O grande erro dentre acertos de Duílio no Corinthians

Luis Fabiani

Estudante de Jornalismo no Mackenzie. Desde janeiro de 2020, estagiário do Meu Timão. Estou também diariamente na Rádio Mackenzie.

ver detalhes

O grande erro dentre acertos de Duílio no Corinthians

Coluna do Luis Fabiani

Opinião de Luis Fabiani

15 mil visualizações 87 comentários Comunicar erro

O grande erro dentre acertos de Duílio no Corinthians

Duilio Monteiro Alves, na opinião do colunista, não faz um bom trabalho à frente da base do Corinthians

Foto: Victor Gomes / Meu Timão

"Temos grandes jogadores no Sub-17, o Gustavo fez um excelente trabalho, vai ter oportunidade mais para frente no Sub-20 se ficar no Corinthians, mas é uma opção minha, do presidente, em ter o Danilo no Sub-20. Não tem bagunça nem desmando"

Foram estas as palavras de Duílio Monteiro Alves, em entrevista ao GE, quando perguntado sobre confusões recentes na base do Corinthians. Em um instinto natural de defender seu mandato, elogiável em muitos pontos, o presidente descarta que haja "bagunça ou desmando" nas categorias formativas do clube.

Como torcedor e jornalista, me permito discordar respeitosamente de Duílio, ainda que entenda seu impulso de acobertar problemas evidentes na base corinthiana. As situações de "desmando", descartadas pelo próprio, são as que me parecem mais frequentes ao relembrar tudo que se passou na base do Corinthians desde janeiro de 2021, quando iniciou seu mandato.

De início, pelo motivo mais recente, envolvendo o técnico Gustavo Almeida. O clube lhe apresentou uma proposta para assumir o Sub-20, aceita de prontidão pelo treinador. No dia seguinte, acompanhado do gerente André Figueiredo, até comunicou aos atletas do Sub-17 que seria promovido. O clube, sem profissionalismo algum, retira a proposta horas depois, e o próximo comunicado de Gustavo Almeida aos atletas seria para informar que deixaria o Corinthians, fruto de uma frustração justificável do treinador.

A opção por Danilo no comando do Sub-20, sobrepondo-se a Almeida, confirmada como uma decisão pessoal de Duílio, não se sustenta em nenhum motivo técnico plausível. O clube utiliza sua categoria de base mais importante para fazer laboratório a um treinador cujo potencial ainda é desconhecido.

É bom ressaltar que, nos últimos 12 meses, foram seis técnicos no comando do Sub-20 do Corinthians: Dyego Coelho, Márcio Bittencourt ("interino" que durou quatro meses), Tarcísio Pugliese, Gustavo Almeida (interino por uma partida), Diogo Siston e agora Danilo. Esta é apenas uma das situações de desmando que se passou na base do clube desde o início do mandato Monteiro Alves.

Outro episódio, onde a hierarquia também não foi respeitada, se passa justamente com um destes nomes que estiveram à frente do Sub-20. Em julho, o então gerente geral das categorias de base, Carlos Brazil optou por demitir o técnico Tarcísio Pugliese, mas teve sua decisão revogada por um conselheiro influente na base do Corinthians, que mesmo sem cargo, se sobrepôs a uma decisão tomada por um dirigente do clube.

Este mesmo conselheiro, aliás, acumula episódios contestáveis na base do Corinthians. Jacinto Antônio Ribeiro, o "Jaça", mesmo sem cargo, foi o representante do clube nas reuniões pela renovação contratual do meia Matheus Araújo, da categoria Sub-20. Por qual motivo?.

Tudo isso sem contar as constantes trocas no cargo de gerente geral da base. O ano começa com a gerência sob os cuidados de Fernando Yamada, com uma breve passagem de bastão a Carlos Brazil, e se encerra nas mãos de André Figueiredo, que segue no clube até o presente momento. Uma metodologia, que em tese deveria ser pensada a longo prazo, esteve sob o cuidado de três pessoas diferentes, com pensamentos e métodos divergentes entre si. Desmando.

Todas as confusões internas ainda esbarram nos meses de atraso no pagamento de auxílios aos jogadores sob contrato de formação. E sem dúvida alguma, refletem nas eliminações precoces no Brasileiro Sub-17, Brasileiro Sub-20, Brasileiro de Aspirantes, Paulista Sub-20, Paulista Sub-15 e Copinha.

Duílio, dentre vários acertos no futebol profissional, acumula erros em sua gestão das categorias de base. E o desmando, citado pelo presidente como algo inexistente, é o que mais se repete.

