Prevendo o Futuro

Teleco

@Teleco1910 é um torcedor comum que gosta de conversar sobre o Corinthians. Ele não conseguirá responder aos comentários aqui, mas está sempre cornetando em 140 caracteres no Twitter.

ver detalhes

Prevendo o Futuro

Coluna do Teleco 1910

Opinião de Teleco

39 mil visualizações 152 comentários Comunicar erro

Prevendo o Futuro

De repente dá mais certo

Foto: https://pixabay.com/en/glass-ball-fortune-telling-684902/

Agora que o Corinthians chegou aos 46 pontos e garantiu a permanência na Série A em 2016, pensei em projetar a pontuação final dos times no topo da tabela do Campeonato Brasileiro de 2015. Cada um tem seu método de calcular a pontuação necessária para ser campeão: o método tradicional para o campeonato de pontos corridos é ganhar em casa e empatar fora, já que independente da qualidade do adversário o que importa é pontuar; já o Rica Perrone calcula o número de pontos para ser campeão se baseando em ganhar todas em casa, dos pequenos fora, empatar com os médios e perder para os maiores fora de casa.

Outra coisa interessante: na confecção da tabela, se equilibra as partidas contra grandes, médios e pequenos conforme o ranking nacional. Mas sempre há surpresas, como a péssima campanha do Vasco da Gama.

Como já estamos no meio do campeonato, tenho a vantagem de saber como está indo cada time, independente da posição no ranking. Ano passado fiz uma tabela de previsões de resultados que chegou muito próximo do resultado final.

Dividindo as Equipes em Grupos

Ano passado, o Cruzeiro perdeu os jogos contra os maiores, mas foi muito bem contra médios e pequenos, o contrário da campanha do Corinthians. Pensando nisso, resolvi dividir as equipes em três grupos para analisar os resultados este ano.

O aproveitamento em casa e fora diverge. Resolvi dividir a análise entre a performance em casa e fora contra equipes de cada grupo.

Nos interessa não só saber o aproveitamento do Corinthians, mas também dos adversários. Pensando assim, estudei todas as equipes do nível "A", os oito melhores. Todas as análises usam o aproveitamento nas 21 rodadas disputadas até agora.

Performance em casa

Nesta tabela, os pontos disputados de cada equipe contra outras das oito melhores. Veja como o Sport disputou poucos jogos contra os melhores em casa, por exemplo.

Baseado no aproveitamento anterior, previ quantos pontos cada equipe pode fazer no returno.

Esta tabela mostra o confronto contra os times de performance média no campeonato.

Abaixo, a performance contra os times que estão indo mal no campeonato.

Pontuação jogando fora

De modo similar, esta tabela mostra aproveitamento e previsões para jogos fora.

Veja que o SPFC consegui 100% dos pontos jogando fora contra gente mal no campeonato, mas é bem improvável manter a média até o final: só disputaram 3 pontos fora contra times desta categoria.

No fim das contas

Usando a metodologia acima, esta seria a pontuação final do campeonato.

Algum time hoje médio pode "furar" este grupo dos oito e mudar o grupo do oito. Como o principal é o G4, não chega a fazer muita diferença. Isto é uma projeção; ganhar um jogo chave pode fazer toda a diferença, como vencer contra o Atlético em Belo Horizonte...

Mas...

O futebol é imprevisível (aliás, por isso que tem graça).

Um gol mal anulado, um jogador convocado ou machucado, alguém vendido no último minuto já é o suficiente para mudar tudo. Também vale para poupar para a Copa do Brasil, prejudicar rival...

Algo também comum é que qualquer time que ganha três jogos seguidos já é o melhor do mundo ou se perde era um engodo em um mar de análises superficiais que vemos. Vale sempre ver quem são e como estão os adversários, mas isso dá pouca audiência.

Para mim esta tabela terminou de um jeito bacana e acho que todos estão torcendo para que a análise vingue; espero ter trazido algo novo às discussões de bar. Vai Corinthians!

Coluna do Teleco 1910

Por Teleco 1910

@Teleco1910 é um torcedor comum que gosta de conversar sobre o Corinthians. Ele não conseguirá responder aos comentários aqui, mas está sempre cornetando em 140 caracteres no Twitter.

O que você achou do post do Teleco?