Corinthians prima pela utilização dos garotos, mas esqueceu do mais importante

Luis Fabiani

Estudante de Jornalismo no Mackenzie. Desde janeiro de 2020, estagiário do Meu Timão. Estou também diariamente na Rádio Mackenzie.

ver detalhes

Corinthians prima pela utilização dos garotos, mas esqueceu do mais importante

Coluna do Luis Fabiani

Opinião de Luis Fabiani

14 mil visualizações 54 comentários Comunicar erro

Corinthians prima pela utilização dos garotos, mas esqueceu do mais importante

Márcio Bittencourt e Guilherme Biro, na preparação do Corinthians sub-20

Foto: Instagram/ @corinthiansnabase

É sabido que o Corinthians utilizará mais a base em 2021. Pelo menos é o que prometem Vagner Mancini e Duilio Monteiro Alves. O início do Campeonato Paulista dá indícios que não se trata de uma promessa vazia, já que são vários os garotos que começam a ganhar oportunidades na equipe principal. Foram os casos de Rodrigo Varanda, Matheus Donelli, Antony, Adson e Cauê

A postura é de se elogiar, já que o clube não possui margem financeira para investir em grandes reforços. E ao contrário do modus operandi dos últimos anos, não desembolsou em jogadores medianos. Nota dez até aí. Antes tarde do que nunca, a diretoria coloca os pés no chão e dá indícios de que buscará uma recuperação financeira da instituição.

Mas uma boa utilização das categorias de base vai muito além de simplesmente colocar os jogadores em campo. Na verdade, se trata de um processo longo, cheio de variáveis extracampo que podem alavancar (ou não) o potencial de um jogador. O básico do básico seria investir em grandes treinadores de base, visando identificar os pontos fortes e fracos dos jogadores desde cedo. Nas categorias inferiores, isto é seguido. No Sub-20, porém, o Corinthians está há um mês sem um treinador efetivado.

Em 1º de fevereiro, dias após a demissão do então treinador Dyego Coelho, o Corinthians deu início à pré-temporada da categoria sub-20. A opção foi em realocar Márcio Bittencourt e Zé Augusto, que antes trabalhavam na categoria sub-23. Ambos com status de interino, já que o clube, conforme anunciou, iria ao mercado atrás de um novo treinador para a categoria. E hoje, há uma semana da estreia do Corinthians Sub-20 na temporada, não há uma confirmação oficial do Corinthians sobre quem assumirá a categoria no restante do ano.

Se vão contratar alguém, ou efetivar o Márcio Bittencourt, pouco importa. Mas em mais de um mês, o Corinthians não decidiu quem comandará seu time sub-20 neste ano. A principal categoria inferior do clube passou a pré-temporada inteira com um treinador de futuro incerto. E essa incerteza chega aos bons valores que por lá jogam. O futuro de jogadores como Reginaldo, Belezi, Lucas Pires, Keven Vinícius e Ryan Gustavo não pode ser refém de uma incerteza tão bizarra.

Não dá pra comprar o discurso de grande utilização da base se ainda ocorre tanta coisa estranha nesse meio. E cabe ao torcedor exigir que o clube se posicione nos próximos dias sobre a situação

Idealmente, projetaríamos um clube com linha de sucessão, categorias de base trabalhando o mesmo estilo de jogo e uma grande integração entre as equipes. Hoje, porém, o Corinthians não cumpre com a etapa mais básica do processo

Veja mais em: Base do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Coluna do Luis Fabiani

Por Luis Fabiani

Estudante de Jornalismo no Mackenzie e entusiasta das categorias de base do Corinthians. Desde 2020, estagiário do Meu Timão.

O que você achou do post do Luis Fabiani?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de William

    Ranking: 957º

    William 1480 comentários

    @william.maciel4 em

    Independente da situação a base tem que ser nossa prioridade, mas só com base não sustenta permanência em série A.

    Concordo que precisamos ser melhores em gerenciar a base, começando em acabar com jogador que não seja no mínimo 90% nosso e para isso temos que fechar portas para empresários com panela, se o mlk tiver bola fica e se não vaza.

  • Foto do perfil de Carlos

    Ranking: 139º

    Carlos 5574 comentários

    @carlos.alberto.da.si em

    Boa matéria e excelente ponto de vista...parabéns!

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Og

    Ranking: 5948º

    Og 251 comentários

    54º. @og.oliveira em

    A própria comissão técnica enibe os garotos e quando entrm nunca se sentem a vontade, coisa que não acontece nos outro times como Santos, Flamengo, São Paulo, Palmeiras etc... Deixem os garotos jogarem contra os times intermediarios e lancem nos clássicos, mais habituais.

  • Publicidade

  • Foto do perfil de Rivadalvis

    Rivadalvis 48 comentários

    53º. @rhiva em

    Sei lá parece que o Corinthians perdeu a pegada da gestão do esporte!

