Medidas e punições que não diminuem a violência

Danilo Augusto

Corinthiano e programador dedicado que tem um orgulho imenso de ter criado essa comunidade chamada Meu Timão.

ver detalhes

Medidas e punições que não diminuem a violência

Coluna do Danilo Augusto

Opinião de Danilo Augusto

1.6 mil visualizações 104 comentários Comunicar erro

Medidas e punições que não diminuem a violência

Torcida do Corinthians em 1977, no Morumbi

Desde a década de 90, a festa nas arquibancadas mudou muito. Aos poucos, tudo foi sendo proibido. Tiraram bandeiras de mastro, tiraram faixas, bandeirões, sinalizadores, estádio dividido meio a meio em clássicos. depois tiraram até os 5% da torcida rival (previsto até no estatuto do torcedor) em clássicos no estado de São Paulo

Hoje o Corinthians levou mais uma punição por sinalizadores no estádio durante o clássico contra o Palmeiras. Instantaneamente, pensamos que é um problema os torcedores desrespeitarem a regra. Mas pensem que é um problema ainda maior essa regra existir.

Todas essas medidas e punições acima, baixaram a violência? Não. Mortes continuam acontecendo, normalmente bem longe do estádio, as vezes nem em dia de jogo. Na última semana, um ex-fundador da Mancha Verde foi assassinado a tiros enquanto andava de carro numa quinta-feira sem jogo do Palmeiras.

No clássico entre Fluminense e Flamengo deste domingo houve uma agressão dentro do estádio. Torcedores do Fluminense se agrediram por descordarem entre si se o clube jogou bem ou não. Qual será a próxima medida que irão tomar? Distância mínima de 2 metros entre cada torcedor?

Quanto mais bloqueiam, mais chato o espetáculo fica e a violência não diminui. Talvez seja melhor começar em outros tipos de punição. Mas não parece que tem alguém preocupado com futebol no Ministério Público.

Talvez o próprio clube Corinthians, pensando em como melhorar o espetáculo, poderia providenciar fogos de artifício e bandeiras (já que a torcida não pode levar). Buscar autorização para dar mais liberdade ao público também poderia fazer dos jogos na Arena Corinthians um momento mais emocionante a cada torcedor.

Para finalizar o post aqui, uma foto que gosto, de 1976, no Maracanã. Reparem como era mais bonita a festa.

Torcida do Corinthians no Maracanã

Veja mais em: Torcida do Corinthians.

Coluna do Danilo Augusto

Por Danilo Augusto

Corinthiano e programador dedicado que tem um orgulho imenso de ter criado essa comunidade chamada Meu Timão.

O que você achou do post do Danilo Augusto?