Quem matou a humanidade? 

Mayara Munhoz

Editora do Meu Timão. Vive Corinthians 24 horas por dia.

ver detalhes

Quem matou a humanidade? 

Coluna da Mayara Munhoz

Opinião de Mayara Munhoz

10.0 mil visualizações 247 comentários Comunicar erro

Quem matou a humanidade? 

Douglas Nunes foi assassinado na madrugada desse domingo

Foto: Yuri Gomes / Corinthians

Se você jogar no Google a palavra humanidade, um dos significados que irá aparecer é: sentimento de bondade, benevolência, em relação aos semelhantes, ou de compaixão, piedade, em relação aos desfavorecidos.

Então, eu te pergunto: quem matou a humanidade?

E a pergunta vem de uma pessoa que nunca gostou de política. Não que eu tenha orgulho disso, mas realmente não consigo me interessar em saber mais sobre essa bagunça toda do Brasil. Mas também vem de uma pessoa que não consegue compreender o que está acontecendo com as pessoas nos dias atuais.

Vem de uma pessoa que simplesmente não consegue mais ler os comentários das matérias do Meu Timão. É o meu trabalho editar tudo isso e a opinião da torcida no geral sempre pautou as minhas ideias. Não tenho mais conseguido manter essa rotina.

Prova disso é o que aconteceu na matéria de domingo sobre o falecimento de Douglas Nunes, jogador de futsal do Corinthians. 27 anos, titular do Timão e com constantes convocações para a Seleção Brasileira de Futsal. Douglas foi assassinado com um tiro no rosto na madrugada deste domingo.

Douglas era jogador, noivo, filho, irmão, amigo, companheiro. Douglas era uma pessoa. Douglas deixou muitas outras pessoas por aqui com sua ida precoce e inesperada.

E os comentários? Alguns usuários foram capazes de questionar se a morte do jogador teria a mesma comoção da de Marielle Franco. "Quero ver se o povo vai comprar essa briga", escreveu um. Outros se preocuparam em rebater esses, mas transformaram os comentários do site em um novo debate político.

Comentário sobre Douglas 1

Reprodução

Comentário sobre Douglas 2

Reprodução

Comentário sobre Douglas 3

Reprodução

É muito triste perceber que as pessoas estão tão preocupadas em discutir sobre Bolsonaro, Lula e afins, que estão esquecendo do lado humano. Estão deixando de ter compaixão pelo próximo.

Um jovem foi brutalmente assassinado. Importa mesmo se um dia teve uma camisa em prol de uma vereadora de qualquer que seja o seu partido no Memorial do Corinthians?

E, baseado em tudo que tenho lido, certamente vão ter comentários nessa coluna dizendo que isso não tem nada a ver com o Corinthians. Talvez não tenha mesmo. Mas eu, como jornalista, formadora de opinião e com um espaço para dividir com outras pessoas o que penso, me sinto na obrigação de protestar contra esse ato vergonhoso.

Não é só sobre o Corinthians. Não é sobre política. É sobre humanidade.

Então, deixem de lado o "Quem matou Marielle?" ou "Quem matou Douglas Nunes".

A pergunta que não quer calar é: quem matou a humanidade?

Veja mais em: Futsal do Corinthians.

Coluna da Mayara Munhoz

Por Mayara Munhoz

Editora do Meu Timão. Acompanha tudo que acontece no Corinthians, 24 horas por dia, há mais de dois anos e meio. Escreve mais com o coração do que com a razão.

O que você achou do post da Mayara Munhoz?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Thiago

    Ranking: 508º

    Thiago 1859 comentários

    por @thiago.silva133

    Normalmente as pessoas se chocariam e se consternariam com a situação, mas hoje em dia aproveitam uma tragédia para militar. Seja de direita, seja de esquerda.

  • Foto do perfil de Jacques

    Jacques 4 comentários

    por @jacques.stuart.mota

    Esta pergunta de Quem matou a humanidade?

    Só tem uma Resposta que é!

    A própria humanidade quem matou a humanidade por que esta faltando Deus no coração das pessoas não só aqui no Brasil e sim no mundo todo esta faltando Deus no coração das pessoas, e lamentável essas coisas que esta acontecendo hoje em dia; Não é por culpa da politica que as pessoas estão matando umas as outras e infelizmente são as próprias pessoas que estão se matando por idiotice e falta de Deus essa é minha opnião.

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de snaihtniroc

    Ranking: 3512º

    Snaihtniroc 336 comentários

    247º. por @snaihtniroc.atsiluap

    A liberdade indivual plena só pode ser aplicada caso tivessemos uma sociedade 100% igual no que diz respeito às raizes ou caso nunca tivesse existido estado, pois a condição melhor ou pior seria de exclusiva responsabilidade do individuo e seus antepassados, mas não foi isso que ocorreu. O estado sempre foi o principal gerador de desiguldade, por ex, por meio da força estatal é que escravizaram os negros, é que concentraram capital, favoreceram determinadas pessoas em detrimento a outras. 

