Fora VP: Corinthians está sendo vítima da própria ilusão

Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

ver detalhes

Fora VP: Corinthians está sendo vítima da própria ilusão

Coluna do Jorge Freitas

Opinião de Jorge Freitas

13 mil visualizações 148 comentários Comunicar erro

Fora VP: Corinthians está sendo vítima da própria ilusão

Sem tempo de trabalho, português faz ótima campanha pelo clube até aqui

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Terceiro colocado do Campeonato Brasileiro, classificado para as oitavas de final da Libertadores e para a próxima fase da Copa do Brasil, o Corinthians vai lidando bem com as competições mais importantes da temporada até aqui.

Se Guardiola determina como fundamentais as oito primeiras rodadas da Liga Nacional para definir aqueles que certamente não brigarão pelo título ("o campeonato se perde nas oito primeiras rodadas"), o Timão está firme para lutar pelo octacampeonato-sem-fax na temporada de 2022.

Se, em março, um viajante do tempo chegasse a qualquer corinthiano e oferecesse, na oitava rodada da competição, a liderança compartilhada com dois dos três melhores times do Brasil, além de uma campanha com apenas uma derrota, ele certamente aceitaria sem perguntar termos e contrapartidas. Se falasse que o time jogou duas partidas contra o Boca Juniors e saiu com uma vitória e um empate, também não reclamaria.

A realidade é que precisamos analisar mais friamente o "trabalho" de Vitor Pereira até aqui antes de reclamarmos e pedirmos a sua saída. Coloco "trabalho" entre aspas, pois o treinador praticamente não teve tempo de trabalhar a equipe, já que chegou com o calendário apertado e teve que disputar todos os jogos como um prato de comida, dando resposta à torcida ao mesmo tempo em que não podia perder uma classificação importante na Copa do Brasil e na Libertadores.

É inegável a queda de qualidade da equipe. Neste domingo, contra o América, fez possivelmente seu pior jogo desde que a maratona se iniciou. Mas tirando o Palmeiras, que teve vida fácil na Libertadores, qual outra equipe foi 100% regular nesse calendário caótico do Brasil? Ou ainda, qual treinador sem tempo de trabalho tem conseguido avançar com o time em competições importantes, além de liderar, mesmo que de maneira compartilhada, a liga nacional?

A realidade é que o Corinthians, nesse momento, é vítima da própria ilusão. Com a liderança isolada da competição, que durou por algumas rodadas, os bons resultados seguidos na Libertadores contra Boca Juniors e Deportivo Cali fizeram o corinthiano sonhar e se iludir. Basta colocarmos o pé no chão para entendermos que nosso elenco é limitado e, principalmente, que nosso treinador está no começo do trabalho e é extremamente raro ser campeão em qualquer time, em qualquer país, logo que chega.

Já que Vítor Pereira falou do Liverpool, vamos a ele. Jurgen Klopp, um dos melhores treinadores do mundo, demorou QUATRO TEMPORADAS para ser campeão nos Reds. VÍTOR PEREIRA TEM APENAS TRÊS MESES. Chegou já com a pré-temporada esgotada e sem conhecer 99% do elenco. Precisou conhecer jogadores, montar um time, dosar o desgaste e entregar resultado. EM TRÊS MESES! Enfrentou dois clássicos logo de cara, disputou mata-mata estadual e iniciou as três competições mais importantes da temporada. EM TRÊS MESES!

Ter um treinador com gabarito depois de anos rodando nas mãos de incompetentes, mas não dar a ele paciência para desenvolver seu trabalho é como acertar na loteria, mas gastar tudo comprando novos bilhetes.

Vi todos os últimos jogos do Corinthians e é notável a queda de qualidade do time. Mas são viagens, contusões, falta de tempo de trabalho. E mesmo assim estamos em terceiro com o mesmo número de pontos que o líder do Campeonato Brasileiro, além de classificados em ambas a copas que disputamos.

É claro que fatores como os três empates consecutivos em casa e o tabu em clássicos incomodam, mas o problema é mesmo do treinador? Até antes da chegada dele estávamos certamente dominando o cenário nacional e chegando às finais de Copa do Brasil e Libertadores? Alguém se esqueceu que, em 2021, também não ganhamos do São Paulo e que contra o Palmeiras foi apenas uma vitória em quatro jogos?

Talvez o grande ponto negativo e difícil de explicar seja o empate em casa contra os reservas do Always Ready, mas qual trabalho, principalmente em estágio inicial, não comete deslizes?

Se o Corinthians não tem apresentado bom desempenho em campo, o culpado não é Vitor Pereira, mas sim a diretoria que demorou para demitir Sylvinho, desperdiçando toda a pré-temporada, contratou jogadores por serem ídolos sem necessariamente avaliar se ainda renderiam bem dentro de campo e entregou ao português um elenco descompensado e com idade avançada num momento apertado, cujo calendário é jogo-viagem-jogo-viagem-jogo.

O Timão de Vitor Pereira, mesmo com todos os limites que existem em seu elenco e todos os obstáculos colocados pelo calendário e pela diretoria, faz o que pode. É preciso ter paciência para não sermos vítima da nossa própria ilusão

Veja mais em: Vítor Pereira e Elenco do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Coluna do Jorge Freitas

Por Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

O que você achou do post do Jorge Freitas?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Gabriel

    Ranking: 5389º

    Gabriel 321 comentários

    @awkward em

    Parabéns garoto! Finalmente escreveu uma coluna sensata e correta. Pena que a maioria dos torcedores imediatistas não vão entender e concordar...

  • Foto do perfil de André

    Ranking: 1662º

    André 1048 comentários

    @deh03 em
    Galera tem que entender que da pra criticar sem pedir a demissão do cara. Não gosto de várias coisas que ele tá fazendo, mas também não acho que trocar seja a solução.
  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Laercio

    Ranking: 2030º

    Laercio 877 comentários

    148º. @laercio.tavares em

    Correto até certo Ponto!

  • Foto do perfil de Laercio

    Ranking: 2030º

    Laercio 877 comentários

    147º. @laercio.tavares em

    O VP escancarou a realidade de uma Diretoria viciada e fraca na direção do SC Corinthians Paulista, só querem vender os jovens Jogadores e não conseguem pagar a Divida da Construcao do estádio!

  • Foto do perfil de ALUISIO

    Ranking: 1094º

    Aluisio 1495 comentários

    146º. @aluisio em

    Quem são os imbecis que estão falando em demitir o VP? Com certeza não devem ser torcedores do Timão, entendo que possa haver até alguns iludidos com a campanha do Timão até aqui, eu pelo menos não tenho ilusão de nada, a verdade é que o time do Boca também não está com esta bola toda, os dois Times hoje, não passam de elencos medianos. Eu estive no primeiro turno em La Bombonera e as únicas sensações que tive foi a de estar num estádio com uma escadaria feita para pagar todos os nossos pecados sem fazer nenhuma promessa, e a de sentir um frio desgraçado com os 8º graus e um vento cortante daquela noite, o Boca apesar de dominar não fez nada para receber um resultado melhor que aquele empate, antes do jogo tá osso mas o Cãorinthiano deve passar.

  • Foto do perfil de Maurício Fernando Dos

    Ranking: 6156º

    Maurício 271 comentários

    145º. @mauricio.fernando.do em

    Bela Análise do trabalho do Vitor Pereira.

    Acontece que continuamos reféns de nós mesmos. Ou seja, atualmente temos um dirigente 'trabalhando' e tentando acertar anos e anos e desmandos e erros.

    Sinceramente: pensei que após 2012 o Corinthians seria um Time Mais Profissional, Mais Dominante, pois tinha inscrito seu nome no cenário mundial e de forma incontestável: pois encerramos o ano derrotando o Campeão da Champions League de 2012. Mas, me enganei.

    O Corinthians Continua Sendo G I G A N T E. Mesmo, sem dinheiro.

    O Vitor Pereira não tem culpa. A Diretoria sim.

  • Foto do perfil de João

    Ranking: 6920º

    João 232 comentários

    144º. @maximus em

    Fora abel ferreira.tem gente do chiqueirão

    querendo se meter na comissão técnica do corninthians.

  • Foto do perfil de Adrian Roger

    Adrian 76 comentários

    143º. @adrian.roger em

    Uma coisa que aprendi com meu pai foi: ao invés de reclamar e reclamar, buscar e mostrar uma solução. Vejo alguns torcedores pedindo a saída do Vitor Pereira, mas será que eles veêm as possíveis opções de treinadores? Se parassem para analisar, talvez ficariam mudos.

    Parabéns Jorge Freitas, excelente coluna!

  • Foto do perfil de Ariovaldo

    Ranking: 6490º

    Ariovaldo 254 comentários

    142º. @ariovaldo.alencar em

    Não não se pode exigir que esse técnico faça milagres, os melhores jogadores do time, já estão velhos para a prática do futebol, não aguentam fisicamente essa maratona de jogos 3 vezes por semana, e aí o que o técnico vai fazer? O que ele tá fazendo, rodar o elenco gente, são 3 competições simultâneas e o elenco do Corinthians é muito limitado em termo de qualidade e também de quantidade, grande parte dos melhores jogadores estão no departamento médico, João Victor, Jô, Paulinho, Fagner e William então é muito complicado trabalhar com esse time, ele na minha opinião é bum excelente profissional, tá conseguindo até agora, tirar leite de pedra se mantendo na liderança do brasileiro e se classificando, na Copa do Brasil e Libertadores então pessoal, vamos dar crédito ao VPbque ele certamente vai nos dar uma resposta satisfatória, com certeza.

x