Corinthians x Botafogo

Pelo Campeonato Brasileiro, o Corinthians vai vencendo o Botafogo

Acompanhe ao vivo
O que falta para o título

Marco Bello

Setorista do Corinthians desde 2009 pela Rádio Transamérica, Marco Bello acompanha o dia a dia do clube

ver detalhes

O que falta para o título

Coluna do Marco Bello

Opinião de Marco Bello

49 mil visualizações 205 comentários Comunicar erro

O que falta para o título

Pela média dos últimos anos, faltam 18 pontos para o título

Após a disputa da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians ficou ainda mais perto de conquistar pela sexta vez em sua história o título da competição. O Timão chegou a 57 pontos ganhos e está a 5 de distância do segundo colocado, o Atlético Mineiro.

Serão mais 11 rodadas até o final do campeonato, 33 pontos em disputa para cada equipe. Aqui nesta coluna, discutiremos o futuro de Corinthians e Galo no Brasileiro 2015.

O Timão ainda jogará, nesta ordem, contra: Figueirense (F), Ponte Preta (F), Goiás (C), Atlético PR (F), Flamengo (C), Atlético MG (F), Coritiba (C), Vasco (F), São Paulo (C), Sport (F) e Avaí (C). 5 jogos em casa e 6 como visitante.

O Atlético jogará contra Joinville (F), Coritiba (F), Internacional (C), Sport (F), Ponte Preta (C), Corinthians (C), Figueirense (F), São Paulo (F), Goiás (C), Grêmio (F) e Chapecoense (C). 5 jogos em casa e 6 como visitante.

Contra estes mesmos adversários, no primeiro turno, o Corinthians conseguiu 8 vitórias e 3 empates, acumulando 27 pontos. Já o Atlético, contra estes adversários no primeiro turno conseguiu 7 vitórias, 1 empate e 3 derrotas, somando 22 pontos no total. Se o mesmo acontecer agora, claro, o Corinthians será campeão.

Mas qual a pontuação necessária para conquistar o título?

No ano passado, o Cruzeiro foi campeão com 80 pontos. O São Paulo, segundo colocado, ficou com 70. Em 2013, o mesmo Cruzeiro marcou 76 contra 65 do Grêmio, vice. Em 2012 o Fluminense foi campeão com 77, contra 72 do Atlético Mineiro. Em 2011, o Corinthians conquistou o título com 71, e o Vasco ficou em segundo com 69.

Para chegar aos 80 pontos do campeão do ano passado, o Corinthians precisaria de mais 23, em 33 disputados. Mas para conquistar a pontuação média do campeão nos últimos 5 anos, 75 pontos, serão necessários mais 18 em 33. Nada impossível.

Uma partida decisiva acontecerá na 33ª rodada, quando o Atlético MG receberá o Corinthians em Belo Horizonte. No pior cenário para o clube paulista, a derrota diminui a diferença para 2 pontos.

Mesmo assim, vencendo seus jogos em casa e mantendo o aproveitamento de 70% na competição, o Corinthians ultrapassará os 75 pontos e conquistará o título. Eu apostaria nisso.

Coluna do Marco Bello

Por Marco Bello

Marco Bello é jornalista, apresentador e repórter da Rede Transamérica de Rádio, setorista do Corinthians desde 2009

O que você achou do post do Marco Bello?