Venha fazer parte da KTO
x
'Raça'? O que falta ao Corinthians são outras coisas!
Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

ver detalhes

'Raça'? O que falta ao Corinthians são outras coisas!

Coluna do Jorge Freitas

Opinião de Jorge Freitas

6.5 mil visualizações 67 comentários Comunicar erro

Raça? O que falta ao Corinthians são outras coisas!

Corinthians x Del Valle

Foto: © Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

O café-da-manhã no CT do Corinthians foi cercado de críticas a Carille e de pedidos de raça. É ótimo fazer protestos, desde que pacíficos, em frente ao clube, mas, particularmente, sonho com o dia em que os protestos sejam mais conscientes e diferenciados. É de praxe, quando um time está mal e não vence, levantarem a bandeira de que falta "raça". Não sei exatamente de onde que surgiu o conceito de que raça ganha campeonato, mas é mais do que lógico que não há sentindo nenhum nesta ideia.

O Palmeiras contratou Felipe Melo para ganhar a Libertadores e vimos até aqui no que deu. O Grêmio, ao contrário, subiu Arthur e venceu uma Copa do Brasil e uma Libertadores nos últimos quatro anos. O Flamengo, atual melhor futebol do país, joga com raça, mas tem como ponto central de sua equiipe a técnica e o treinamento.

Pedir raça é acreditar que tudo se resolverá com força de vontade, mas o que se comprova cada vez mais é que não se ganha nada sem treinamento e tática. Não será a raça que fará o Corinthians criar chances de gol durante todo um campeonato, assim como não será a raça que fará o time balançar três vezes a rede dos equatorianos na próxima semana. Aliás, basta ver a aplicação defensiva do nosso time para notar que há raça sim, até demais, mas para defender.

Sim, queremos raça no Corinthians, queremos entrega, queremos que honrem o manto, queremos amor à camisa, mas não há raça que resolva campeonato num time que não cria, não acerta toques, não faz triangulações, não tenha jogadas de profundidade nem infiltrações, não chegue à área com perigo nem consiga envolver os adversários até mesmo dentro de casa.

É preciso enxergar um pouco mais sobre o futebol atual. Isso de raça já deu! O futebol de hoje é muito mais. É treinamento, tática, toque de bola, preparação física, jogada ensaiada, posicionamento. Enquanto pedirmos raça, estaremos de olhos fechados às falhas estruturais de uma equipe que não tem jogado nada!

Com raça, pode-se até ganhar um jogo, mas é com treinamento, técnica e tática que se vencem campeonatos.

Veja mais em: Elenco do Corinthians e Fábio Carille.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Jorge Freitas

Por Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

O que você achou do post do Jorge Freitas?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Ronny

    Ranking: 343º

    Ronny 4090 comentários

    @ronaldom em

    O texto mais lúcido sobre a atual situação do Corinthians aliás quem pôde afirmar que o time não jogou com raça contra o Del Vale o que faltou foi futebol esse discurso de pedir raça é falta de argumento para cobrança ou simplesmente marcar território.

  • Foto do perfil de Carlos

    Ranking: 1397º

    Carlos 1437 comentários

    @carlos.dias5 em

    O protesto da torcida hoje fala em retranqueiro, jogar pra frente, ou seja mudança de postura tática, mas mais do que isso não foi mencionado a panela do sr Carille. Manter Clayson jogando mal e intocável durante o ano inteiro é abusar da paciencia de qualquer um. Idem para Urso que tem jogado mal muito tempo, só neste último jogo ele foi substituido e ainda assim porque o time estava perdendo.

    Enfim, mudança de postura tática: variações de jogo e esquemas, treinar saída de bola sem chutão, mudança de esquema tático, esses sim são as maiores deficiências além da panela do Carille, e lógico um mix de raça nesses componentes também é fundamental.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Felipe

    Ranking: 6º

    Felipe 68601 comentários

    67º. @lipao88 em

    Só quer correr atrás depois que toma gol... Não pode ser assim

  • Foto do perfil de Felipe

    Ranking: 6º

    Felipe 68601 comentários

    66º. @lipao88 em

    Mudança de postura!

  • Foto do perfil de Paulo

    Ranking: 17º

    Paulo 30779 comentários

    65º. @pc.olimpia em

    Meus respeitos aos companheiros, no entanto, entendo que falta raça e vibração ao Corinthians, visto que assisto jogos do campeonato Aegentino e vejo briga pela bola o jogo todo, inclusive lá o técnico joga com o time e não simplesmente assiste à partida com a mão no bolso.

  • Foto do perfil de Jonathan

    Ranking: 2527º

    Jonathan 850 comentários

    64º. @jonsccp82 em

    Até que enfim um texto que ajuda a dar fim nesta subjetividade de raça, fator que embasa apenas torcedores e jornalistas românticos e iludidos.

  • Foto do perfil de Lawrence

    Lawrence 50 comentários

    63º. @lawrence.lopes em

    Engraçado se faz protesto, pede-se raça, pede-se competência, vontade, pede-se tudo ao Carille e os jogadores!
    Agora ninguém vai incomodar o presidente os dirigentes por contratações inadequadas, por pagarem salários pra jogadores emprestados, pela transparência que eles tantos defenderam na campanha das eleições compradas!
    Cobrar dos jogadores é fácil!
    Clayson é ridículo jogando
    Júnior urso subiu pra cabeça!
    Faz assim a gaviões voltem ser o que vocês eram antes vai nas baladas cobrarem os caras!
    Já vi muitos fazerem isso! E deu certo quem é homem fica quem não é pede pra sair!
    Tem muitos ali que não tem capacidade de jogar no Corinthians!
    Mas vamos cobrar quem manda também!
    Quem contrata também!
    Vocês não cansam de toda hora é marmita, é equipe de limpeza, e caixa é o tio do dog, é o flanelinha todo mundo cobrando o Corinthians!
    Desculpem à todos saudades da arena Pacaembu lá era a nossa casa!