Papo reto sobre a segunda derrota

Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

ver detalhes

Papo reto sobre a segunda derrota

Coluna do Walter Falceta

Opinião de Walter Falceta

41 mil visualizações 162 comentários Comunicar erro

Papo reto sobre a segunda derrota

Derrota em Itaquera: mais um jogo sem balançar as redes adversárias

Foto: Reprodução TV

1) Corinthians não combina com soberba. O Time do Povo sempre primou pela garra, pelo empenho e pelo foco na superação das adversidades. Sempre com a humildade dos gigantes. O "já ganhou" é uma armadilha.

2) A rigor, há duas fases do Corinthians neste Brasileirão. A primeira vai até a vitória contra o Palmeiras, por 2 a 0, quando alcançou 35 pontos em 39 disputados. Em 13 rodadas, teve aproveitamento de 89,7% dos pontos disputados.

3) A outra fase se iniciou no jogo seguinte, contra o Atlético Paranaense, em casa, na rodada 14. De lá para cá, foram 9 jogos. O aproveitamento caiu para apenas 55,5% dos pontos disputados: 15 em 27 possíveis.

4) O fator casa prejudicou tremendamente a campanha. De lá para cá, foram cinco jogos em Itaquera, com duas derrotas, dois empates e apenas uma vitória. O aproveitamento doméstico nesta fase é preocupante: 33% dos pontos disputados.

5) Neste período, em casa, o Timão perdeu a invencibilidade e caiu para duas das piores equipes do campeonato, contra as quais não marcou um gol sequer.

6) As três partidas deste segundo turno fazem acender o sinal amarelo no Parque São Jorge. O aproveitamento é de 33%, garantido somente pela presença de espírito de Leo Santos e pela estrela de Jô, na partida contra a Chapecoense.

7) Contando acréscimos, já se passaram 220 minutos desde que o Corinthians balançou as redes pela última vez, em seus domínios. Foi no gol de Pedro Henrique, contra o Sport.

8) O Corinthians tem um bom 11, mas sofre com os desfalques. Falta elenco à esquadra mosqueteira.

9) Sem corneta, mas até as pedras de Itaquera já se convenceram de que Kazim não se dá bem com o futebol. Ele sofre com a bola, a torcida com ele. Aliás, foi o atacante quem perdeu a dividida de cabeça no gol de Gilvan, do Atlético Goianiense.

10) Em casa mais uma vez, contra outro rubronegro, o Corinthians repetiu a fórmula que fracassou contra o Vitória, em ações ofensivas que muito lembram a troca de passes em meia lua do handebol. A muitos torcedores, o martírio contra o fraco Atlético Goianiense parecia uma prorrogação da derrota para os baianos.

11) Nada está perdido. Nem de longe, pois ainda há gordura para se queimar. Futebol é assim: ganha-se, perde-se. Mas é preciso ajustar, corrigir e, principalmente, reinventar. O Corinthians tem sido previsível e os atores de seu meio de campo, em particular, precisam repensar urgentemente a execução de seus papéis.

Coluna do Walter Falceta

Por Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

O que você achou do post do Walter Falceta?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Pilo

    Ranking: 403º

    Pilo 2264 comentários

    por @pilo.romano

    é isso mesmo...o time tá mal, bem fraquinho...e torcedor que grita é campeão antes da hora é burro!

  • Foto do perfil de kleber

    Ranking: 608º

    Kleber 1593 comentários

    por @kleberix1

    Olha estou muito p***, talvez mude de ideia com a cabeça fria, mas essas derrotas acabam com auto estima de uma equipe, uma nova derrota na sequência pode fazer a equipe despencar, quando o jogo começou e o Corinthians estava em cima e perdendo gols, eu vi o mesmo filme do jogo contra o vitória, estava só esperando o gol do atlético, e o gol veio... Esta situação está preocupante, o próximo jogo é muito difícil e eu não sei o rumo que tomará a equipe com uma nova derrota... O certo é que não existe em qualquer campeonato do mundo, a equipe líder perder duas vezes seguidas para os dois lanternas.

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de jorge

    Ranking: 1944º

    Jorge 630 comentários

    162º. por @jorgetomo

    Acho time vai melhorar com duas ou três rodadas de sequencias, isto com os titulares.

  • Foto do perfil de Rafael

    Ranking: 263º

    Rafael 3010 comentários

    161º. por @rafablack

    Acho engraçado vocês, o cara da assistencia é craque, perde um gol vira bosta?

    Foto do perfil de UILDEMBERGUE

    UILDEMBERGUE 793 comentários

    27/08/2017 às 13h09 por @uildo

    Não gosto do kazin, mas quem perdeu gol feito foi a bosta do clayson e o Fagner

  • Foto do perfil de Luiz

    Ranking: 3201º

    Luiz 374 comentários

    160º. por @luiz.jose.martins.se

    Nosso meio de campo não existe mais. Rodriguinho, desde que foi pra seleção acabou; Jadson voltou muito mal da lesão; até o Maycon parece que perdeu poder de infiltração. Soma a isso os desfalques recorrentes na zaga, nas laterais e no ataque (sem tem alguém de fora nessas posições) e o time tá nitidamente em baixa. Nosso meio tem que voltar a jogar urgente.

