Depois da gente ver tanto português no Brasil com ideia de jogo 'europeia', fica cada vez mais claro. Treinador só entrega o que entrega lá pelo material humano que tem, jogadores com conhecimento tático já estabelecido, fisicamente no ápice ao longo dos 20 aos 30 anos, mentalmente estável e com motivação de ganhar títulos.
Agora pega os exemplos no Brasil que deram certo, um elenco acima dos demais adversários, poucas vezes enfrentaram adversários no Brasil e na América do sul com material humano ou times bem montados.
A gente vê o estilo de jogo do Guardiola e do Klopp, gosto muito do estilo de jogo dos dois, mas é fato que pra colocar em campo o estilo, nunca iam conseguir lidar com o que o treinador brasileiro lida aqui. Além do calendário lotado, campos desiguais muitos horríveis, mudança de clima constante e nível técnico de muitos jogadores.
Agora pega vários treinadores do Brasil, de Tite a Dorival Júnior, quantas vezes os clubes deram jogadores de nível elite pra eles? O que tinha de jogador limitado, reservas ruins, treinar o time a exaustão pros jogadores limitados conseguissem cumprir o que era instruído.
Na Europa os treinadores falam e os caras profissionais e sabendo aonde estão vão lá e fazem. Aqui o cara tendo contrato longo o time fica na dependência do cara jogar bem ou senão fica refém dele. Jogador se junta com os outros e tira treinador, ferra com clima de vestiário e clube. Treinadores bons e muito bons do Brasil fazem milagre com os elencos que eram dados e com as condições que dão pra trabalho.