    Foto do perfil de Andre

    Andre 758 comentários

    16/08/2019 às 10h50 por @1989dasilva

    Direitos humanos ou a constituição de um pais, são construtos sociasi! Eles exigem o ESTADO, para a sua imposição! Conceitos como igualdade não existem de fato! Ninguém é igual a ninguém e não é possível dar a mesma condiçoes para todos! A não ser que você queira vivver numa mundo comunistas! Não é possível ter liberdade para fazer o que quiser, mas ter o mesmo tratamento! 
    Igualdade é imposta à força! Não é natural, porque todad vida tem valor mas noa o MESMO VALOR! Dizer que um ladrao ou pessão que coloca a minha vida em risco deve ser tão erspitdo quano um cidado de bem, indendente da orgiem dos dois, é LOUCURA! Ou você é a favor de liberdade indidviual, e portanto assume a responsabiliade pela sua vida, ou teremos que viver num mundo onde o ESTADO ou tericeiros podem determinar o que pode ou não, o que é bom ou ruim! 

  • Foto do perfil de Andre

    Ranking: 1563º

    Andre 758 comentários

    246º. por @1989dasilva

    Direitos humanos ou a constituição de um pais, são construtos sociasi! Eles exigem o ESTADO, para a sua imposição! Conceitos como igualdade não existem de fato! Ninguém é igual a ninguém e não é possível dar a mesma condiçoes para todos! A não ser que você queira vivver numa mundo comunistas! Não é possível ter liberdade para fazer o que quiser, mas ter o mesmo tratamento! 
    Igualdade é imposta à força! Não é natural, porque todad vida tem valor mas noa o MESMO VALOR! Dizer que um ladrao ou pessão que coloca a minha vida em risco deve ser tão erspitdo quano um cidado de bem, indendente da orgiem dos dois, é LOUCURA! Ou você é a favor de liberdade indidviual, e portanto assume a responsabiliade pela sua vida, ou teremos que viver num mundo onde o ESTADO ou tericeiros podem determinar o que pode ou não, o que é bom ou ruim! 

    Foto do perfil de snaihtniroc

    snaihtniroc 336 comentários

    16/08/2019 às 10h29 por @snaihtniroc.atsiluap

    Então você discorda dos preceitos que regem a constituição, a carta americana de direitos humanos, e todas as premissas que formam a sociedade civilizada. Todos nós temos escolhas, mas não pode desconsiderar a influencia que o mundo em que vivemos tem sobre nós. Dos jovens de periferia e favela, a cada 20,7 tem ou já teve algum envolvimento no crime, segundo estudo da ong observatorio de favelas. Enquanto que na classe média, a cada 20, não chega nem a 1 em relação ao envolvimento com o crime. Portanto, embora haja a escolha individual, o ambiente, educação, cultura local, influencia as pessoas e por isso não podemos culpar exclusivamente o individuo, pois isso nunca nos levará as causas do problema e consequentemente, as soluções.

  • Foto do perfil de snaihtniroc

    Ranking: 3512º

    Snaihtniroc 336 comentários

    245º. por @snaihtniroc.atsiluap

    Então você discorda dos preceitos que regem a constituição, a carta americana de direitos humanos, e todas as premissas que formam a sociedade civilizada. Todos nós temos escolhas, mas não pode desconsiderar a influencia que o mundo em que vivemos tem sobre nós. Dos jovens de periferia e favela, a cada 20,7 tem ou já teve algum envolvimento no crime, segundo estudo da ong observatorio de favelas. Enquanto que na classe média, a cada 20, não chega nem a 1 em relação ao envolvimento com o crime. Portanto, embora haja a escolha individual, o ambiente, educação, cultura local, influencia as pessoas e por isso não podemos culpar exclusivamente o individuo, pois isso nunca nos levará as causas do problema e consequentemente, as soluções.

    Foto do perfil de Andre

    Andre 758 comentários

    15/08/2019 às 20h43 por @1989dasilva

    Eu não concordo com a ideia de que toda vida é importante! Eu acredito em responsabilidade individual! Um ladrão que morre ou uma pessoa má nunca vai nem deveria gerar os mesmo apelo que uma pessoa correta! Ninguem é igual a ninguém, e o que você faz com sua vida é importante! 
    As pessoas toma decisões em sua vida e deve ser responsáveis pelas consequências! Se nos queremos ter a autonomia para fazer o que quisermos, devemos estar prontos para assumir as consequências! Vimemos num pais onde, Todo mundo quer fazer o que quiser, mas quer a juda dos outros e sociedade quando dá errado!

  • Foto do perfil de Andre

    Ranking: 1563º

    Andre 758 comentários

    244º. por @1989dasilva

    NÃO! Amigo, se você assistir o noticiário todos os dias, verá que o ser humano continua sendo tao bárbaro  e cruel como antes! Nos apenas justificamos nossos crimes, de maneira diferente!
    Olhar par ao ser humano ou Humanidade  como sinônimo de bem ou algo correto, é IGNORAR a REALIDADE OBSERVÁVEL DAS RELAÇÕES E COMPORTAMENTO HUMANO! 

