Teleco analisa prováveis adversários do Timão na Libertadores 2016

Teleco

@Teleco1910 é um torcedor comum que gosta de conversar sobre o Corinthians. Ele não conseguirá responder aos comentários aqui, mas está sempre cornetando em 140 caracteres no Twitter.

ver detalhes

Libertadores 2016

Coluna do Teleco 1910

Opinião de Teleco

21 mil visualizações 110 comentários Comunicar erro

Libertadores 2016

Danilo empata a partida e o Corinthians ia à final pela primeira vez.

Foto: Daniel Augusto Jr.

A Libertadores terá 38 times de 11 países brigando pelo título mais importante da temporada, com doze times entrando na primeira fase e 26 diretamente na fase de grupos (ou segunda fase).

O Corinthians já conseguiu sua classificação para a fase de grupos da Libertadores, poupando seus torcedores de lerem centenas de artigos falando do Tolima. Vamos dar uma olhada nos classificados até agora e quem está a caminho.

Argentina

A Argentina, assim como o Brasil, tem direito a cinco vagas na Libertadores. Como o River Plate já tem lugar garantido porque venceu o último campeonato, este ano terá seis vagas.

Já estão classificados para a fase de grupos o Boca Juniors e o Rosario Central. Os dois times estão nos primeiros lugares do Campeonato Argentino e também na final da Copa Argentina.

Faltam duas rodadas para terminar o campeonato. Se o Boca e o Rosario terminarem no topo, entra o Racing; Se não, pode dar San Lorenzo, Racing ou Independiente.

Uma das vagas da primeira fase da Libertadores é do melhor argentino na Sulamericana, que este ano é o Huracán. A outra é para um vencedor de um torneio do 3º ao 6º colocado no campeonato; tudo depende de quem se classifica por outros meios, mas postulantes hoje seriam San Lorenzo, Racing, Independiente, Estudiantes e o Belgrano. Todas as vagas argentinas estarão definidas dia 13 de dezembro.

Bolívia

Fora Brasil e Argentina, os demais países tem uma vaga na primeira fase do campeonato e duas na fase de grupos.

Já está definido que vão o Bolívar e o The Strongest para a fase de grupos; ambos estão em La Paz, a 3.650m de altitude. O Oriente Petrolero encara a primeira fase, mas sua sede em Santa Cruz de la Sierra está em uma altitude mais baixa que São Paulo.

Brasil

Por enquanto o BRASIL NA LIBERTADORES é o Corinthians (rá!).

Atlético Mineiro e Grêmio devem ter as outras duas vagas diretas pelo Brasileiro, enquanto Santos e Palmeiras disputam pela Copa do Brasil uma vaga direta e ao perdedor resta lutar para chegar em quarto no Brasileiro. SPFC, Internacional, Sport, e até a Ponte Preta podem chegar em quarto lugar e entrarem na primeira fase da Copa.

Chile

No Chile temos a novidade Cobresal, um clube no meio do deserto de Atacama. Com apenas uma participação na Libertadores, volta à Copa depois de vinte anos.

Com mais cinco rodadas para terminar, o Campeonato Apertura definirá quem será o outro representante do país na fase de grupos. O Colo-Colo está na frente, seguido pelo Universidad Católica e o Universidad de Concepción.

A vaga para a primeira fase será do campeão da Copa Chile. Universidad de Chile, Universidad de Concepción, Unión Española e Colo-Colo estão nas semifinais.

Colômbia

O Deportivo Cali já assegurou uma vaga para a fase de grupos. A segunda sairá do Finalización, que ainda está definindo os oito times que vão para a fase final.

A vaga para a primeira fase é conquistada pelo maior pontuador do ano. O Atlético Nacional ou Deportivo Medellín estão na frente, e o Medellín ainda pode garantir a vaga ganhando a Sulamericana, independente da pontuação na tabela.

Equador

A LDU Quito já garantiu sua vaga na segunda fase. Ainda faltam sete rodadas para acabar a fase de pontos corridos do Campeonato Equatoriano, mas tudo indica que a segunda vaga ficará para o Universidad Católica, enquanto o Emelec jogará a primeira fase.

México

No México, o legal mesmo é jogar a Copa dos Campeões da Concacaf, por isso dificilmente vemos os clubes mais famosos e populares jogarem aqui.

Com três rodadas para o final da Liga MX Apertura, está praticamente certo que jogarão a fase de grupos da Libertadores o UNAM Pumas e o Toluca. Para a primeira fase deve classificar o Puebla, com alguma chance para o Chiapas Jaguar.

Paraguai

O tradicional Cerro Porteño já garantiu sua vaga na fase de grupos, com o Guaraní e o Olimpia disputando a segunda; o pior vai para a primeira fase. Com cinco rodadas para o final do Clausura, o Libertad corre por fora.

Peru

Ainda não há definição sobre quem vai para a primeira ou segunda fase, mas os times devem ser o Sporting Cristal, a Universidad César Vallejo e o Melgar. O Torneo Descentralizado tem mais cinco rodadas até as semifinais, onde se define para que fase cada clube vai.

Uruguai

Os tradicionalíssimos Nacional e Peñarol vão para a fase de grupos, enquanto o modesto River Plate joga a primeira fase.

Venezuela

O Táchira e o Trujillanos jogam a segunda fase e o Caracas disputará a primeira fase.

Palpite para artilheiro já tenho.

Ouça-me no Podcastimão e me xingue no Twitter. Vai Corinthians!

Coluna do Teleco 1910

Por Teleco 1910

@Teleco1910 é um torcedor comum que gosta de conversar sobre o Corinthians. Ele não conseguirá responder aos comentários aqui, mas está sempre cornetando em 140 caracteres no Twitter.

O que você achou do post do Teleco?