Venha fazer parte da KTO
x

Conquista da Copa do Brasil completa sete anos nesta sexta-feira

1.6 mil visualizações 40 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Corinthians foi derrotado apenas uma vez ao longo da campanha

Corinthians foi derrotado apenas uma vez ao longo da campanha

Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Há exatos sete anos, o Corinthians sagrou-se tricampeão da Copa do Brasil. O elenco, liderado pelo atacante Ronaldo, superou todas as dificuldades ao longo do torneio de mata-mata e trouxe o título que garantiu a participação na Libertadores do ano seguinte. Vindo de um acesso à elite do futebol brasileiro no ano anterior, o Timão provou que estava pronto para novamente figurar entre os principais clubes favoritos às competições em disputa.

O desejo pela conquista da Copa do Brasil era uma prioridade desde a estreia da equipe. Comandado pelo técnico Mano Menezes, grande parte do elenco havia participado do vice-campeonato no ano anterior, diante do Sport. Fato, que na visão dos jogadores e da Fiel, incentivou ainda mais a luta pela conquista.

Além da qualidade diferencial de Ronaldo no setor ofensivo, a equipe também apresentava pontos fortes em todos os setores do campo. Vindo de um acesso da Série B do Campeonato Brasileiro, a base do plantel de jogadores foi mantida a partir de nomes renomados como o de Elias, Douglas, Chicão e Cristian, contribuindo para o entrosamento ao longo dos jogos.

Outra conquista que influenciou diretamente no ambiente e confiança do grupo foi a do Campeonato Paulista daquele ano, onde o Timão terminou com a melhor campanha de maneira invicta. A partir de então, o foco passou a ser a Copa do Brasil.

Derrotado apenas uma vez durante toda a participação no torneio, diante do Atlético Paranaense, no jogo de ida das oitavas de final, o Corinthians despachou grandes adversários. Além dos paranaenses, a equipe de Mano Menezes passou também por Fluminense e Vasco, durante as quartas de final e semifinal, respectivamente, até chegar na grande decisão contra o Internacional.

O título sobre os gaúchos começou a ser escrito no eterno estádio do Pacaembu, no dia 17 de junho daquele ano. Com gols de Jorge Henrique e Ronaldo, o Timão construiu enorme vantagem jogando como mandante e foi à Porto Alegre podendo perder por até um gol de diferença para ficar com o título.

Entretanto, apesar da superioridade no placar, o Corinthians não adotou uma postura defensiva a foi ao ataque logo no início da partida no estádio Beira-Rio. Novamente ele, o baixinho Jorge Henrique, que havia feito o primeiro no Pacaembu, subiu mais que a zaga e testou firme para fazer mais um gol decisivo. Sete minutos depois, André Santos escapou livre pela esquerda e chutou forte, no ângulo do goleiro Lauro, que nada pôde fazer, 2 a 0.

O Internacional ainda buscou o empate na segunda etapa com dois gols de Alecsandro, mas que não impediu o título corinthiano na capital gaúcha. Em meio ao clima frio e a enorme pressão feita pela torcida adversária, o Timão demonstrou sua força mais uma vez e garantiu a terceira conquista da Copa do Brasil na história do clube.

Veja Mais:

  • Augusto Melo e Sergio Moura ouviram as cobranças da Gaviões da Fiel nesta quinta-feira

    Veja os assuntos cobrados pela Gaviões da Fiel em reunião com diretoria do Corinthians

    ver detalhes
  • Corinthians ocupa a terceira colocação do Grupo F após derrota na Argentina e empate do Racing, nesta quinta-feira

    Corinthians sai da zona de classificação da Sul-Americana após terceira rodada; veja tabela

    ver detalhes
  • Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    ver detalhes
  • Corinthians ainda tem valores a receber por Felipe Bastos

    Balanço aponta valores que o Corinthians ainda tem a receber por venda de jogadores; confira cifras

    ver detalhes
  • Rodrigo Richard (com a mão levantada) é o novo reforço do Corinthians para o Sub-17

    Corinthians contrata novo zagueiro para o Sub-17 e chega a 27 reforços para as categorias de base

    ver detalhes
  • Duílio explica dívidas com elenco

    Ex-presidente do Corinthians comenta risco de rebaixamento e explica dívidas por direitos de imagem

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: