Venha fazer parte da KTO
x

Título, vitórias e gols memoráveis: relembre todos os clássicos disputados pelo Corinthians em 2019

1.8 mil visualizações 13 comentários Reportar erro

Com gol de Vagner Love, Corinthians bate São Paulo e conquista Campeonato Paulista

Danilo Fernandes/ Meu Timão

Mesmo com a instabilidade ao longo da temporada, o Corinthians se destacou pelas boas atuações em clássicos. Assim como nos últimos anos, o saldo diante dos rivais paulistas foi bastante positivo para a equipe alvinegra. Ao todo, foram 14 partidas (somando duelos com Santos, Palmeiras e São Paulo), com cinco vitórias, seis empates e apenas duas derrotas.

Diante deste tema, então, o Meu Timão dá sequência a mais uma reportagem da série de retrospectiva de 2019. Abaixo, relembramos detalhadamente cada um dos clássicos disputados pelo clube do Parque São Jorge na temporada que já se encerrou e também apresentamos algumas curiosidades. Confira!

Corinthians x Santos

Clayson foi às redes diante do Santos na semifinal do Paulistão

Clayson vai às redes diante do Santos na semifinal do Paulistão

Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

  • 1 vitória
  • 3 empates
  • 2 derrotas
  • 3 gols marcados/4 sofridos

Corinthians 1 x 1 Santos - Amistoso

Foi a primeira vez que o Corinthians entrou em campo nesta temporada. O duelo marcou as estreias dos técnicos Fábio Carille, ex-Corinthians, e Jorge Sampaoli, ex-Santos. Assim, o amistoso serviu como teste e preparação para o início do Campeonato Paulista. O comandante corinthiano optou por utilizar uma equipe em cada tempo e pouco conseguiu observar algum destaque individual.

Os gols foram marcados pelo atacante Gustavo (assistência de André Luis, emprestado ao Fortaleza) e pelo zagueiro corinthiano Pedro Henrique, contra. Cabe destacar que o confronto marcou o primeiro dos seis encontros entre Corinthians e Santos neste ano.

Corinthians 0 x 0 Santos - Campeonato Paulista

Talvez uma das melhores atuações do Corinthians em 2019. Com certo tempo de preparação, os atletas corinthianos pareciam estar mais entrosados e davam indícios de que iniciariam uma arrancada na temporada após um convincente clássico contra o Santos em março. O Timão teve um primeiro tempo bem acima da média, mas uma reta final de jogo bem discreta.

Apesar de um alto volume durante os 90 minutos, o Corinthians não conseguiu balançar as redes. As chances mais perigosas saíram dos pés de Vagner Love e Mauro Boselli. Se ofensivamente o time de Carille tinha agradado, defensivamente o discurso foi o mesmo. Seguros, os alvinegros pouco sofreram na zaga e foram pontuais quando acionados.

Corinthians 2 x 1 Santos - jogo de ida da semifinal do Paulistão

Assim como no empate sem gols, o Corinthians voltou a ter uma grande atuação diante do Santos no primeiro encontro válido pela semifinal do Campeonato Paulista. Com um grande primeiro tempo, a equipe alvinegra contou com os gols do zagueiro Manoel e do atacante Clayson para ir para o segundo jogo com certa vantagem.

O tento sofrido, cabe destacar, foi justamente com um erro da primeira dor de cabeça de Carille neste ano: as bolas aéreas.

Santos 1 x 0 Corinthians - jogo de volta da semifinal do Paulistão

Certamente um dos piores jogos do Corinthians na temporada. O time do Parque São Jorge foi facilmente dominado pelo Santos e pouco conseguiu permanecer no campo de ataque. Apesar da grande pressão, o rival só conseguiu balançar as redes na reta final do segundo tempo. Com a derrota no tempo regulamentar, o Timão contou com a estrela do goleiro Cássio para vencer e assegurar vaga na finalíssima do Paulistão.

