Venha fazer parte da KTO
x
Os desafios de Tiago Nunes no Corinthians
Mayara Munhoz

Jornalista, 33 anos, mãe do Joaquim. Faço parte do Meu Timão desde fevereiro de 2015. Hoje, sou a editora-chefe dessa loucura toda com muito prazer e amor.

ver detalhes

Os desafios de Tiago Nunes no Corinthians

Coluna da Mayara Munhoz

Opinião de Mayara Munhoz

9.9 mil visualizações 58 comentários Comunicar erro

Os desafios de Tiago Nunes no Corinthians

Tiago Nunes precisa trabalhar na confiança dos atletas tanto em campo quanto para com ele mesmo

Foto: Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians

O futebol brasileiro, todos nós sabemos, é uma máquina de moer técnicos. Porém, o Corinthians tem fugido dessa regra. Desde 2010, o Timão é um dos times que menos troca de comando no Brasil. Não é à toa que, desde então, o time do Parque São Jorge tem conquistado, ao menos, um título por ano. Não acredito que haja, no momento, necessidade da troca do treinador. Porém, é necessário avaliar o que Tiago Nunes tem feito de bom até aqui e quais pontos ainda podem ser melhorados.

No início do ano muito se esperava do time do Corinthians. As contratações de Cantillo e Luan, somadas à vinda de um técnico que se mostrou vencedor em sua última passagem, fizeram a torcida acreditar em títulos e, principalmente, ver o time jogando pra cima, buscando o resultado e marcando gols. Um resultado que deixou isso evidente e contribuiu para a animação da torcida foi o 2 a 0 no Santos, jogando bem e não dando chance nenhuma ao adversário. A torcida via ali uma clara melhora. Não apenas nos resultados, mas principalmente, na forma de jogar.

Após esse jogo, tivemos o emblemático confronto contra o Guarani do Paraguai que, no meu ponto de vista, foi determinante para o que vimos na sequência. Se antes a relação do treinador com a torcida era boa, esse resultado fez os questionamentos começarem a surgir. Tivemos jogos bem ruins, como contra o Água Santa e Inter de Limeira. Em outros jogos faltou, talvez, um pouco de sorte. Porém, tudo isso foi reflexo da frustração da torcida, clube, jogadores e dirigentes pela queda precoce na principal competição da América.

O que Tiago Nunes deveria se concentrar a partir da volta das competições é trabalhar na confiança dos atletas tanto em campo quanto para com ele mesmo.

Se o Corinthians hoje não é o melhor elenco do Brasil, está longe também de ser um elenco de meio de tabela. Temos uma defesa que já se mostrou sólida no ano passado, um meio campo com peças versáteis e um ataque capaz de colocar bolas na rede quando surgem as oportunidades. Falando de jogadores: Luan já mostrou que sabe ser decisivo; Boselli tem média de gols esse ano de 0,49 por jogo; e Cantillo deu uma dinâmica interessante ao meio campo do time.

Isso não quer dizer que o fato de estarmos jogando menos do que imaginamos seja “culpa” do treinador. Como disse, Tiago Nunes já se mostrou capaz em outras oportunidades. O elenco que tinha nas mãos no ano passado era inferior ao elenco do Corinthians hoje em termos técnicos. Concordo que falar em elenco é bastante relativo, pois diversos fatores influenciam para que um elenco seja tido como bom ou ruim. Mas muitos elencos se tornaram melhores por conta do trabalho de um técnico ao longo dos meses. Essa é a real função do treinador: extrair o melhor de cada um em função dos resultados do time.

Queremos sempre que os trabalhos deem certo de forma rápida como foi no ano passado com o Flamengo de Jorge Jesus, por exemplo. A história, porém, nos mostra que esses casos são um ponto fora da curva. Portanto, confio que Tiago Nunes tenha capacidade de nos levar de volta a um caminho de vitórias e um jogo agradável de se assistir. Tudo isso vai depender da habilidade de relacionamento com os atletas, tirando o melhor deles no jogo; da paciência e apoio do torcedor em saber que resultados não se fazem do dia pra noite; e da diretoria em dar tranquilidade e manter a convicção de que fizeram a melhor escolha ao trazer Tiago Nunes para comandar o Timão.

Veja mais em: Tiago Nunes.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Mayara Munhoz

Por Mayara Munhoz

Jornalista, 33 anos, mãe do Joaquim. Faço parte do Meu Timão desde fevereiro de 2015. Hoje, sou a editora-chefe dessa loucura toda com muito prazer e amor.

O que você achou do post da Mayara Munhoz?