Venha fazer parte da KTO
x
Acabou o prazo, Carille
Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

ver detalhes

Acabou o prazo, Carille

Coluna do Jorge Freitas

Opinião de Jorge Freitas

10 mil visualizações 157 comentários Comunicar erro

Acabou o prazo, Carille

O tempo já acabou para Carille, que prometeu um time melhor, mas está conseguindo jogar muito pior que 2017.

Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Em minha última coluna, escrevi aqui que o Corinthians mantinha os 100% de aproveitamento e de sofrimento em mata-matas nesta temporada. No início do ano, também fiz questão de defender o trabalho e dizer que Carille precisava ter a confiança e a paciência do torcedor, que veria um time em evolução nos primeiros meses da temporada, razão do novo grupo e das novas ideias que o treinador havia pregado e defendido em seu retorno ao clube, e que classificações como contra o Racing deveria ser comemorada e vista como mérito, não como obrigação.

Passada a metade do quarto mês do ano e após ver mais uma partida terrível do Corinthians, sinto-me à vontade para levantar críticas ao trabalho de Fábio Carille. Sem convencer até aqui, Carille tem em mãos um elenco que pode jogar muito mais bola do que tem jogado. Embora faltem algumas peças importantes, como um verdadeiro armador de jogadas, já que Jadson começou essa temporada como se estivesse no final, Sornoza serve apenas para bola parada e Pedrinho não é uma opção para o treinador pelo meio, não enxergo desculpas suficientes para a bolinha que estamos jogando e para os sufocos que tomamos, mesmo com seguidas classificações.

Sim, está claro a todos que o Corinthians desta temporada tem muito mais sorte que competência técnica. Fomos piores que o Ferroviário, da terceira divisão nacional, tomamos susto contra o municipal time do Avenida e quase caímos fora para um limitadíssimo Ceará. Isso sem falar do Racing, que foi superior durante 180 minutos e só não se classificou por uma dessas coisas que o futebol não explica.

Hoje, após alcançarmos incríveis 400 minutos sem fazer um golzinho, encontramo-nos diante duma decisão contra um rival que não levanta uma taça importante há mais de dez anos e virá a nossa casa com muita fome de bola. Embora favoritos, não queremos que clube nenhum faça a festa em nosso estádio. Corremos o risco de perder uma final e, quatro dias depois, sermos eliminados na Copa do Brasil, já que nem em casa conseguimos ser tão superiores como já fomos em anos anteriores.

Ontem, embora com o time reserva, o Corinthians tinha em campo jogadores do nível de Ramiro, Vagner Love e Boselli, contratados para dar uma resposta afirmativa aos torcedores, mas que até aqui nada de bom fizeram (um desconto ao argentino, que mal pega na bola). Carille sabe que o clube está devendo e pede para que não busquemos fantasmas, mas é verdade que não dá para confiar num time que não toca a bola, não faz triangulações nem infiltrações, depende exageradamente de seus goleiros para conseguir resultados e não cria uma grande jogada de gol.

Nos próximos dois jogos, teremos que buscar o resultado, o que não tivemos que fazer até aqui em quase nenhum jogo de volta. Aliás, quando tivemos, fracassamos e só passamos pela Ferroviária graças a Cássio, nos pênaltis, que tem sido o grande jogador dessa temporada, retrato do futebol excessivamente defensivo que temos apresentado.

Imagine a crise se perdemos a final para o São Paulo e em seguida cairmos para a Chapecoense na Copa do Brasil? Parece trágico demais, mas quem pode cravar que não acontecerá, haja vista as falhas em nosso esquema tático e a ausência de um estilo eficiente de jogo?

Nosso meio de campo quase que inexiste, já que não há criações de jogadas. Ainda, para piorar, corremos o risco de não termos Junior Urso, machucado e com características exclusivas no elenco. Gustagol, um fenômeno do começo de temporada, não recebe uma boa bola para finalizar desde antes de se contundir, quando nos salvou de fiascos como contra o próprio Ferroviário.