    Mano deu uma bela estruturada que avançou com Tite mas que começou a ser desmontada quando Carille estava como treinador e não foi o Carille quem fez isso.

    Vejam o Claudinho, pode não ser grande coisa mas é melhor do que qualquer um do time na posição.

    Continuo a perguntar é preconceito contra o Oya? Para mim elke é muito melhor que o Vital e ninguém nem fala dele! Põe o cara pra jogar.

  • Foto do perfil de Gabriel

    Ranking: 416º

    Gabriel 2772 comentários

    52º. @gabriel.guedes7 em

    Só esqueceram da qualidade dos garotos. Muitos que subiram são FRACOS! ANTONY é piada para quem acompanha a base, não tem condições de ser titular na Inter de Limeira por exemplo, que joga a serie D, mas aqui sobe e joga. Vitinho é fraco, não da pra jogar aqui ainda, é muito pouco dinamico, não cria nada. John Lessa, Igor Moraes...me recuso a comentar também.

  • Foto do perfil de Carlos

    Carlos 9 comentários

    51º. @carlos.okamoto2 em

    E fiquemos de olho nesta base. Tem muito empresário dilapidando o clube

  • Foto do perfil de Marcos

    Ranking: 315º

    Marcos 3367 comentários

    50º. @garanha em

    Falta de assunto. Querem saber? A base possui um bom sistema de gestão, comandado pelo Yamada, com controle de desempenho individualizado e o sub-20 tem ido bem nos campeonatos.

  • Foto do perfil de Alexandre

    Ranking: 393º

    Alexandre 2892 comentários

    49º. @xandon em

    Estamos com uma diretoria ruim para péssimo há mais de três anos, Fazendo cagadas atrás de cagadas, falcatruas atrás de falcatruas.

    E o Marcio bittencourt que não serve para ser o técnico efetivo do sub 20?

    Quem serve para presidente é o Andrés Sanchez não é mesmo?

    Ou melhor, a turma da chapa renovação & transparência

    MOR Andrés Sanchez

    Irmãos Garcia
    Bingoílio
    Roberto de Andrade
    André negão
    Mané da carne
    Jaça

    Esses caras são bons, Marcio Bittencourt não serve para técnico do sub 20!

    Só rindo!

  • Foto do perfil de Alexandre

    Ranking: 393º

    Alexandre 2892 comentários

    48º. @xandon em

    Porque Marcio Bittencourt não pode ser este técnico efetivado? O coelho sendo aprendiz de técnico ficou dois anos, não ganhou nada, mas conseguiu subir os moleques para o profissional, a verdade tem que ser dita.

    Agora Marcio com sua experiência conhecedor do futebol, não tem condições de fazer um trabalho melhor do que o do coelho?

    Sinceramente não consigo entender a visão dessas pessoas que comanda o futebol. Muitas vezes me leva a enxergar que são todos fora da casinha, todos perdidos sem saber qual rumo a tomar.

    Os caras já estava tão acostumados a fazer cagadas, falcatruas, e agora que precisa fazer a coisa certa, não sabe como fazer, não sabe por onde começar.

    Pô economizar na contratação de um técnico para o sub 20 também faz parte da situação financeira do clube. Já que temos um técnico experiênte conhecedor do futebol.E o melhor tudo, já está no orçamento do clube.

    Difícil esses caras, não pensa não raciocina se já tem um técnico ai, tem que ao menos tentar se daqui 1 ano vê que não deu certo, não atendeu as expectstivas, ai vai atrás de outro.

    Contra a partida, se de certo também, economizou salários, ferias e decimo terceiro, vai pagar para um só Marcio Bittencourt.

    Se contratar este técnico, o Marcio volta para seu cargo na diretoria, e vai ter este custo com este novo técnico.

    Outra coisa, esses caras não consegue enxergar as coisas lá na frente, Marcio Bittencourt e Danilo precisa estar conectado com o Mancini e o time principal.

    Eu tenho certeza que Mancini vai fazer um bom trabalho no Corinthians, e com isso ele vai receber propostas e ai? Quando isso acontecer quem será seu sucessor? Esses cara que está a frente do futebol pensa nisso quem será o sucessor do Mancini?

    Do mesmo jeito que não tem jogador no mercado, técnico também não tem disponivel, ainda mais o Corinthians nesta situação financeira, a onde todos se recusa o convite de técnicos do Corinthians. Quando a situação financeira é boa todos quer ser técnico do Corinthians!

    Agora quando não é boa todos correm

  • Foto do perfil de Pedro

    Pedro 15 comentários

    47º. @pedro.inacio.tadeu.1 em

    Uma das melhores maneiras de avaliar a base é jogar com o time principal ao menos uma vez por mês.Incentiva muito.

x