Venha fazer parte da KTO
x

Comentário de Roberto em "[Roberto Piccelli] É hora de brigar por uma..."

Roberto

Roberto Piccelli Verificado

Rodrigo, também respeito a sua opinião. Aliás, minha opinião é minha opinião. Você pode não concordar, o que não faz dela uma falácia. Quanto aos "estudos" que você menciona, um é um artigo de um site jurídico que, como todo o respeito, nada mais é do que uma opinião, como a minha é. A segunda diz respeito a uma pesquisa de abrangência restrita, com alcoólatras compulsivos. Para quem é alcoólatra, proibir a cerveja no estádio não faz nenhuma diferença. Entre a cerveja no estádio pra hábitos violentos de alcoólatras tem quilômetros. Se existem estudos, tem que ser sobre o aumento da violência em estádios nos lugares onde a cerveja é liberada. Já viu algo do tipo? Na Bahia aumentou alguma coisa?

em Post > [Roberto Piccelli] É hora de brigar por uma receita crucial para a...

Em resposta ao comentário:

Roberto, respeito a sua opinião, que é acompanhada por muitos, mas confesso que não concordo com ele.
Primeiro, é possível identificar uma série de falácias no seu texto que possuem a pretensão (implícita, obviamente) de quase deslegitimar os argumentos contrários, mas sem enfrentá-los.
A primeira falácia já é identificada logo nas primeiras linhas, ao expor que o Brasil estaria na "vanguarda do atraso", "permanecendo refém ...".
É possível identificar outras como "a violência associada folcloricamente ao consumo de bebidas". Ora, não há folclore nisso. Foram estudos que, queira você ou não, chegaram em uma conclusão distinta da sua.
Como exemplo, cito os textos abaixo:
https://jus.com.br/artigos/22554/o-esporte-bretao-a-copa-do-mundo-e-as-bebidas-alcoolicas
http://uepg.br/proex/anais/trabalhos/7/Oral/13oral.pdf
A violência foi reduzida e em números consideráveis.
Poderia falar muito mais sobre a necessidade da proibição das bebidas nos estádios, mas só tenho 1k caracteres.
Um abraço.

Responda o comentário do Roberto

  • 1000 caracteres restantes

Réplicas desse comentário

  • Foto do perfil de Rodrigo

    Rodrigo Pires 9 comentários

    1º. Rodrigo Pires em 12/08/2016 às 15h04

    Roberto, primeiramente, você como advogado que é, deveria saber que a falácia não é um elemento que caracteriza a sua opinião, mas sim o método de expô-la. A sua opinião não é uma falácia, mas você utiliza de falácias argumentativas para expor a sua opinião, "inferiorizando" a opinião alheia sem enfrentar seus argumentos. Já copiei os trechos anteriormente.
    Quanto aos estudos que citei, confesso que estou surpreendido, por você ser um articulista desse site e mestrando. O primeiro texto faz referências diretas às pesquisas realizadas no Mineirão, além de citar a proibição de venda de bebidas pela UEFA na EURO. Não é opinião, é dado estatístico. Essa informação é corroborada pelo fato de que a França proibiu a venda de bebidas na EURO 2016.
    Quanto ao seg. Estudo, você terá que admitir que não leu nada. Isso porque, no primeiro par, a pesquisadora fala que "Nossa reflexão, se detém, nos consumidores eventuais de bebidas alcoólicas, ditos bebedores sociais."