Venha fazer parte da KTO
x
Contando mentiras dizendo só a verdade
Isabela Abrantes

Fez as pazes com o jornalismo, com quem tinha brigado ainda na faculdade. Saiu do mundo das agências de publicidade e das startups de tecnologia para fazer no Meu Timão tudo que acredita na vida.

ver detalhes

Contando mentiras dizendo só a verdade

Coluna da Isabela Abrantes

Opinião de Isabela Abrantes

42 mil visualizações 135 comentários Comunicar erro

Contando mentiras dizendo só a verdade

Washington Olivetto, a Folha de São Paulo, o Adolf e o Corinthians

Foto: -

Você provavelmente conhece um corinthiano ilustre que atende pelo nome de Washington Olivetto. Publicitário premiadíssimo, torcedor fanático e declarado, e uma das mentes por trás da diretoria na época da Democracia Corinthiana.

Foi o próprio que, em 1989, fez uma propaganda marcante para o jornal Folha de São Paulo. Acusada de participar ativamente da ditadura militar, o jornal precisava recuperar sua credibilidade diante do novo cenário político que se estabelecia - ainda instável e cheio de manifestações populares.

Dona da W/Brasil, agência da qual a Folha era cliente na época, a engenhosa mente de Olivetto criou uma das peças mais verdadeiras da publicidade brasileira. Tão verdadeira, que ganhou um “Leão de Ouro” em Cannes - o equivalente a um Oscar do mercado publicitário. Se você não viu, vai assistir e descobrir que em apenas 1 minuto, ele explicou uma coisa que não deveríamos nos esquecer nunca:

O filme se chama “Hitler”. E claro que eu, deliberadamente, só te contei isto no texto depois do vídeo para provocar o efeito que eu desejava em você. Assim, embora toda a informação esteja aqui, eu também editei os fatos à minha maneira para conseguir o que eu queria.

Estas informações conduzidas são um fenômeno interessante pois alteram diretamente nossa percepção dos fatos. O objetivo do vídeo é causar impacto, claro, mas observe que ele se baseia em um recurso poderoso: você já tem um conceito anterior - ou seja, é consenso entre nós - de que o Hitler foi um cara mau. Por isso, ele não precisa te explicar essa parte para que você chegue à grande conclusão do vídeo: o Washigton só apostou no senso comum para te mostrar como uma distorção pode ser construída mesmo quando se utiliza apenas de fatos reais.

O problema maior é que nem sempre você tem a informação prévia que te permite decodificar aquela mensagem. Quando é assim, vai consumir a ‘verdade’ apresentada: o que na pratica significaria achar que o cara do vídeo foi um herói que salvou seu país. E, embora a lição do nosso genial corinthiano nos fale de outro lugar, outro tempo e outro personagem, ela ainda soa atual passados 28 anos. Especialmente porque nos fala sobre o poder da edição e a capacidade de destacar - e omitir - os fatos para construir uma verdade, não a única, não a mais precisa - mas apenas um recorte dela.

Voltemos então ao Corinthians, e aos fatos. E às versões editadas destes fatos. Ou dos mesmos fatos, sob diferentes óticas.

Hoje, por exemplo, um destes fatos é que temos jogado lamentavelmente mal. Este fato, ofusca um outro que também devia estar sendo debatido. O fato omitido, ou pouco explorado, porém, é que temos sido sistematicamente prejudicados pela arbitragem. Por que ninguém (além de nós) fala disso? Será que o campeonato - que provavelmente terminará com o título de um rival favorecido pelos mesmos erros - não está manchado, como foi repetido à exaustão no ano passado?

Coluna do Cosme Rímoli

Mesmo fato, mesmo jornalista, duas “verdades”

Não é só sobre a arbitragem, porém. O jogo de luz e sombra sobre os fatos se expande para todas as instâncias quando o assunto Corinthians. Fala-se dos problemas na Arena, fala-se torcida. Fala-se de Oruro ao citar o caso recente no Rio, mas não se fala de 1976 quando milhares de corinthianos invadiram aquele mesmo Maracanã em dia de festa e paz. Fala-se da crise do Corinthians com a Odebrecht - nem de longe tão hostil quanto a W.Torre e o Palmeiras. Fala-se da violência da torcida do Corinthians, ignora-se o corinthiano morto sob barras de ferro em Itapevi. Fala-se do contrato assinado fora da data por um presidente, mas não se fala (ou questiona) um outro presidente que quer comprar para ele próprio o estádio que pertence ao se clube. Fala-se. Fala-se. E edita-se.

Isso não significa que tudo que se fala é mentira, tampouco significa que tudo que se fala é mal intencionado. Significa que, como ironicamente a própria Folha nos traz, as verdades absolutas não existem. Precisamos questioná-las e encará-las, buscar novas maneiras de editar ou enxergar os fatos que elas nos trazem.

