Venha fazer parte da KTO
x

Veterano ou novato: qual é melhor opção no meio campo para o confronto decisivo da Libertadores?

5.3 mil visualizações 89 comentários Reportar erro

Por Lucas Mariano

Tite vem testando os dois jogadores nos últimos treinamentos e deve tomar a decisão no começo desta semana

Tite vem testando os dois jogadores nos últimos treinamentos e deve tomar a decisão no começo desta semana

Montagem fotos Daniel Augusto/Ag. Corinthians

Nos últimos treinos, Tite indicou que fará mudanças na equipe para a próxima partida contra o Nacional, válida pela segundo jogo das oitavas de final da Copa Libertadores. Em relação à equipe que entrou em campo em Montevidéu, no Uruguai, na última quarta-feira, a mudança deve ser a saída de Alan Mineiro. A dúvida é de quem entra no lugar do meia: Danilo ou Marquinhos Gabriel?

Escolhido para ser o titular no lugar de Giovanni Augusto, que se machucou no dia 16 de abril, na partida contra o Red Bull, Alan Mineiro não se firmou no time. Apesar de ter jogado bem contra o próprio Red Bull, justamente no jogo que ele substituiu o camisa 17, Alan não conseguiu repetir o desempenho nas partidas seguintes e foi alvo de críticas do torcedor.

Depois de manter Alan Mineiro contra Audax e Nacional, Tite indicou que promoverá alterações e nos últimos treinos testou Danilo e o recém-contratado Marquinhos Gabriel na posição. Pensando nisso, o Meu Timão faz uma análise das possíveis escolhas do treinador, apontando os pontos positivos e negativos dos dois jogadores.

Danilo

Veterano no Timão, Danilo vem sendo usado como uma espécie de coringa nesta temporada. Com a saída de Vágner Love, o meia passou a ser improvisado como centroavante nos primeiros jogos do ano, antes de André ganhar a titularidade.

De volta ao banco de reservas, ele é nome constante dos times alternativos de Tite usados ao longo dos últimos meses e também costuma entrar no decorrer dos jogos. Nessas ocasiões, ele já jogou tanto aberto pelas pontas, como também mais centralizado pelo meio.

Para o duelo desta quarta-feira, Danilo vem sendo testado para jogar aberto pelo lado direito. Nas movimentações treinadas por Tite, Fagner costuma abrir muito pelo lado direito, quase como um ponta. Com a infiltração de Elias, o meia passaria a compor o meio de campo. Com isso, pesa a ser favor sua visão de jogo.

Já o principal fator negativo de Danilo é a velocidade. No esquema tático de Tite, todos jogadores contribuem muito na marcação. Apesar de poder contribuir com isso, o jogador pode deixar a desejar caso seja acionado em jogadas muito rápidas.

Nesta temporada, o atleta disputou 20 jogos pelo Timão e marcou dois gols. Com a camisa alvinegra, ele acumula 42 jogos de Libertadores, sendo o jogador mais experiente do grupo nesse torneio. No entanto, o veterano enfrenta um jejum de gols na competição, tendo marcado pela última vez há três anos, na vitória por 1 a 0 contra o Millonarios, em Bogotá.

No Corinthians desde 2009, Danilo recentemente ficou afastado por conta de uma contratura na panturrilha, mas voltou a treinar na semana retrasada e está 100% fisicamente.

Marquinhos Gabriel

Em um duelo de opostos, Marquinhos Gabriel, ainda sem estrear pelo Corinthians, compete justamente com o jogador mais experiente do time. A ser favor, ele tem justamente um dos pontos fracos de seu companheiro, a velocidade.

Oficialmente apresentado no dia 18 de abril, quando Giovanni Augusto teve constatadas as lesões ligamentares no pé esquerdo, Marquinhos já vem treinando normalmente com o restante do grupo.

O que impede ele de ainda não ter feito sua estreia é a condição física. Depois de se destacar pelo Santos em 2015, ele voltou ao Al-Nassr, da Arábia Saudita. Lá, o ritmo de treino é mais leve em comparação ao futebol brasileiro. Por isso, o principal objetivo do jogador desde que ele chegou ao Timão é melhorar seu condicionamento.

Segundo a comissão técnica corinthiana, o meia já está praticamente no mesmo nível dos seus companheiros e pode fazer sua estreia. Veloz, ele pode contribuir com a falta de criatividade que o meio de campo corinthiano vem apresentando.

Pelo lado negativo, o que pode pesar é a falta de entrosamento de Marquinhos com o restante do grupo. Apesar de já estar treinando desde que foi apresentado, o jogador pôde conhecer o esquema de jogo pedido por Tite, porém só nos últimos dias teve a oportunidade de treinar com o time titular.

Criatividade, velocidade, entrosamento, experiência, novidade. Tite deve escolher suas preferências e definir entre os dois jogadores no início desta semana. Nesta segunda-feira, o Corinthians treina às 15 horas na Arena Corinthians, palco do confronto decisivo. Na terça, a equipe faz o último treino antes do jogo contra o Nacional.

Veja Mais:

  • Garro ficou no Brasil para ver o nascimento de seu primeiro filho

    Fora de jogo no Paraguai, meia do Corinthians celebra nascimento do filho em São Paulo

    ver detalhes
  • O documento, assinado por Romeu Tuma Jr., pede que o presidente do Corinthians informe o Conselho Deliberativo

    Presidente do Conselho do Corinthians rebate oposição e dá veredito sobre convocação de Augusto Melo

    ver detalhes
  • Corinthians enfrenta o Nacional, às 19h, no Defensores del Chaco

    Corinthians visita o lanterna Nacional-PAR em busca da liderança na Sul-Americana; saiba tudo

    ver detalhes
  • Corinthians joga contra o Nacional-PAR pela Sul-Americana

    Confira as duas opções para assistir ao jogo entre Corinthians e Nacional-PAR pela Sul-Americana

    ver detalhes
  • Corinthians chegou ao Paraguai na noite desta segunda-feira

    Três voltas e três baixas: Corinthians desembarca com 24 jogadores no Paraguai; veja lista

    ver detalhes
  • Corinthians bate o Botafogo em jogo de pouca criatividade e segue invicto no Brasileirão Feminino

    Corinthians bate o Botafogo em jogo de pouca criatividade e segue invicto no Brasileirão Feminino

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: