Venha fazer parte da KTO
x
Democracia no Corinthians acabou em 1984
Danilo Augusto

Corinthiano e programador dedicado que tem um orgulho imenso de ter criado essa comunidade chamada Meu Timão.

ver detalhes

Democracia no Corinthians acabou em 1984

Coluna do Danilo Augusto

Opinião de Danilo Augusto

4.7 mil visualizações 76 comentários Comunicar erro

Democracia no Corinthians acabou em 1984

Democracia Corinthiana na década de 80

Foto: Arquivo

Nas redes sociais, o Corinthians se orgulha da Democracia Corinthiana, movimento feito por jogadores do clube entre 1983 e 1984. Na prática, tal democracia passa longe do Parque São Jorge. Sou sócio do Fiel Torcedor e também do clube social no Parque São Jorge e não tenho nem mesmo a opção de votar na eleição de presidente do Corinthians em novembro.

Como me tornei sócio em 2017, só poderei votar depois de 2022, já que exigem cinco anos de sócio para escolher alguém. Tal medida protege no curto prazo uma pessoa rica de colocar dois mil sócios no clube e ganhar a eleição de forma comprada.

Em contra partida, com a base eleitoral praticamente fixa, é raro que o grupo que esteja no poder saia do poder. Não a toa o mesmo grupo comanda o clube há 12 anos.

Sendo assim, cerca de 3.600 corinthianos votaram em 2017. Só 3.600. Isso significa que 99.99% dos 36 milhões de corinthianos não puderam escolher o presidente nas últimas eleições.

Além da questão eleitoral, como sabem, esse site vem sendo alvo do departamento jurídico do Corinthians, depois de diversas matérias expondo a situação financeira do time.

Em junho, o Corinthians tentou uma liminar para tirar o site do ar, que foi negada pelo juiz. Nesta semana, o escritório contratado pelo clube insistiu ainda, com um recurso judicial chamado "agravo de instrumento". A liminar no recurso, também foi negada pelo desembargador responsável. Parece que, em meio a tantos processos que o clube vem na justiça, escolheram um para usar todas as forças.

A tentativa de derrubar o site vai completamente contra os ideais de uma democracia. Uma imprensa livre é tão importante que o balanço do Corinthians será refeito nesse ano por conta de uma matéria do Meu Timão.

Por último, acredito que praticamente 100% dos corinthianos são favoráveis a membros do Fiel Torcedor ter poder de voto no clube. Assim como acredito que quase 100% são contra a criação e a manutenção da equipe sub-23. Mas quem liga para o que a torcida quer?

Veja mais em: Democracia Corinthiana, Eleições no Corinthians e Torcida do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Danilo Augusto

Por Danilo Augusto

Corinthiano e programador dedicado que tem um orgulho imenso de ter criado essa comunidade chamada Meu Timão.

O que você achou do post do Danilo Augusto?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Sargento

    Ranking: 462º

    Sargento 3446 comentários

    @ninguem em

    Finalmente um texto lúcido e sobre o SCCP! Pergunto, porque não fizeram tais indagações ontem ao Gobbi? ! Além de perguntar, pressionar por uma resposta contundente e difinitiva!

  • Foto do perfil de Luiz

    Ranking: 5º

    Luiz 77911 comentários

    @luiz.fernando.balest em

    Vai Corinthians...é nóis!

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Jose

    Ranking: 4078º

    Jose 525 comentários

    76º. @dino.plenpop em

    A partir da criação deste site a história do CORINTHIANS começou a mudar, eu pude acompanhar toda a história da DEMOCRACIA CORINTHIANA, uma das maiores experiências extra campo do futebol mundial, tanto que esta presente nos livros da história contemporanea do Brasil, no item politica, devemos seguir as ideias daquela que foi um embrião para fazermos deste clube uma democracia e lutaremos ate' conseguirmos nos libertar da mecha clubista para nos tornar uma democracia futebolista, a primeira no mundo e conseguir com isso receitas nunca antes vista para o sócio torcedor que tera' sim direito ao voto, e alavancaremos o primeiro milhão de sócios plenos. SALVEM O CORINTHIANS!

  • Foto do perfil de Abner

    Ranking: 574º

    Abner 2906 comentários

    75º. @avgxd em

    Boa coluna, gostei.

  • Foto do perfil de Bryan

    Bryan 111 comentários

    74º. @bryan.iubel Apoiador em

    Eleição para presidente via FT seria o ideal para o clube. Hoje a torcida em geral e que é FT segue uma linha completamente diferente do associado do social.

    É preciso mudar o estatuto urgente, e ninguém fala disso. Faz a eleição pelo FT, sócios adimplentes há mais de 2,3 anos. Se as última eleição tivesse sido assim, o presidente do Corinthians hoje era outro e a Renovação e Transparência seria passado.

  • Foto do perfil de Faysall

    Ranking: 2514º

    Faysall 854 comentários

    73º. @faysall em

    Como as coisas são "engraçadas". Em 2008, torci para que Andrés Sanchez fosse eleito presidente do clube. Ele revolucionou o Corinthians. Títulos até então inalcançáveis, estádio, CT, patrocínios volumosos... Depois de 12 anos no poder, ele dá mostras de autoritarismo, o mesmo que vemos estampado na cara do nosso desastroso presidente da República: ódio à imprensa, tentativa de anular decisões do conselho/congresso, desinformação e se coloca como dono do clube/país. Hoje, em 2020, torço para que ele saia da presidência. O autoritarismo não pode ser aceito. Nem no Corinthians, nem no Brasil.

  • Foto do perfil de Mario

    Ranking: 122º

    Mario 7873 comentários

    72º. @marioayres em

    Ou nos organizamos para ter uma diretoria séria que cuide do Corinthians, ou veremos 0,01% do corinthianos decidindo as péssimas gestões que estamos vendo.

    Fui FT desde o princípio, mas desisti quando vi tantos erros, como esse agora do Pedro Henrique vendido por R$ 6 milhões.

    Se não conseguirmos equilibrar esse negócio, e o FT votar, teremos sempre a administração que Andrés quiser e serão períodos ruins na nossa história.