Veja mais em: Duílio Monteiro Alves e Base do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Coluna do Luis Fabiani

Por Luis Fabiani

Estudante de Jornalismo no Mackenzie e entusiasta das categorias de base do Corinthians. Desde 2020, estagiário do Meu Timão.

O que você achou do post do Luis Fabiani?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Carlos

    Ranking: 41º

    Carlos 15879 comentários

    @cecap Apoiador em

    Confirmar a subida do treinador do sub 17 para o sub 20 e depois voltar atrás, está na cara que houve ingerência no setor e dedo gigante dos mandatários da base que são Jaça, Mané da carne e o tal de André Negão. Estes são os chefões da base do Corinthians. Enquanto estas 3 carniças estiverem no clube, só vamos dar passos para trás e nossos 3 adversários do estado só ganhando e revelando jogadores.

  • Foto do perfil de Fernandes

    Ranking: 512º

    Fernandes 2530 comentários

    @fernandes.filho4 em

    Coluna perfeita, pena que pra 90% da torcida que é hipócrita essas discussões sobre base só interessam nos 25 dias de Copinha, o que está ocorrendo na base do clube é caso de polícia, estão alocando vários incompetentes em detrimento de profissionais que vinham fazendo um bom trabalho, o Duílio fala que não há desmando porém não explica como o Jaça demitiu todos os profissionais que vinham fazendo um ótimo trabalho depois da saída do Carlos Brazil, junte a isso o INCOMPETENTE do Márcio Bittencourt que ninguém sabe o que faz no clube mais que é remunerado pra isso, um cidadão que vive de 2005 tendo fracassado em tudo referente ao futebol que fez após isso, não há linha de trabalho na base do Corinthians apenas esquemas pra "alguns" ficarem realocados e remunerados, se eu fosse o Gustavo Almeida meteria o pé não faz o menor sentido focar em um clube sem projeto, sem seriedade e onde não se chega por méritos na base, mais como eu disse pra 90% da torcida isso só é assunto a ser debatido nos 25 dias de Copinha ou então quando os rivais revelam algum craque, meu respeito a você Luís Fabiani que fala de base sempre.

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Rubens de castro lima junior

    Ranking: 235º

    Rubens 4239 comentários

    87º. @rubens.de.castro.li4 em

    Essa quadrilha do #[email protected]% de André negrao jaca e mane da carne deveriam ser era banido do Corinthians porque essa base nossa só tem jogador de empresarios amigos desse cancer porque esses três não sabem nada de futebol

  • Publicidade

  • Foto do perfil de Carlos

    Ranking: 5677º

    Carlos 286 comentários

    86º. @carlos.almir.souza.c em

    Até quando vamos aguentar isso.Somos feitos palhaços, por uma base que só nos dá nojo.Por um técnico de profissionais que e fraco.Tudo errado no Corinthians.

  • Foto do perfil de Ivonetesilva Silva

    Ivonetesilva 24 comentários

    85º. @ivonetesilva.silva em

    É hoje que nois vai matar a saudade de ver nossa corinthiansss? Jogar ansiosa vaii corinthiansss

  • Foto do perfil de Eddy Cozta

    Ranking: 5290º

    Eddy 313 comentários

    84º. @eddy.cozta em

    E mas tá melhor que gestão passada

  • Foto do perfil de Reginaldo

    Ranking: 1190º

    Reginaldo 1345 comentários

    83º. @reginaldo.guedes.de3 em

    O duílio sabe muito bem que tem falhado no comando da base, aliás, ele não comanda, pois quem dita as ordens lá é este tal jacinto (jaça ), que haje como se fosse dono do Corinthians, mas sempre prejudica o Corinthians.

    Se o duílio tivesse coragem e respaldo deveria providenciar uma reestruturação completa na base, se cercando de pessoas sérias, honestas e competentes, coisa que o Palmeiras fez anos atrás e hoje já vem colhendo os bons frutos.

  • Foto do perfil de Edílson

    Edílson 26 comentários

    82º. @edilson.queiroz.mach em

    Parabéns, Fabiani!?

  • Foto do perfil de Marcos

    Ranking: 58º

    Marcos 11714 comentários

    81º. @marcos.marinho3 em

    Essa base é nebulosa, jogo de interesses particulares.

  • Foto do perfil de Welington

    Ranking: 501º

    Welington 2583 comentários

    80º. @welington.andrade1 Apoiador em

    Parabéns Fabiani!

    Condensou bem, aposto que eram muito mais fatos!

    Presidente agora deu pra comemorar copa Votorantim, piada! Fez isso porque tá feia e escancarada a crise na base!

    Pra pensar: Ivan veio "de graça ", pelas mãos de um conselheiro que, no passado, se mostrou havido por porcentagens de jogadores da base...

    O buraco é bem fundo...

x