Venha fazer parte da KTO
x
É mesmo leite de pedra?
Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

ver detalhes

É mesmo leite de pedra?

Coluna do Walter Falceta

Opinião de Walter Falceta

4.1 mil visualizações 126 comentários Comunicar erro

É mesmo leite de pedra?

Carille: torcedores divergem sobre qualidade dos atletas à disposição

Foto: Agência Corinthians

Peço ao leitor o gentil auxílio nesta reflexão. Será que a comissão técnica corinthiana realmente tira leite de pedra?

Por que surge a dúvida? Depois da brutal queda de rendimento no segundo turno, parte da torcida se pôs a afirmar que “essa é a realidade do limitado time corinthiano”.

Muitos disseram ou escreveram que o desempenho atual é perfeitamente compreensível. A surpresa estaria no aproveitamento do primeiro turno, este sim surpreendente.

Cabe neste caso, no entanto, um brevíssimo exame do time titular de Parque São Jorge.

Cassio: sagrou-se campeão de tudo pelo Corinthians; tem sido convocado para compor a Seleção Brasileira.

Fagner: tido até recentemente como o melhor lateral-direito em atividade no Brasil, também frequentou as listas da Seleção Brasileira.

Balbuena: aguerrido, eficiente na defesa e também no ataque, é provavelmente o melhor zagueiro do campeonato.

Pablo: zagueiro com ótima presença de área; com ele, o Corinthians raramente tem sua meta vazada.

Arana: considerado uma das revelações deste Campeonato Brasileiro; cobiçado por clubes europeus, parte da crônica esportiva considera que será o futuro lateral-esquerdo da seleção nacional.

Maycon: tido como mais uma jóia da base corinthiana, firmou-se no time pela atenção à marcação e a efetividade no apoio à ação ofensiva.

Gabriel: para muitos, outro jogador de destaque na equipe; foi líder em desarmes no Paulistão e se converteu em um dos mais eficientes passadores do atual Brasileiro.

Jadson: atleta já convocado para a Seleção Brasileira, foi considerado um dos artífices da conquista nacional de 2015.

Rodriguinho: destacou-se como o cérebro criativo da equipe neste ano; acabou também convocado para compor a Seleção Brasileira.

Romero: o raçudo paraguaio, atleta da seleção de seu país, encantou parte da torcida com seu voluntarismo; tornou-se o artilheiro da Arena em Itaquera.

Jô: atleta identificado com o clube, atuou por grandes agremiações europeias, conquistou uma Libertadores de América e também atuou na Seleção Brasileira.

Com este time, o Corinthians triunfou com folga no primeiro turno do Brasileirão 2017, conquistando 47 de 57 pontos possíveis, estabelecendo aproveitamento de 82,5%.

Será mesmo que se trata de um time limitado? E será que é natural ter a quinta pior campanha do returno?

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Walter Falceta

Por Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

O que você achou do post do Walter Falceta?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Rafael

    Ranking: 320º

    Rafael 4299 comentários

    @rafablack em

    Problema do Corinthians é desgastar os homens de criação marcando lateral adversário, Carille só se preoculpa com a defesa, não é atoa que usa 2 volantes
    Corinthians sem bola: Jô atrás da linha da bola
    Corinthians com bola, Jadson e Rodriguinho quase na grande área

    A gente entende que o time precisa voltar pra marcar, fechar espaço, mas ver o Jadson indo até a linha de fundo marcando o lateral adversário? Rodriguinho vindo quase na entrada da área? Ai quando precsia que os 2 tenham pique pra voltar e criar o jogo tá os 2 sem folego porque estão marcando

    Corinthians hoje joga no 4-2-3-1 mas está mais pra um 4-5-0-1 os meias são marcadores não armadores por mais que seja a característica armar estão mais focados em marcar, esse é o esquema do Carille que vinha dando certo até então, porém já deu, ninguém mais vem pra cima do Corinthians babando como vinham no começo do ano
    tá na hora do time começar a jogar no ataque

  • Foto do perfil de Juliao

    Ranking: 468º

    Juliao 3402 comentários

    @juliao.petruquio em

    Não jogamos bem em 2017 quando fomos os favoritos. Como zebras ganhamos o paulista e fizemos a campanha surpreendente na primeira fase. Jogando como o time a ser batido o rendimento caiu. Carille se acomodou. Arana sumiu, não avança e deixou de marcar. Assim como o Fagner que além de não apresentar um futebol decente ainda esta procurando o porque da não convocação. Rodriguinho acha que pode resolver um jogo sozinho. Perde muita bola porque prende o jogo e erra 10 de 9 passes. Jadson esta da mesma forma que o Vagner Love eateve no início no Timão em 2015. Porém tivemos um técnico de saco roxo que o deixou treinando finalizações, e nível técnico. O Jadson poderia se tocar e pedir para não ser escalado. O Romero nunca foi um jogador que pudesse decidir. Antigamente corria, voltava, marcava e roubava bolas. Hoje corre menos, reclama mais, faz faltas bobas e erra chutes e passes. Outro que deveria treinar mais e pegar banco. O Maicon está abaixo da critica. Me recuso a comentar.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de aparecido

    Ranking: 8401º

    Aparecido 212 comentários

    93º. @cido1 em

    Todas a vezes que tivemos pressão empatamos com o medo na mão é hora de segurar o time e fazer crscer a auto estima desses atletas muito bons.

  • Foto do perfil de aparecido

    Ranking: 8401º

    Aparecido 212 comentários

    92º. @cido1 em

    O time e bom o problema e que agora e hora de separar os homens das crianças, um técnico experiente seria bem melhor, foi assim com Tite e mano Menezes na hora do aperto deu tudo certo.

  • Foto do perfil de William

    William 198 comentários

    91º. @de.barros em

    O time não é ruim, claro que os jogadores tem sua parcela de culpa mas a maior parte é do Carille que insiste nos mesmos jogadores que vivem momentos ruins enquanto tem outros em bom momento no banco, além de não ter nenhuma variação tática em mente.

  • Foto do perfil de Mario

    Ranking: 2286º

    Mario 930 comentários

    90º. @mario.carranza em

    Leite de pedra? Não, acho que botaram uma pedra no leite!de todos os que nombrou, só no concordo com um, por uma questão de gosto, e não e o Romero.mas esqueceu da personagem principal do time :o auxliar.quem era o auxiliar mesmo? No começo do ano quiais eram os comentários neste mesmo blog? Esta e a realidade do que tinha o Corinthians, de resto concordo com você.o único que voltou a realidade do que era foi o auxiliar, um eterno milton cruz, mortuosa, o.o,...

  • Foto do perfil de Jose

    Jose 18 comentários

    89º. @ecletico em

    Discordo. O Carille es´ta fazendo com esse elenco (se é podemos dizer assim) limitadíssimo muitos técnicos de renome gostariam de fazer tirar leite de pedra mesmo e como se fosse pouco as paralizações inclusive da seleção brasileira é compreensível que os atletas perderam o pique. Mas nem tudo está perdido vamos retomar o caminho das vitórias e chegaremos. Sou louco? E daí sou corithiano meu. Vai Corinthians!