60K 220 Reportar erro
Caiu a máscara
Dentro das quatro linhas, Corinthians não vem de bons resultados contra Flamengo; fora de campo, o papo é outro
Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
Essa vergonha o Corinthians não passa
Opinião de Lucas Faraldo
É sim vergonhosa a atual situação do Corinthians em termos de dívidas, que já se arrastam desde muito antes da crise econômica mundial causada pela pandemia. E muito preocupante quando projetamos os próximos meses do clube - o colapso financeiro está detalhado aqui.
Mas uma vergonha específica o Corinthians está longe de passar. Escrevo sobre um papelão nacional protagonizado por outro clube. Aliás, papelão internacional, já que falamos do atual campeão da América do Sul. Caiu de vez a máscara do Flamengo (até literalmente).
Primeiro cabe lembrar que o Campeonato Alemão é até aqui a única grande liga de futebol do mundo a retornar, muito em função de o governo alemão estar agindo exemplarmente no combate à covid-19 desde o início da pandemia.
Em terras brasileiras, o cenário é outro: circulavam notícias de bastidores sobre a pressão que o Flamengo, assim como o Vasco, tem feito junto aos cartolas e políticos principalmente cariocas pela volta do futebol, ignorando os dados trágicos do Rio de Janeiro e do Brasil no que diz respeito a casos confirmados, internações e mortes pelo novo coronavírus.
Mas nesta terça-feira, dia em que o Brasil registrou recorde absoluto em número de mortes (1.179 nas últimas 24 horas), a pressão rubro-negra atingiu níveis inéditos e agora explícitos.
Os responsáveis pela atual gestão flamenguista posaram para fotografia, em Brasília, num encontro vergonhoso com o presidente da República. Nas imagens abaixo, aliás, não há uma pessoa (nem os garçons) com máscara. Nem um frasco de álcool gel à vista que seja. O distanciamento social que vem sendo recomendado pela OMS e por governos de quase todos os países do mundo? Ridiculamente ignorado por todos. E o tal encontro era uma atividade essencial, por exemplo, para o senador Flávio Bolsonaro, que aparece nas fotos?
No Campeonato Brasileiro de Cloroquina, Flamengo e Vasco são campeões. 🥇
— Doentes por Futebol (de 🏠) (@DoentesPFutebol) May 19, 2020
O presidentes reuniram hoje com Bolsonaro e filho Flávio para discutirem a volta as atividades. Sugerem até levar familiares de jogadores para Brasília e por lá ficarem.
Todos sem cuidados e proteções. pic.twitter.com/MPKncehXkK
Esse encontro de lunáticos não era essencial pra ninguém. Essencial hoje é o país, unindo políticos, clubes, cartolas, torcedores e todos os demais segmentos da sociedade, lutar contra o aumento cada vez mais assustador das curvas de casos de covid-19 e mortes causadas pela doença. O Brasil se tornou essa semana o terceiro país com mais casos no mundo – mesmo sendo um dos que menos faz testes. No Rio de Janeiro, as UTIs em hospitais públicos já estão lotadas desde o fim do mês passado!
As fotos do episódio desta terça-feira são só mais algumas para o mural rubro-negro da vergonha quando o assunto é ser humano. Não bastasse o descaso relatado há mais de um ano pelas famílias das crianças mortas no incêndio do Ninho do Urubu, o noticiário flamenguista foi tomado por informações sobre demissão em massa no último 1º de maio, Dia do Trabalhador. O clube mais rico do país foi um dos que mais demitiu entre as agremiações de elite na pandemia.
O Corinthians, entre erros e acertos durante essa paralisação, tem priorizado não demitir. E, mesmo na maior crise financeira de sua história, não pressiona pela volta do futebol. Mesmo sabendo que isso significa menos dinheiro no caixa. E é verdade que, culminada às dívidas pré-pandemia, essa crise pode sim ainda custar empregos no Parque São Jorge.
Mas por enquanto o Corinthians vem ao menos mostrando o mínimo de empatia pelos seres humanos num momento sem precedente que nossa sociedade vive. E o mínimo de noção.
Sobre falta de noção, deixo abaixo um tweet que me chamou atenção na rede social do passarinho azul. Sintetiza bem o quão ridículo está sendo o Flamengo. Que Corinthians e demais clubes passem longe dessa vergonha...
Cancelaram a OLIMPÍADA, mas o Flamengo quer jogar o CARIOCA!
— Lucas Dantas ᶜʳᶠ (@letradolucas) May 19, 2020
Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.





