O 'japonês' que inventou o drible do Rivellino

Pergunte ao almanaque

Celso Dario Unzelte, jornalista e pesquisador, é comentarista das televisões por assinatura ESPN/ESPN Brasil, do programa Cartão Verde (TV Cultura) e professor de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero

ver detalhes

O 'japonês' que inventou o drible do Rivellino

2.8 mil visualizações 22 comentários Comunicar erro

O 'japonês' que inventou o drible do Rivellino

Echigo em 1992, quando divulgava o futebol no Japão

Foto: CRÉDITO: Reprodução/Arquivo Celso Unzelte

Nas colunas anteriores, quando nos ocupamos dos estrangeiros que jogaram no Corinthians, o Marco Braga de Souza, de São Paulo (SP), sentiu falta do japonês Sérgio Echigo. Ele, na verdade, era nissei (filho de japoneses), mas vou aproveitar esse espaço pra contar um pouco de sua história, que inclui a invenção do famoso “drible do elástico”, depois aperfeiçoado por Rivellino.

Registro aqui, também, uma observação (pertinente) do Ivan Rotundaro, que aponta: na lista dos sul-americanos, faltou o atacante uruguaio Santiago “El Tanque” Silva, que jogou no Timão em 2002. E convido todos os que acompanham meu trabalho a ler, gratuitamente, o primeiro número da revista digital Saudações Corinthianas (www.saudacoescorinthianas.com.br). Lá, eu publico o texto e o vídeo de uma entrevista com Rivellino, além de uma versão quinzenal da coluna “Pergunte ao Almanaque”, sempre com material inédito.

Aqui, nós vamos continuar respondendo as dúvidas dos internautas do site Meu Timão sobre história, estatísticas ou qualquer outro tipo de curiosidade ligada ao clube, como essa. A base para as respostas será sempre o Almanaque do Timão, trabalho que desenvolvo há mais de 20 anos sobre todos os jogos, jogadores e técnicos do nosso time desde 1910. Ele virou livro em 2000, foi reeditado em 2005 e agora existe na forma do APLICATIVO ALMANAQUE DO TIMÃO, para smartphones e tablets, que pode ser baixado (de graça!!!) via Apple Store ou Google Play. Nos dias (e noites) de jogos, esse aplicativo oficial do Corinthians continua sendo atualizado on line.

O APLICATIVO ALMANAQUE DO TIMÃO também traz o GAME DO TIMÃO, uma plataforma de questões de múltipla escolha em que acertos e velocidade de resposta somarão pontos para um ranking geral de usuários cadastrados. Os mais bem ranqueados receberão prêmios periódicos (semanais, mensais, semestrais e anual), como réplicas de camisas antigas, camisas oficiais, camisetas, relógios, bijuterias, bonés e livros, além de visitas acompanhadas ao Memorial do Clube, no Parque São Jorge, e até ingressos de cortesia para jogos na Arena Corinthians.

CELSO UNZELTE

Celso, tem o japonês que inventou o "elástico". Porém, acho que ele era descendente e não japonês de fato.

Marco Braga de Souza

@marco.braga.de.souza

É verdade, Marco. O ponta-direita Sérgio Echigo nasceu em São Paulo, no dia 28 de julho de 1945. Nissei (assim como o ponta-esquerda Totio Ueda, que jogou entre 1951 e 1952), era titular no timaço que fazia as preliminares da equipe principal e sagrou-se campeão de aspirantes em 1964, jogando ao lado de Rivellino.

Segundo Rivellino, aliás, foi Echigo quem inventou o famoso “drible do elástico”, depois aperfeiçoado pelo próprio Riva. “Que drible é esse, japonês?”, quis saber Rivellino em um treino, ao ver o colega passar o pé esquerdo sobre a bola e sair com ela pelo lado direito. O craque gostou tanto do lance que o aperfeiçoou, fazendo a bola rolar sobre os dedos do pé esquerdo e, em seguida, aplicando um corte mais longo que o original.

O nissei Sérgio Echigo: campeão de aspirantes pelo Corinthians em 1964
O nissei Sérgio Echigo: campeão de aspirantes pelo Corinthians em 1964 - Foto: Reprodução/Arquivo Celso Unzelte

Entre 1964 e 1965, Etigo teve algumas oportunidades no time de cima do Corinthians (13 jogos, nenhum gol), antes de ser repassado ao Trespontano (MG). Jogou também no Bragantino, no Paulista de Jundiaí e no Towa Fudosan (depois Hiratsuka Belmare), do Japão, onde, com o apoio da Coca-Cola, passou a promover shows para a popularização do futebol junto às crianças japonesas. Na terra de seus ancestrais, Echigo tornou-se também técnico, comentarista de futebol e empresário.

Game do Timão

Coluna do Celso Dario Unzelte

Por Celso Dario Unzelte

Celso Dario Unzelte, jornalista e pesquisador, é comentarista das televisões por assinatura ESPN/ESPN Brasil, do programa Cartão Verde (TV Cultura) e professor de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero

O que você achou do post do Celso Unzelte?