Alex, ex-jogador do Corinthians

Alexandre Raphael Meschini

Nome Completo: Alexandre Raphael Meschini

Data de Nascimento: 25/03/1982

Posição: meia-atacante

Idade: 36 anos

Jogos pelo Corinthians: 55

1982-03-25

Meia-atacante

Male

São Paulo, SP, Brasil

Scout: 27 Vitórias, 16 Empates e 12 Derrotas

Gols marcados: 9

Média da torcida: 6.93

Biografia

Dono de um potente arremate com a perna esquerda e grande visão de jogo, Alex destacou-se na equipe do Internacional campeã da Libertadores e da Copa do Mundo de Clubes, em 2006.

Alex nasceu em 25 de março de 1982, na cidade de Cornélio Procópio, no interior do Paraná. Veio de uma humilde família de agricultores, de origem italiana.Com apenas um ano de idade, sua família mudou-se para Itambé e, aos 7 anos, voltaram a se mudar, desse vez para Santa Amélia, onde o atleta passou boa parte de sua infância. Alex, começou a jogar futebol muito cedo. No local em que cresceu, disputou os Campeonatos Regionais Estudantis de Futsal defendendo sua cidade.

Na década de 90, sua família mudou-se para Campinas, no interior de São Paulo. Ainda adolescente, chegou a ser rejeitado em uma peneira do Corinthians, mas não desistiu do seu sonho de ser jogador profissional de futebol. Em uma outra oportunidade, no SESI de Campinas, um treinador gostou de sua forma de jogar e o levou para atuar no Primavera de Indaiatuba, marcando, assim, o início de sua carreira.

No Primavera de Indaiatuba, Alex fez sua primeira partida contra o Capivari, em 1999. Na sequência, Alex foi para o Guarani Futebol Clube. Do Guarani, Alex foi enviado ao Clube Atlético Pirassununguense, que é praticamente uma filial do Guarani, onde disputou a Taça São Paulo de Juniores de 2000. Ficou no Pirassununguense até 2002, quando voltou ao Guarani.

No Bugre, fez sua primeira partida profissional em 2003, contra a União Barbarense, chegando a atuar na lateral-esquerda no Brasileirão de 2003 e depois passou para a meia, onde se destacou. Neste período, disputou 54 partidas, marcando sete gols.

No ano seguinte, com 21 anos, transferiu-se para o Internacional, na época treinado por Lori Sandri. Firmado agora como um meia, teve participação importante no elenco do Internacional que venceu a Libertadores de 2006, inclusive marcando gols, e, também na Copa do Mundo de Clubes.

Em 2007, visando uma vaga na Seleção Brasileira, retornou à lateral, mas não teve muito sucesso. Em sua trajetória no Inter, sofreu com diversas lesões.

O ano de 2008 foi o de sua afirmação. Atuando mais avançado e formando dupla de ataque com Nilmar, foi o artilheiro do Campeonato Gaúcho com treze gols, e eleito o craque da competição. No Campeonato Brasileiro e na Copa Sul-Americana do mesmo ano foi um dos principais jogadores do elenco do Colorado.
Spartak Moscou

No dia 20 de fevereiro de 2009, Alex acertou sua transferência do Internacional para o Spartak Moscou, por 5 milhões de euros (aproximadamente 14 milhões de reais). O principal motivo de sua saída foi o fato de estar perdendo o seu espaço no time titular para Taison, que vivia grande fase. Disse também, que escolheu o Spartak Moscou pelo seu planejamento, de se tornar um time grande e de disputar uma Liga dos Campeões da UEFA em alto nível.

No Spartak, destacou-se e rapidamente assumiu a vaga de titular no time. Após apenas um ano e meio no clube, em agosto de 2010, assumiu a faixa de capitão da equipe.
Corinthians

Em 13 de maio de 2011, o Spartak oficializou o acerto com o Corinthians para a transferência de Alex. Quatro dias depois, em 17 de maio, foi apresentado pelo clube paulista. Sua estreia pelo Corinthians aconteceu mais de um mês após sua contratação, numa vitória por 1 a 0 sobre o Bahia, em 29 de junho, no Estádio de Pituaçu. Seu primeiro gol foi em uma cobrança de pênalti, no dia 07 de agosto de 2011, em um empate por 1 a 1 contra o Atlético Paranaense, no estádio Arena da Baixada.

Últimas atuações pelo Corinthians

  • Municipal Paulo Machado de Carvalho

    Brasileirão 2012

    Corinthians Corinthians 2 versus 1 Náutico Náutico

    veja mais
  • Municipal Paulo Machado de Carvalho

    Brasileirão 2012

    Corinthians Corinthians 1 versus 3 Botafogo Botafogo

    veja mais
  • Municipal Paulo Machado de Carvalho

    Libertadores 2012

    Corinthians Corinthians 2 versus 0 Boca Juniors Boca Juniors

    veja mais
  • Estádio Alberto Jacinto Armando

    Libertadores 2012

    Corinthians Corinthians 1 versus 1 Boca Juniors Boca Juniors

    veja mais
  • Municipal Paulo Machado de Carvalho

    Libertadores 2012

    Corinthians Corinthians 1 versus 1 Santos Santos

    veja mais
  • Urbano Caldeira

    Libertadores 2012

    Corinthians Corinthians 1 versus 0 Santos Santos

    veja mais
  • Municipal Paulo Machado de Carvalho

    Brasileirão 2012

    Corinthians Corinthians 1 versus 1 Figueirense Figueirense

    veja mais
  • Estádio Raimundo Sampaio

    Brasileirão 2012

    Corinthians Corinthians 0 versus 1 Atlético-MG Atlético-MG

    veja mais
  • Municipal Paulo Machado de Carvalho

    Libertadores 2012

    Corinthians Corinthians 1 versus 0 Vasco da Gama Vasco da Gama

    veja mais
  • São Januário

    Libertadores 2012

    Corinthians Corinthians 0 versus 0 Vasco da Gama Vasco da Gama

    veja mais

Como foi o Alex jogando no Corinthians?

  • 1000 caracteres restantes