Venha fazer parte da KTO
x
O grande erro dentre acertos de Duílio no Corinthians
Luis Fabiani

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há três anos, acompanhando a base do Corinthians diariamente pelo Meu Timão.

ver detalhes

O grande erro dentre acertos de Duílio no Corinthians

Coluna do Luis Fabiani

Opinião de Luis Fabiani

16 mil visualizações 87 comentários Comunicar erro

O grande erro dentre acertos de Duílio no Corinthians

Duilio Monteiro Alves, na opinião do colunista, não faz um bom trabalho à frente da base do Corinthians

Foto: Victor Gomes / Meu Timão

"Temos grandes jogadores no Sub-17, o Gustavo fez um excelente trabalho, vai ter oportunidade mais para frente no Sub-20 se ficar no Corinthians, mas é uma opção minha, do presidente, em ter o Danilo no Sub-20. Não tem bagunça nem desmando"

Foram estas as palavras de Duílio Monteiro Alves, em entrevista ao GE, quando perguntado sobre confusões recentes na base do Corinthians. Em um instinto natural de defender seu mandato, elogiável em muitos pontos, o presidente descarta que haja "bagunça ou desmando" nas categorias formativas do clube.

Como torcedor e jornalista, me permito discordar respeitosamente de Duílio, ainda que entenda seu impulso de acobertar problemas evidentes na base corinthiana. As situações de "desmando", descartadas pelo próprio, são as que me parecem mais frequentes ao relembrar tudo que se passou na base do Corinthians desde janeiro de 2021, quando iniciou seu mandato.

De início, pelo motivo mais recente, envolvendo o técnico Gustavo Almeida. O clube lhe apresentou uma proposta para assumir o Sub-20, aceita de prontidão pelo treinador. No dia seguinte, acompanhado do gerente André Figueiredo, até comunicou aos atletas do Sub-17 que seria promovido. O clube, sem profissionalismo algum, retira a proposta horas depois, e o próximo comunicado de Gustavo Almeida aos atletas seria para informar que deixaria o Corinthians, fruto de uma frustração justificável do treinador.

A opção por Danilo no comando do Sub-20, sobrepondo-se a Almeida, confirmada como uma decisão pessoal de Duílio, não se sustenta em nenhum motivo técnico plausível. O clube utiliza sua categoria de base mais importante para fazer laboratório a um treinador cujo potencial ainda é desconhecido.

É bom ressaltar que, nos últimos 12 meses, foram seis técnicos no comando do Sub-20 do Corinthians: Dyego Coelho, Márcio Bittencourt ("interino" que durou quatro meses), Tarcísio Pugliese, Gustavo Almeida (interino por uma partida), Diogo Siston e agora Danilo. Esta é apenas uma das situações de desmando que se passou na base do clube desde o início do mandato Monteiro Alves.

Outro episódio, onde a hierarquia também não foi respeitada, se passa justamente com um destes nomes que estiveram à frente do Sub-20. Em julho, o então gerente geral das categorias de base, Carlos Brazil optou por demitir o técnico Tarcísio Pugliese, mas teve sua decisão revogada por um conselheiro influente na base do Corinthians, que mesmo sem cargo, se sobrepôs a uma decisão tomada por um dirigente do clube.

Este mesmo conselheiro, aliás, acumula episódios contestáveis na base do Corinthians. Jacinto Antônio Ribeiro, o "Jaça", mesmo sem cargo, foi o representante do clube nas reuniões pela renovação contratual do meia Matheus Araújo, da categoria Sub-20. Por qual motivo?.

Tudo isso sem contar as constantes trocas no cargo de gerente geral da base. O ano começa com a gerência sob os cuidados de Fernando Yamada, com uma breve passagem de bastão a Carlos Brazil, e se encerra nas mãos de André Figueiredo, que segue no clube até o presente momento. Uma metodologia, que em tese deveria ser pensada a longo prazo, esteve sob o cuidado de três pessoas diferentes, com pensamentos e métodos divergentes entre si. Desmando.