  • Foto do perfil de Mario

    Ranking: 75º

    Mario 6810 comentários

    159º. por @mario.kio.f

    É preciso reinventar... Todo mudo já conhece como o time joga

  • Foto do perfil de Luan

    Ranking: 2024º

    Luan 608 comentários

    158º. por @luan.franco

    é isso ai, o Corinthians tem bons 11 jogadores, não temos peças de reposição a altura, principalmente na lateral e ataque!

  • Foto do perfil de Binho

    Ranking: 6526º

    Binho 152 comentários

    157º. por @binho.cabral

    Não se iludam! Essa b0sta de 'time' é um put4 apanhado de série b! Nada mudou! O que acontece é que o campeonato brasileiro está nivelado por baixo! Vide o Guarani que recebeu no colo o título de 2016 com um time vagabundo e sem-vergonha! Essa bosta desse estádio é um lixo! Uma ilusão! Abram a p0rra do olho e se livrem dessa m3rda desse impressorão do caralh0 enquanto ainda há tempo! Voltemos para o Pacaembu que é a nossa verdadeira casa! Torcidinha de amendoins de B0STA, se forem na PORR4 do estádio é pra gritar, apoiar e cantar a merd4 das músicas durante os 90 minutos, e não ficar calado que nem um panaca, xingando juiz e reclamando desse, ou daquele jogador de série b, muito menos ficar levando aquelas b0stas daqueles cavalinhos! Enfiem no rabo esses cavalinhos de merd4! Aqui é Corinthians! Na vitória, ou na derrota eu canto forte: CORINTHIANO EU SEREI ATÉ A MORTE!

  • Foto do perfil de Binho

    Ranking: 6526º

    Binho 152 comentários

    156º. por @binho.cabral

    Não se iludam! Essa b0sta de 'time' é um put4 apanhado de série b! Nada mudou! O que acontece é que o campeonato brasileiro está nivelado por baixo! Vide o Guarani que recebeu no colo o título de 2016 com um time vagabundo e sem-vergonha! Essa bosta desse estádio é um lixo! Uma ilusão! Abram a p0rra do olho e se livrem dessa m3rda desse impressorão do caralh0 enquanto ainda há tempo! Voltemos para o Pacaembu que é a nossa verdadeira casa! Torcidinha de amendoins de B0STA, se forem na #[email protected]% do estádio é pra gritar, apoiar e cantar a merd4 das músicas durante os 90 minutos, e não ficar calado que nem um panaca, xingando juiz e reclamando desse, ou daquele jogador de série b, muito menos ficar levando aquelas b0stas daqueles cavalinhos! Enfiem no rabo esses cavalinhos de merd4! Aqui é Corinthians! Na vitória, ou na derrota eu canto forte: CORINTHIANO EU SEREI ATÉ A MORTE!

  • Foto do perfil de Binho

    Ranking: 6526º

    Binho 152 comentários

    155º. por @binho.cabral

    Não se iludam! Essa b0sta de 'time' é um put4 apanhado de série b! Nada mudou! O que acontece é que o campeonato brasileiro está nivelado por baixo! Vide o Guarani que recebeu no colo o título de 2016 com um time vagabundo e sem-vergonha! Essa bosta desse estádio é um lixo! Uma ilusão! Abram a p0rra do olho e se livrem dessa m3rda desse impressorão do caralh0 enquanto ainda há tempo! Voltemos para o Pacaembu que é a nossa verdadeira casa! Torcidinha de amendoins de merda, se forem na #[email protected]% do estádio é pra gritar, apoiar e cantar a merd4 das músicas durante os 90 minutos, e não ficar calado que nem um panaca, xingando juiz e reclamando desse, ou daquele jogador de série b, muito menos ficar levando aquelas b0stas daqueles cavalinhos! Enfiem no rabo esses cavalinhos de merd4! Aqui é Corinthians! Na vitória, ou na derrota eu canto forte: CORINTHIANO EU SEREI ATÉ A MORTE!

  • Foto do perfil de Wellington

    Ranking: 10799º

    Wellington 71 comentários

    154º. por @wellton

    Carille precisa admitir que certos reservas não conseguem render no Corinthians. Acho que chegou a vez de Carlinhos e Marciel nas vagas de Kazim e Moises. Já o Clayson, 1h só treinando finalização.

  • Foto do perfil de kleber

    Ranking: 608º

    Kleber 1593 comentários

    153º. por @kleberix1

    Acho que essa relaxada aconteceu contra o vitória, mas ontem até que jogou bem, o problema mesmo foi a incompetência dos nossos atacantes, os gols que perderam o Kazim, o clayson e o Fagner foram absurdos... Acho que com jô e Arana o jogo seria outro. Agora minha preocupação é a parte psicológica da equipe, se o Carille não fizer bem a cabeça dos jogadores essa derrota pode abalar o time, e o pior é que já pegamos uma pedreira na sequência. Todos os igredientes prontos para uma crise, se vencer o Santos tudo volta ao normal, agora se perder...

    Foto do perfil de Luis

    Luis 9613 comentários

    27/08/2017 às 13h53 por @betofiel

    Depois daquela parada de 20 dias o time relaxou, essa é a verdade, Carille precisa mudar alguma coisa no treinamento do time e admitir que alguns reservas são ruins.