Santos 1 x 0 Corinthians - Brasileirão

As equipes voltaram a ficar frente a frente no Campeonato Brasileiro. Assim como no último encontro, porém, o Corinthians não conseguiu se impor e foi derrotado com certa facilidade pelo time do litoral paulista. Última partida antes da pausa para a Copa América, o Timão teve desfalques importantes, como Cássio e Fagner.

Corinthians 0 x 0 Santos - Brasileirão

Por fim, o último encontro entre Corinthians e Santos na temporada terminou com um morno empate sem gols. Com equipe modificada, o Santos pouco se arriscou e até ofereceu espaços para o time da capital paulista atacar. Mas assim como em outras oportunidades, os comandados de Fábio Carille pecaram no momento de concluir as jogadas e não conseguiram balançar as redes.

Corinthians x São Paulo

  • 3 vitórias
  • 1 empate
  • 1 derrota
  • 5 gols marcados/3 sofridos

Corinthians 2 x 1 São Paulo - Campeonato Paulista

O primeiro Majestoso de 2019 foi positivo para o Corinthians. Com gols de Manoel e Gustavo, a equipe até então comandada por Fábio Carille fez um bom primeiro tempo e bateu o rival do Morumbi sem muito esforço. Com o resultado, inclusive, o Timão deu sequência à supremacia de meia década - o São Paulo nunca deixou Itaquera com três pontos.

Corinthians 2 x 1 São Paulo (agregado) - final do Paulistão

Depois de um empate sem gols no Morumbi, Corinthians e São Paulo decidiram o título estadual em Itaquera. Assim como no primeiro encontro, o confronto foi bastante disputado e com poucas chances claras de gol.

Quem inaugurou o marcador foi o Timão, com o lateral-esquerdo Danilo Avelar de cabeça. No último lance do primeiro tempo, porém, o rival empatou. E quando tudo se encaminhava para uma disputa de pênaltis, o meia Sornoza encontrou o experiente Vagner Love, que não encontrou dificuldades para empurrar para as redes de primeira. Com isso, os corinthianos conquistaram o tricampeonato Paulista no fim de abril.

Vagner Love marcou o segundo gol do Corinthians na final contra o São Paulo

Vagner Love marcou o segundo gol do Corinthians na final contra o São Paulo

Danilo Fernandes/ Meu Timão

Corinthians 1 x 0 São Paulo - Brasileirão

A vitória no primeiro turno do Brasileirão também serviu para colocar o time pela primeira vez no G4 da competição. Com gol de Pedrinho, o Corinthians não deu chances para o São Paulo e confirmou o bom momento na temporada com o triunfo em Itaquera - talvez foi a sequência mais convincente do Timão em 2019.

São Paulo 1 x 0 Corinthians - Brasileirão

Por fim, o último Majestoso do ano marcou uma das atuações mais apáticas do Corinthians nesta temporada. O duelo estava bastante equilibrado e com as duas equipes se arriscando muito pouco. Assim, a vitória do rival pelo placar mínimo só foi possível graças a um gol de pênalti. A demissão de Fábio Carille, inclusive, começou a ser especulada naquela noite no Morumbi.

Corinthians x Palmeiras

Danilo Avelar marca o gol da vitória no primeiro Dérbi de 2019

Danilo Avelar marca o gol da vitória no primeiro Dérbi de 2019

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

  • 1 vitória
  • 2 empates
  • 3 gols marcados/2 sofridos

Palmeiras 0 x 1 Corinthians - Campeonato Paulista

O primeiro Dérbi da temporada não poderia ter cenário melhor para os corinthianos. Em jogo de poucas oportunidades para os dois lados, o Corinthians marcou o único gol dos 90 minutos com o tão criticado Danilo Avelar, que passaria a ser Avelenda dias depois. O Palmeiras até tentou, mas não conseguiu deixou o gramado do Allianz Parque com os três pontos.

