Joaquim Américo Guimarães

Joaquim Américo Guimarães

O Estádio Joaquim Américo Guimarães é o estádio do Clube Atlético Paranaense (CAP), localizado em Curitiba, capital do estado do Paraná, Brasil. Conhecido como Arena da Baixada, o espaço foi o primeiro palco do futebol brasileiro a adotar o naming rights com o título de Kyocera Arena entre 2005 e 1° de abril de 2008. Como Curitiba foi escolhida para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, a Arena busca recursos para ser reformada para ampliação de capacidade e conclusão da arquibancada, de modo que possa atender todos os padrões exigidos pela FIFA passando a ter 42.000 lugares. Tudo leva a crer que os recursos necessários serão conseguidos através de financiamento bancário.

O estádio mais moderno do sul do país, ostentou a partir de sua reinauguração o título de mais moderno de toda a américa latina. Este título perdurou até o ano de 2007 quando o estádio Engenhão foi inaugurado. Atualmente o estádio mais moderno da america latina é o Estádio Cidade de La Plata localizado a 60 Km de Buenos Aires

Localizado no bairro do Água Verde, tem como forte diferencial sua localização, próximo ao centro da capital paranaense. A história do estádio do Atlético, começou muito antes, no início do século XX. Em 1914, Joaquim Américo Guimarães, então presidente do Internacional (clube originaria o Clube Atlético Paranaense), comandou a construção do estádio Baixada da Água Verde. O Atlético surgiu dez anos depois, herdou o patrimônio e batizou o estádio com nome do principal responsável por seu surgimento.

A construção da primeira fase da nova Arena durou um ano, seis meses e 20 dias. O canteiro de obra foi lançado em 1° de dezembro de 1997 e em 20 de junho de 1999 foi entregue. O custo da construção foi de cerca de US$ 30 milhões.

Endereço

Rua Buenos Aires, 1560, Curitiba, PR, BR

Últimos jogos do Corinthians no estádio Arena da Baixada

Mostrando 1 a 10 de 11 jogos

Quais jogos você já viu no Arena da Baixada?

  • 1000 caracteres restantes