    Foto do perfil de Lucas

    Lucas 80 comentários

    12/08/2019 às 23h44 por @lucas.gallucci.soter

    A história mostra que éramos pior..existe muita gente boa..E humanidade literalmente significa exatamente o que o texto disse..

  • Foto do perfil de Andre

    Ranking: 1563º

    Andre 758 comentários

    243º. por @1989dasilva

    O ser humano é fundamentalmente competitivo e egoísta! As redes sociais apena abriram meio para os mais reais aspectos da natureza humanos serem mostrados! 
    você só vai conhecer uma pessoa quando ela tiver poder e se sentir livre! 

    Foto do perfil de Rony

    Rony 34 comentários

    12/08/2019 às 23h49 por @rony.ddos

    Concordo totalmente...
    Antes do advento da internet, tds conhecia seus amigos e inimigos, hoje não, td mundo conectados em redes, milhões de seguidores, pensa que tds são amigos, na verdade maioria são pessoas que não querem sua felicidade, pior, isso se torna um combustível pra poder te fazer um mal.

  • Foto do perfil de Andre

    Ranking: 1563º

    Andre 758 comentários

    242º. por @1989dasilva

    Eu concordo parcialmente! Não acredito que o Ser humano seja perfeitamente LIVRE para fazer suas escolhas! O Estado, politica, religião, pressão social vai empurrando as pessoas  a tomarem  suas decisões! 
    O que é fato é que ser humano não é sinônimo de ser bom, eu diria até o contrario! Ao analisar o comportamento humano, verás mais coisa ruins e questionareis do que boas e exemplares!

    Foto do perfil de Everton

    Everton 6916 comentários

    13/08/2019 às 01h00 por @ton1982

    Ser humano por si só já caracteriza imperfeição. Seu comentário foi cirúrgico quando cita que outros animais não matam em qualquer outra situação que não seja a necessidade de subsistência. Por outro, as virtudes elencadas pela Mayara, também fazem parte de nossa natureza humana e com o dom do livre arbítrio, fazemos nossa escolha entre luz e trevas que não é um destino!

  • Foto do perfil de Andre

    Ranking: 1563º

    Andre 758 comentários

    241º. por @1989dasilva

    Eu não concordo com a ideia de que toda vida é importante! Eu acredito em responsabilidade individual! Um ladrão que morre ou uma pessoa má nunca vai nem deveria gerar os mesmo apelo que uma pessoa correta! Ninguem é igual a ninguém, e o que você faz com sua vida é importante! 
    As pessoas toma decisões em sua vida e deve ser responsáveis pelas consequências! Se nos queremos ter a autonomia para fazer o que quisermos, devemos estar prontos para assumir as consequências! Vimemos num pais onde, Todo mundo quer fazer o que quiser, mas quer a juda dos outros e sociedade quando dá errado!

    Foto do perfil de snaihtniroc

    snaihtniroc 336 comentários

    13/08/2019 às 10h20 por @snaihtniroc.atsiluap

     Tem razão, e no passado era muito pior. O que não podemos é banalizar a violência, comemorar a morte dos outros, seja de quem for, quando um ladrão morre num assalto, ou quando mata a vítima, é uma tragédia para a sociedade, de todo jeito. Não há o que comemorar, seja o bandido morto ou a vítima, foi uma vida que deu errado, uma vida perdida, esforço dos país e da sociedade que foi desperdiçado, temos que nos indignar sempre, normalizar jamais. 

  • Foto do perfil de Alexandre

    Ranking: 95º

    Alexandre 5764 comentários

    240º. por @asluque

    Hahaha eu adoro botar pilha nos crentes kkkkkkk
    Mas pensa bem... Ele criou o homem a sua imagem e semelhança.

    Foto do perfil de Jacques

    Jacques 4 comentários

    13/08/2019 às 08h26 por @jacques.stuart.mota

    Deus não errou feio! Quem errou são as pessoas que prefere apoiar pessoas sem humanismo e hipócritas, as pessoas preferem apoiar essas pessoas que acaba com a vida de uma pessoa só por causa de uma discussão por qualquer idiotice.

  • Foto do perfil de CHACAL/SC

    Ranking: 4170º

    Chacal/sc 272 comentários

    239º. por @todo.poderoso.timao.

    Vai dá nada porque tá cheio de escravoceta lacrador lá.
    Essa aí nunca abro os textos dela porque já sei o azedume que vai sair da cabeça oca.Só abri esse porque era sobre o rapaz assinado lá.

    Foto do perfil de Edu

    Edu 480 comentários

    13/08/2019 às 09h38 por @edu.heat

    Logico uma coisa e comentar torcedor pra torcedor, outra e cria uma coluna publica pra todos do site(que na teoria é formador de opinião), depois os cara quer ''humanizar'' usando alvos...
    no mínimo uma advertência deveria tomar.

  • Foto do perfil de Alex

    Alex 4 comentários

    238º. por @alex.oliveira56

    Fato