Com o resultado, inclusive, Fábio Carille teve mais confiança para preparar seu plantel para a sequência da temporada. Esse embate, por sinal, influenciou e prolongou a segunda passagem do treinador pelo Parque São Jorge.

Corinthians 1 x 1 Palmeiras - Brasileirão

Num momento de ascensão e estabilidade na temporada, o Corinthians encarou novamente o Palmeiras e por pouco não venceu. O zagueiro Manoel, único corinthiano a balançar as redes contra os três rivais, inaugurou o marcador - os palmeirenses empataram minutos depois. Assim, o Timão até teve chances para deixar o estádio de Itaquera com os três pontos, mas não soube tomar as melhores decisões no último terço do campo.

Palmeiras 1 x 1 Corinthians - Brasileirão

Em momento conturbado após a demissão de Fábio Carille, o interino Dyego Coelho fez o que pôde para não deixar o Pacaembu derrotado. E foi o que aconteceu. Apesar de certa pressão alviverde durante o clássico, o Corinthians não se abateu e, aos 47 minutos do segundo tempo, inaugurou o marcador com um golaço do lateral Michel Macedo. No minuto seguinte, porém, o rival empatou e deu números finais a partida.

Artilharia dos clássicos

  1. Manoel: 3 gols
  2. Danilo Avelar: 2 gols
  3. Gustavo: 2 gols
  4. Vagner Love: 1 gols
  5. Pedrinho: 1 gols
  6. Clayson: 1 gols
  7. Michel Macedo: 1 gols

Veja mais sobre a retrospectiva do Meu Timão de 2019

Leia também:
#RetroMT2019: a campanha irretocável e o bicampeonato da Copa Libertadores Feminina
#RetroMT2019: a campanha perfeita e o título do Campeonato Paulista Feminino
#RetroMT2019: confira o balanço de 2019 sobre todos os jogadores emprestados do Corinthians

Leia também:
#RetroMT2019: quem foi o garçom do Corinthians? E o ladrão de bolas? E o driblador? Checamos tudo!
#RetroMT2019: relembre os jogadores contratados pelo Corinthians em 2019 e seus desempenhos
#RetroMT2019: Relembre as trajetórias do Corinthians na Copa do Brasil e na Sul-Americana em 2019

Leia também:
#RetroMT2019: Corinthians conquista o tricampeonato Paulista e mostra 'veia' vencedora
#RetroMT2019: veja como aconteceram todos os gols do Corinthians no ano

Veja mais em: Especiais do Meu Timão, Dérbi, Majestoso e Corinthians x Santos.

Veja Mais:

  • Torcidas organizadas do Corinthians realizam nova reunião com a diretoria do Corinthians, líderes de elenco e o técnico António Oliveira

    Torcidas organizadas fazem reunião com diretoria e líderes do elenco no CT

    ver detalhes
  • Raniele foi o "garoto-propaganda" do ensaio

    Imagem da nova camisa do Corinthians vaza na internet; veja modelo

    ver detalhes
  • Rubens Gomes caminhando no CT Joaquim Grava, no começo deste ano; ele foi para o local nesta sexta-feira

    Rubão reaparece no CT do Corinthians em meio a 'fervura' nos bastidores

    ver detalhes
  • Augusto Melo anuncia a VaideBet no uniforme com Fagner, Lucas Veríssimo e Yuri Alberto

    Patrocinadora do Corinthians celebra acordo e manda indireta em post nas redes sociais

    ver detalhes
  • Alexandre Leitão era CEO do Orlando City, dos Estados Unidos, e atualmente ocupa o cargo no Athletico-PR

    Consultoria indica ao presidente do Corinthians a contratação de um CEO, diz jornalista; veja nome

    ver detalhes
  • O Corinthians fechou polêmica parceria com o Grupo Gazin recentemente

    Corinthians vê camarote 'desvalorizado' para justificar permuta por colchões no CT

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: