campeão com Tevez. Naquele tempo, não pesava o que pesa hoje e foi comprando normalmente até meados de 2012. Apesar disso, relatou que era difícil encontrar o tamanho maior, principalmente em lojas físicas, que pedem um número limitado do EGG. De 2012 em diante, começou a ter problemas com o tamanho do uniforme, já que nem o maior servia de forma adequada.

Ele ainda me contou que vai ao estádio e não consegue usar uniforme e isso o frustra bastante. Me disse que a camisa maior costuma “servir”, bem justa e não fica agradável. Ele é alto, diz que se levantar o braço fica de barriga de fora.

É uma tristeza que eu tenho, venho aí lutando contra o peso. No próprio tópico que eu criei já falei que dispensava piadinhas. É muito fácil a pessoa falar para você emagrecer. A gente tenta, mas é bastante difícil e assim, talvez a minha maior motivação para tentar perder peso é poder entrar numa camisa do Corinthians de novo. (...) Eu pagaria nem que fosse o dobro do preço em razão do tamanho, só que não consigo. As vezes que até tentei e fui nas lojas, no Poderoso Timão, há alguns anos e não consegui. Até preciso voltar a cobrar eles em razão disso. E-mail não me responderam...Na própria ShopTimão a camisa oficial você nem acha EGG. Eu só queria poder encomendar uma camisa que servisse em mim e eu me sentisse confortável em usá-la".

“Eu só quero ter o direito de poder comprar, eu não estou pedindo nada para ninguém. Nem que eu encomende e demore três meses para chegar e eu pague o dobro do preço, eu só quero poder ter uma camiseta oficial do meu time. (...) O Corinthians é o time de todos e eu não posso ser excluído por causa do meu peso".

Segundo o Samir, ele teve que doar mais de 90% das camisas, agasalhos e calças que tinha. Ficou apenas com algumas, mas de recordação.

“Ter uma coleção é legal, mas fazer uma pessoa feliz ganhando uma camisa é mais recompensador. (...) acabei doando porque não consegui usar de qualquer forma e fizeram melhor uso que eu".

Fui atrás dessa demanda nos meios oficiais de venda de uniformes do Timão para ver se havia a possibilidade de personalizar o tamanho de uma camisa.

Primeiro falei na ShopTimão. A atendente Magna me informou que apenas as camisas que constam no site são comercializadas, não havendo assim a possibilidade de um modelo personalizado. Ela também me passou os números das Nike para que eu procurasse saber por lá, mas eu quis insistir e resolvi contato pelo chat. A resposta novamente foi negativa.

Conversa no chat com atendente ShopTimão

Reprodução ShopTimão

Fiz contato com a Nike e obtive o mesmo parecer da atendente. Ela, então, me transferiu para um loja física, onde a Joice, que falou comigo, disse a mesma coisa.

No contato pelo chat, idem.

Conversa no chat com atendente Nike

Reprodução Nike

Enviei e-mail para a ouvidoria do Corinthians, responderam rápido, só que mandando eu encaminhar a mensagem para o marketing do clube.

Ouvidoria Corinthians resposta

Reprodução E-mail

Fiz o que pediram e até o fechamento desta coluna, na manhã de hoje, 10 de outubro, não obtive resposta.

Comentando a publicação do Samir, também encontrei a Esther Silva. Ela relatava a dificuldade em adquirir camisas femininas num "padrão brasileiro". Segundo ela, o modelo atual é europeu e as camisas ficam muito apertadas também. Com isso, ela tem que comprar a camisa masculina que não fica legal, obviamente.

“Aproveitando o bonde tenho uma reclamação também a fazer. A Nike há anos vende camisas femininas em tamanhos ridículos, se baseiam no modelo europeu onde lá as mulheres são magras, acho que usaram uma tábua reta pra fazer as medidas, diferente daqui do Brasil que as mulheres tem mais 'curvas'. O tamanho GG é bizarro, fica muito justo até em uma pessoa magra. Sou obrigada a usar o modelo masculino que fica gigante nas mangas".

Eu tenho certeza que esse cenário não é apenas restrito ao Samir e a Esther. Já vi muita gente reclamando disso. O que não entra na minha cabeça é por que o Corinthians, em conjunto com seus parceiros, não cria um canal para esses pedidos específicos?

Não teria custo adicional. Receberiam os pedidos e repassariam o gasto a quem for adquirir o produto. Confecção, envio, tudo incluso no pacote que definiria o valor final.

Não precisariam criar estoque já que é uma demanda personalizada para cada torcedor.

O Time do Povo não é tão do povo assim, afinal.

Veja mais em: Camisa do Corinthians e Torcida do Corinthians.

Coluna da Ana Paula Araújo

Por Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

O que você achou do post da Ana Paula Araújo?