Todas as confusões internas ainda esbarram nos meses de atraso no pagamento de auxílios aos jogadores sob contrato de formação. E sem dúvida alguma, refletem nas eliminações precoces no Brasileiro Sub-17, Brasileiro Sub-20, Brasileiro de Aspirantes, Paulista Sub-20, Paulista Sub-15 e Copinha.

Duílio, dentre vários acertos no futebol profissional, acumula erros em sua gestão das categorias de base. E o desmando, citado pelo presidente como algo inexistente, é o que mais se repete.

Veja mais em: Duílio Monteiro Alves e Base do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Luis Fabiani

Por Luis Fabiani

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há três anos, acompanhando a base do Corinthians diariamente pelo Meu Timão.

O que você achou do post do Luis Fabiani?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Leandro

    Ranking: 43º

    Leandro 18033 comentários

    @leandro.ferreira.da3 em

    Nem treinador o Danilo é ainda. O cara parou de jogar em 2019. Tirou a Licença B da CBF no final de 2020, que é um curso de 210 horas, sendo 150 de EAD. Voltou ao clube já em Janeiro de 2021 pra assumir o sub-23. Ou seja, não teve nem tempo de se preparar melhor pra assumir a função de treinador do sub-20. Não fez estágio, nem foi auxiliar em lugar nenhum. Só foi convidado por amizade com o Duilio. O mesmo apadrinhamento que rolou do Andrés com o Coelho. Amadorismo total. Não é a mesma situação do Alex no SP, por exemplo. Que vinha se preparando há anos.
    Mas como a torcida gosta muito do Danilo por quem ele foi como jogador, fecham os olhos e apoiam. Mesmo achando errado no caso do Coelho - o que é uma grande contradição.
    Aliás, essa decisão só confirmou o que o mesmo Coelho disse no dia anterior. A gestão da base têm zero profissionalismo e é conduzida por politicagem, amizade e interesses (escusos) pessoais. Uma verdadeira zona!

  • Foto do perfil de Luiz

    Ranking: 3589º

    Luiz 604 comentários

    @luiz.oliveira43 em

    Se o Jaça não for com a cara do Danilo, ou melhor, se o Danilo não aceitar os esquemas do Jaça não vai durar na função

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Rubens de castro lima junior

    Ranking: 264º

    Rubens 4793 comentários

    87º. @rubens.de.castro.li4 em

    Essa quadrilha do #$!@% de André negrao jaca e mane da carne deveriam ser era banido do Corinthians porque essa base nossa só tem jogador de empresarios amigos desse cancer porque esses três não sabem nada de futebol

  • Foto do perfil de Carlos

    Ranking: 6633º

    Carlos 295 comentários

    86º. @carlos.almir.souza.c em

    Até quando vamos aguentar isso.Somos feitos palhaços, por uma base que só nos dá nojo.Por um técnico de profissionais que e fraco.Tudo errado no Corinthians.

  • Foto do perfil de Ivonetesilva Silva

    Ivonetesilva 29 comentários

    85º. @ivonetesilva.silva em

    É hoje que nois vai matar a saudade de ver nossa corinthiansss? Jogar ansiosa vaii corinthiansss

  • Foto do perfil de Eddy Cozta

    Ranking: 5321º

    Eddy 388 comentários

    84º. @eddy.cozta em

    E mas tá melhor que gestão passada

  • Foto do perfil de Reginaldo

    Ranking: 893º

    Reginaldo 2032 comentários

    83º. @reginaldo.guedes.de3 em

    O duílio sabe muito bem que tem falhado no comando da base, aliás, ele não comanda, pois quem dita as ordens lá é este tal jacinto (jaça ), que haje como se fosse dono do Corinthians, mas sempre prejudica o Corinthians.

    Se o duílio tivesse coragem e respaldo deveria providenciar uma reestruturação completa na base, se cercando de pessoas sérias, honestas e competentes, coisa que o Palmeiras fez anos atrás e hoje já vem colhendo os bons frutos.