Clayson, um dos poucos pontos positivos do treinador na temporada, recuperado e ainda melhor, não é capaz sozinho de fazer nada e me faz sentir até pena de suas grandes jogadas que morrem quando chegam nos pés de outro jogador sem repertório nenhum.

Ainda confio muito no trabalho de nosso treinador e na força de nosso elenco, mas é necessário se mexer. O problema é que a temporada já começou pra valer e não tivemos um grande jogo para nos orgulharmos e usarmos como exemplo e esperança.

O tempo já acabou para Carille, que prometeu um time melhor, mas está conseguindo jogar muito pior que 2017. O Brasileirão, principal competição da temporada, já está aí e todos nós esperávamos chegar ao menos com um time seguro e com boas jogadas de gol para brigar nas cabeças.

A esperança é a tônica da Fiel. Mas merecemos coisa melhor. Muito melhor.

Veja mais em: Fábio Carille.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Jorge Freitas

Por Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

O que você achou do post do Jorge Freitas?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Ana

    Ranking: 39ª

    Ana 1239 comentários

    @anacarolinagadelha em

    Tá complicado, mas acredito no título do coringão domingo, vai ser daquele jeito sofrido, mas seremos campeões...agora para o campeonato brasileiro esse futebol preocupa e muito

  • Foto do perfil de Sandro

    Ranking: 148º

    Sandro 6817 comentários

    @sandrodias em

    Eu vou estar lá e acredito porque nossa camisa é muito pesada e a torcida vai empurrar demais, mas se a gente for parar pra ver a bola que o time tá jogando bate uma desconfiança.
    Carille a hora é agora, vamos pra cima dos bambis e vamos ganhar esse título que pode ser um divisor de águas na temporada para o bem ou para o mal. VAI CORINTHIANS!

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Ramon

    Ranking: 27º

    Ramon 22956 comentários

    98º. @ramon.felipe1 em

    Agora é hora de separar os meninos dos homens.

  • Foto do perfil de Carlos

    Ranking: 6858º

    Carlos 282 comentários

    97º. @carlos.belo em

    Nos últimos jogos até criou mas ainda é muito pouco para o elenco que temos, talvez a solução seja colocar Jadson e Sornoza juntos no meio ou um dos dois com Pedrino ou outro meia, como era com Jadson e Rodriguinho por exemplo. Só um meia armando já vimos que fica complicado, domingo não lembro qual jogador que colou no Sornoza e ele mais uma vez pareceu muito pouco, temos que ter outra opção no meio.

  • Foto do perfil de João

    Ranking: 1841º

    João 1138 comentários

    96º. @joao.oliveira43 em

    Imediatismo zuado. É uma sequencia com três DERROTAS.
    Antes teve uma ótima sequência invicta, incluindo grandes jogos, incluindo contra o Racing que no começo do texto defende a classificação como mérito mas agora acha que foi só sorte. Sorte? Sério? Absurdo pô. Bastou três jogos pífios? A final não foi um jogo pífio como a mídia pintpu. Tivemos desfaque importante, e outros jogadores que tem errado passes e domínio que não se pode culpar o Carille, mas sim o Love Pedrinho Jadson Richard Marllon Sornoza.
    Clayson foi fominha em vezs que Ramiro sairia na cara do gol. Sornoza errou aqle domínio PRA TRÁS sem marcação e sem goleiro. Clayson isolando ou chutando fraco no meio. Macedo errou TUDO contra Chape. Richard moscão. Só zagueiro estabanado. Pedrinho e Love desapareceram, jogando em qualquer posição. Já não tem posição pra inventar que é a de verdade do Pedrinho. Pelamor

  • Foto do perfil de Alexandre

    Ranking: 26º

    Alexandre 23235 comentários

    95º. @alexandre.sccp1 em

    Perfeito JORGE

  • Foto do perfil de Renan

    Renan 60 comentários

    94º. @renan.rl em

    Falou tudo e um pouco mais