Não significa que alguém precisa bater no Caco Barcellos - ou em qualquer outro repórter - porque ele trabalha para uma empresa que editou um fato de um jeito questionável. Significa apenas que você, a cada dia, precisa se lembrar daquele corinthiano esperto que ensinou: “é preciso tomar muito cuidado com a informação que você recebe”.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Isabela Abrantes

Por Isabela Abrantes

Fez as pazes com o jornalismo, com quem tinha brigado ainda na faculdade. Saiu do mundo das agências de publicidade e das startups de tecnologia para fazer no Meu Timão tudo que acredita na vida.

O que você achou do post da Isabela Abrantes?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Marcos

    Marcos 64 comentários

    @markinho7 em

    Parabéns pelo texto, é bem isso mesmo... Sobre a imprensa, é incrível a falta de respeito para com o Corinthians, vide os programas de esporte da ESPN, a rádio Jovem Pan, o jornal Folha de São Paulo, etc... Sem falar nesses blogueiros, esse Cosme Rímole dá asco ler os textos dele, também tem aqueles o UOL, Perrone, 90% dos posts dele é detonando da Arena Corinthians (não que não tenha que trazer a luz as falcatruas feitas pela construtora e os dirigentes), só que é demais... Agora, é incrível como a diretoria do Corinthians está fragilizada, o Clube vem sendo prejudicado em todos os jogos, e ninguém fala nada... A imprensa nem toca no assunto, quando se erra em nosso favor, ficam a semana inteira falando sobre o assunto. Diretoria fraca, omissa... Porém, vamos falar a verdade né, esse time do Corinthians é ruim que dói... Aff Tá osso torcer para o Timão viu, que saudade do time do Tite... Oswaldo de Oliveira... Sem comentários...

  • Foto do perfil de Ramon

    Ranking: 27º

    Ramon 22946 comentários

    @ramon.felipe1 em

    Se eu sou da diretoria do Corinthians, começo a processar um a um por tanta mentira deslavada.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Salvador

    Ranking: 1907º

    Salvador 1097 comentários

    112º. @meutimao.com em

    Parabéns à corinthiana e também pela verdade jornalistica, espero que você não se embeba das mentiras oras por um oras por outro contada Brasil a fora, entendo sua indignação e às vezes fico tão irritado e por isso talvez até trato mal alguém que tenta falar bem destas porcarias que lemos e vemos e que pela qual estamos expostos em nosso dia a dia, em síntese, jornalistas falando de economia sem nunca ter cursado uma, falando mentiras no futebol sem nunca buscar verdades e se escondendo no jargão "não posso revelar minha fonte" e se receber criticas contundentes, respondem "vão tolher minha liberdade de imprensa" e com isto, apenas na falácia, acabam e fazem: times, seres humanos, economias, governos e etc, por estes motivos sempre digo que a "síndrome de vira latas" jamais acabará e por consequenncias este povo e jornalistas jamais serão de primeira grandeza, saudações corinthianas, um bom dia e que Deus à abençoe com muito sucesso em sua nova caminhada, Beijos.

  • Foto do perfil de Gallo

    Gallo 1 comentário

    111º. @gallo.onaibaf em

    Isabela, parabéns pela inteligência, importância e coragem do texto, com certeza um dos melhores que já li na minha vida, relacionado ao Corinthians e à setores 'donos da verdade' da mídia brasileira.
    Por favor, escreva mais sobre isso, pois grande parte da nossa torcida está cegueta sobre vários assuntos...

  • Foto do perfil de Maria Angélica

    Ranking: 187ª

    Maria 263 comentários

    110º. @maria.angelica.nasci em

    Perfeito. E muito pertinente ao momento que estamos passando, no pa´s e no Corinthians. Texto auto explicativo. Parabéns.

  • Foto do perfil de George

    Ranking: 55º

    George 14799 comentários

    109º. @georgearcienega em

    Essa diretoria deixou o nome Corinthians como aquele mendingo bebado caído na sarjeta e passa um vira -lata e mija nele na bôa...

  • Foto do perfil de Guilherme

    Guilherme 1 comentário

    108º. @guilherme.braga6 em

    Isabela, gostei muito do seu texto e da sua escrita, mas discordo da sua conclusão.
    Na minha opinião, os problemas do Palmeiras e as injustiças que a arbitragem e os órgãos que cuidam da justiça desportiva têm cometido contra o Corinthians não fazem com que os problemas como o atraso de salários, a falta de organização dentro de campo e as falcatruas envolvidas na construção da Arena deixem de existir. Entendo a indignação com a cobertura tendenciosa que é feita pelos veículos de comunicação. Como corintiano também me sinto injustiçado quando isso acontece. Mas o fato é que essas "verdades parciais" nos fazem muito mal.O que temos que fazer é cobrar que o Corinthians trabalhe para encontrar a solução para os problemas que ainda são remediáveis dentro de campo e administrativamente e que busque a punição dos responsáveis pelos erros do passado que nos prejudicam até hoje. Não podemos justificar ou encobertar nossos erros pelos erros de rivais.

    Vai Corinthians e boa sorte com a Coluna!