Venha fazer parte da KTO
x
Um problema óbvio - e velho - com o Fiel Torcedor
Roberto Piccelli

Roberto Piccelli é advogado atuante em direito público e escreve sobre temas jurídicos e institucionais relacionados ao Corinthians.

ver detalhes

Um problema óbvio - e velho - com o Fiel Torcedor

Coluna do Roberto Piccelli

Opinião de Roberto Piccelli

10 mil visualizações 133 comentários Comunicar erro

Um problema óbvio - e velho - com o Fiel Torcedor

O Leste Superior e o Leste Inferior: setores separados, mas cobertos pelo mesmo plano.

Foto: Meu Timão

Praticamente todos que eu conheço que aderiram ou pensaram em aderir ao Fiel Torcedor já notaram um problema que incomoda bastante: a dificuldade de comprar ingressos em assentos próximos quando se vai ao estádio em grupos. É que o programa não permite a inclusão de dependentes que não sejam: filhos menores de 25 anos, cônjuge ou companheiro (a união estável precisa estar registrada em cartório!!), pai ou mãe do titular.

Vamos supor que um casal de corinthianos sem vínculo formal (casamento ou união estável) queira frequentar a Arena. O que hoje eles podem fazer é assinar um plano cada um. Um não pode ser dependente do outro. Como os lugares são marcados em boa parte do estádio, porém, não há nenhuma garantia de que vão sentar um ao lado do outro. Eles podem até tentar escolher assentos próximos, mas, especialmente se o jogo for disputado, não será nada fácil. É possível, inclusive, que fiquem em setores diferentes do estádio.

Além desse enorme inconveniente na compra de ingressos, o valor da anuidade é mais caro para quem adere a um segundo plano do que para quem inclui um dependente.

O problema, naturalmente, não se restringe a casais sem vínculo. Irmãos, amigos, colegas de trabalho, primos, enfim, são muitos os grupos que acabam prejudicados por essa restrição sem sentido. Muitos acabam recorrendo a um jeitinho: cedem as carteirinhas dos dependentes aos companheiros de jogo para driblar essa restrição sem sentido. A tática, porém, é clandestina: se o fiscal pega, a carteirinha é retida.

O Corinthians ganha muito pouco com essa política. Na impossibilidade de casais aderirem em conjunto, é maior a chance de que um dos dois simplesmente não venha a aderir do que a chance de que cada um faça um plano. Com grupos de amigos, idem. O clube ainda deixa de ganhar. Afinal, não é difícil imaginar também que, se fosse possível aderir em grupo, um corinthiano mais entusiasmado seria capaz de atrair toda a sua turma para a Arena.

Já passou da hora, portanto, de alguém rever essa regra. Se é importante não ampliar os descontos, basta criar duas categorias de dependentes: os com desconto (os que já existem) e os sem desconto (todos os demais).

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Roberto Piccelli

Por Roberto Piccelli

Roberto Piccelli é advogado atuante em direito público e escreve sobre temas jurídicos e institucionais relacionados ao Corinthians.

O que você achou do post do Roberto Piccelli?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Ale

    Ranking: 2029º

    Ale 1038 comentários

    @aleiskandar em

    A melhor publicação sobre o fiel torcedor esse ano!

  • Foto do perfil de João

    João 10 comentários

    @joao.alberto.gampiet em

    Já mandei e-mail três vezes sobre esse problema, não obtive qualquer resposta.
    Já liguei também para fazer sugestão. Ficaram de entrar em contato.
    Em virtude disso, eu e alguns amigos recorremos a prática de emprestar carteirinhas dos dependentes uns dos outros pra resolver o problema.
    Pago 5 dependentes pra poder ir com meus amigos. Eles para ajudarem o Corinthians também se filiaram.
    Algumas políticas do fiel torcedor não me descem e, essa é uma delas.
    Não precisa dar desconto no fiel torcedor para quem não tem grau de parentesco, que cobrem inteira a anuidade, mas que deixem ser vinculados.
    Agradeço muito ter feito essa postagem, com certeza será ouvida porque as minhas,...
    E o tour na arena? Sonho.
    ...

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Silvio

    Silvio 104 comentários

    90º. @silviochiozini em

    Concordo 100%

  • Foto do perfil de wagner

    Ranking: 187º

    Wagner 5780 comentários

    89º. @wagnernpeninha em

    Acho que a diretoria nem toma conhecimento desses inconvenientes. Fica na mão da empresa que administra que cobra caro e é incompetente na hora de alavancar o fiel torcedor. Quero ser fiel torcedor...mas antes quero mais transparência!

  • Foto do perfil de Sérgio

    Ranking: 80º

    Sérgio 10490 comentários

    88º. @sergio.ohno em

    Com certeza a questão familiar deve ser revista para facilitar a compra de ingressos próximos mas a questão dos grupos me parece mais corriqueira já que é mais provável de acontecer do que famílias inteiras irem a muitos jogos, principalmente nos jogos noturnos por conta do horário. Tecnicamente o melhor seria o sistema permitir a criação de grupos de associados atrelados a um associado master que ficaria responsável pela compra dos ingressos até a quantidade máxima de associados do grupo.
    isso só funcionaria para melhorar a adesão de novos associados, independentemente de em família ou grupos, se houvesse uma fiscalização mais rigorosa em cima do uso de carteirinhas que não poderiam ser repassadas para terceiros. Bastaria que fosse feita a exigência de documento para comprovar a posse da credencial em alguns jogos, com a aplicação de medidas punitivas crescentes (advertência na 1.a vez, bloqueio na 2.a e confisco na 3.a vez) para que este esquema não possa mais ser utilizado.

  • Foto do perfil de Jack

    Ranking: 208º

    Jack 5475 comentários

    87º. @tadeu54 em

    Realmente o Fiel Torcedor precisa de muitas melhorias, resolver essa situação é uma delas, outra muito grave é a parcela que a operadora do sistema fatura, o Rosenberg desenvolveu de um jeito, mas depois foi alterado para pior para o clube, claro! E quanto a amigos e familiares, tem um ponto importante : É fundamental evitar dar brechas para os malditos cambistas!

  • Foto do perfil de Jorgi

    Jorgi 3 comentários

    86º. @jorgi.lima em

    Falou tudo... Eu mesmo deixei de pagar o fiel torcedor por isso.