Venha fazer parte da KTO
x
Para superar a sabotagem do apito
Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

ver detalhes

Para superar a sabotagem do apito

Coluna do Walter Falceta

Opinião de Walter Falceta

7.8 mil visualizações 117 comentários Comunicar erro

Para superar a sabotagem do apito

Pênalti sobre Rodriguinho: ignorado pela arbitragem

Foto: Reprodução

Não é mimimi ou reclamismo, mas constatação de virtude. Neste campeonato, o Corinthians tem derrotado seus adversários, o rigor seletivo dos apitadores e a hipocrisia da mídia anticorinthiana.

Lembramos: o primeiro gol do São Paulo, em Itaquera, foi marcado em jogada de claro impedimento. Não houve indignação da imprensa.

Na partida contra o Santos, anulou-se um gol de Pedro Henrique. Pode-se admitir a polêmica, sim, mas quantos gols em condições semelhantes não são validados?

Nesse caso, cabe lembrar que o árbitro era o sempre impreciso e negligente Anderson Daronco, que vive de prejudicar o Corinthians.

Rememorando: no ano passado, ele apitava a partida em que o Timão sofreu o empate do Figueirense, no fechar das cortinas, em gol irregular de Rafael Moura.

Também coordenava a vergonhosa partida em que o Flamengo, no Maracanã, valeu-se de um impedimento de Guerrero para compor o placar de 2 a 2.

E vale atribuir a Daronco, sempre convenientemente omisso, a validação da jogada de Gum que terminou no gol de Cícero, nos acréscimos, na vitória do Fluminense por 0 a 1 em Itaquera, também em 2016.

Ora, este ano, não tem sido diferente. O difícil jogo contra o Cruzeiro, na Arena Corinthians, poderia ter desfecho diferente, menos nervoso, se não fosse anotado um impedimento inexistente de Jô.

E o que dizer do gol legal do mesmo artilheiro, em Coritiba, anulado pela arbitragem? Que diferença fazem dois pontos em um campeonato de renhida disputa como o Brasileiro?

Nesta primeira "decisão", em Porto Alegre, o árbitro Wilton Pereira Sampaio foi rigoroso, implacável, ao anotar o pênalti de Marquinhos Gabriel sobre Geromel.

No entanto, fingiu não ver a gravata de Edílson em Rodriguinho, pênalti não assinalado. Sampaio é costumeiro fazedor de resultados. É o mesmo que contribuiu decisivamente para tirar do Coritiba o título da Copa do Brasil de 2012, e oferecê-lo ao Palmeiras.

Neste domingo, o seletivo apitador também deixou de anotar falta clara de Geromel sobre Romero, no primeiro tempo do embate.

Cabe à direção do Corinthians tomar as devidas providências e exigir fair play dos juízes. Recordemos: em 2016, a encomenda da arbitragem foi decisiva para tirar do clube uma vaga na Libertadores.

Que não sejamos inocentes a ponto de esperar a vigilância ética da imprensa esportiva. Nela, o obsessão anticorinthiana conta mais que o bom senso.

Veja mais em: Campeonato Brasileiro e Erros de arbitragem.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Walter Falceta

Por Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

O que você achou do post do Walter Falceta?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Luan

    Ranking: 7167º

    Luan 266 comentários

    @luan.fps em

    Toda vez é a mesma coisa, sempre minimizam os lances que prejudicam o Corinthians. Na visão deles, foi um lance difícil, ou erros acontecem pra todos. Mas quando o erro é a favor do Corinthians, é uma tempestade, um deus nos acuda! "Campeonato manchado!" eles berram. Sempre foi assim, em todas as nossas conquistas, o que não faltou foram acusações falsas de favorecimento de arbitragem. Hipócritas, nada dizem quando os erros convém aos outros. O Palmeiras ganhou em 2016 com vários lances discutíveis e polêmicos, não vimos nada da mídia comentá-los. Este ano já foram 5 pênaltis a seu favor, ninguém diz nada. Flamengo e o pênalti anulado do Avaí, pouco se falou. Ah se fosse com o Corinthians... Somos perseguidos mesmo, e temos que reclamar, já que quem deveria ter esse papel se mantém omisso.

  • Foto do perfil de Jose

    Ranking: 2790º

    Jose 778 comentários

    @stormnuken em

    Faltou dizer que a cotovelada que o Geromel deu no Romero era pra vermelho direto e o apitador deu amarelo. E sem contar que a falta não marcada sobre o Romero pelo próprio Geromel, era passível de cartão amarelo. Como ele deu a cotovelada em lance posterior, seria segundo amarelo e portanto, expulsão.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de sebastiao

    Sebastiao 146 comentários

    95º. @sebastiao.m.neto em

    TEMOS QUE MAIS PESSOAS COMO você, sestribuindo estas verdades para que mais gnt possa saber desta campanha contra o Timão, parabéns!

  • Foto do perfil de cleber

    Ranking: 3466º

    Cleber 621 comentários

    94º. @cleber.z em

    Uma sugestão: Por que o administrador do "MEU TIMÃO não envia essa matéria a toda mídia esportiva para divulgar essa "SACANAGEM" que fazem com o Corinthians todo ano?
    Mais precisamente aos poucos jornalistas corintianos e aos sérios da profissão!
    Enquanto nós (TORCEDORES) ficarmos apenas lamentando os pontos perdidos, essa "SACANAGEM" só tende a piorar!

  • Foto do perfil de cleber

    Ranking: 3466º

    Cleber 621 comentários

    93º. @cleber.z em

    Isso tudo poderia ser evitado se o Corinthians tivesse um Presidente forte nos bastidores da CBF, esse BANANA deixa a arbitragem "CAGAR" nos jogos do TIMÃO e não faz nada!
    Depois me xingam quando peço a volta de André Sanchez, com ele a juizada pensava 2 vezes antes de fazer "MERDA"!

  • Foto do perfil de Rocky

    Rocky 41 comentários

    92º. @vampinho em

    Assino embaixo! Da nojo dessa mídia anti e também dessa juizado!

  • Foto do perfil de Bruna

    Bruna 87 comentários

    91º. @bruna.mariano2 em

    Falou tudo...assisti todos programas esportivos e não vi nenhum comentar o lance do pênalti no Rodriguinho, ao contrário do que fizeram no suposto pênalti no abila, que foi reprisado inúmeras vezes em todos os ângulos possíveis..o Corinthians já vem sendo prejudicado e tende a piorar