A importância da Copinha de 2024 para o Corinthians
Opinião de Victor Godoy
2.3 mil visualizações 26 comentários Comunicar erro
O Sub-20 do Corinthians se reapresenta ao início da próxima semana para iniciar a preparação para a Copinha de 2024. A competição é de suma importância para diretoria (atual e futura), comissão técnica e jogadores do Timãozinho.
Isso porque internamente a Copinha já é tratada como uma "cartada final" da gestão de Duilio Monteiro Alves, por encerrar a temporada de 2023. Até por isso que Vinicius Marques, auxiliar do Sub-17, virou o braço direito de Danilo no Sub-20. A expectativa da atual diretoria é terminar, ainda que em 2024, o mandato com um título.
Já para o futuro presidente - independente se for André Luiz Oliveira ou Augusto Melo -, há a animosidade para começar o mandato já com título. Até porque a Copinha é bastante visada pela torcida, diferente de outros torneios de base.
Quanto à comissão, o técnico Danilo vive a situação de "tudo ou nada". O treinador não convence a torcida, tampouco algumas pessoas dentro do Corinthians. Não é impossível pensar que, em caso de fracasso, o treinador perca o cargo. Apesar dos diversos desfalques profissionais em 2022 e 2023, o treinador não teve êxito em desenvolver seus jogadores.
Em relação aos jogadores, a Copinha é sempre bastante importante justamente por ser o torneio de maior evidência na base. Pode definir quem Mano Menezes chamará ao profissional ou será esquecido na base. Boa parte do grupo tem margem para chegar ao time principal e um bom desempenho, individual e coletivo, pode auxiliar esses atletas.
Quem eu chamaria para defender o Corinthians na Copinha de 2024?
Eu não levaria nenhum dos jogadores nascidos em 2003, no caso: Abimael, Cauan, João Pedro Tchoca, Ryan, Higor e Arthur Sousa. Parte por acreditar que não vai agregar ao grupo e outra por acreditar que já cabem no profissional. É a última Copinha desse grupo de atletas, então não tem o que trazer de novo ou uma margem de desenvolvimento para 2024. Assim sendo, é mais proveitoso que Mano Menezes teste eles na pré-temporada e defina seus futuros que analise em cima de uma Copa São Paulo, que, na prática, pouco mostra do atleta.
Ainda, nas situações de João Pedro e Arthur Sousa, há o fator de atuarem em posições que o profissional tem poucas opções, o que justifica esses testes. O zagueiro tem treinador com o principal nas últimas semanas, inclusive. Ryan já foi testado com os mais velhos e uma pré-temporada pode lhe conceder uma vaga no plantel, ainda que de baixo escalão. Os demais podem passar por esse teste, serem aproveitados ou emprestados a outras equipes.
Essas eventuais ausências podem e devem ser supridas por jogadores do Sub-17. O Corinthians tem uma boa safra de jogadores nascidos em 2006 e que tiveram destaque ao vencer o Paulista.
Há, também, o desfalque do goleiro Kauê, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho e não vai disputar a Copinha. Com isso, abre uma vaga para outros goleiros, posição que o Sub-20 tem nomes em abundância. Posto isso, levaria Matheus Corrêa, goleiro destaque do Sub-17.
Enfim, a lista
- Goleiros: Felipe Longo, Matheus Roger, Cadu e Matheus Corrêa;
- Laterais: Caipira, Victor Oliveira, Gui Pellegrin, Vitor Meer e Kaio;
- Zagueiros: Renato, Thierry, Vinicius Cressi e William;
- Volantes: Breno Bidon, Thomas Lisboa, Bahia, Thomas Agustín, João Victor e André Luiz;
- Meias: Pedrinho, Adryan, Dimas e Lucas Thierry;
- Atacantes: Kayke, Leo Agostinho, Mateus Patolino, Breno Zanetti, Guilherme Henrique, Beto e Luiz Fernando.
Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.
Avalie esta coluna
Veja mais posts do Victor Godoy
- Cinco jogadores do Corinthians para você ficar de olho na Copinha 2025
- A diretoria da base do Corinthians merece elogios por isso
- O recado que Gabigol e Carlos Miguel mandaram para Yuri Alberto
- Esse nome tem tudo para brilhar no Corinthians em 2025 - mas, tem dois poréns
- Memphis Depay dá aula aos jogadores brasileiros em primeiros meses de Corinthians
- Uma outra visão sobre a eliminação do Corinthians da Sul-Americana