x
Fórum do Corinthians

Gil atacante

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Everton Cesar

Ranking: 8.797º

Everton 265 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 25/11/2025 às 08:44
Por Everton Cesar (@everton.cesar4)

Gil atacante

CRAQUES DO SÉCULO 21 DO BRASILEIRÃO

Gilberto Ribeiro Gonçalves (Andradina, 13 de setembro de 1980), conhecido como Gil, é um ex-futebolista de futebol brasileiro que atuava na posição de atacante.

Carreira
Corinthians
Revelado nas categorias de base do Corinthians, foi promovido ao time principal no início da temporada de 2000 e começou a aparecer no futebol nacional em 2001, quando foi Campeão Paulista e vice da Copa do Brasil de 2001. Gil ganhou destaque com as conquistas do Torneio Rio-São Paulo e Copa do Brasil de 2002 quando formava o setor esquerdo do time titular com Kléber e Ricardinho. Também ficou conhecido como um dos jogadores mais rápidos do futebol brasileiro na época que defendia o alvinegro do Parque São Jorge. Naquela mesma temporada ganhou a cobiçada Bola de Prata da Placar, em um Campeonato Brasileiro no qual a sua equipe havia sido vice-campeã. Em relação à sua conquista pessoal, o jogador já sonhava com ela: 'vi uma [ Bola de Prata ] na casa do Luizão e passei a sonhar com a minha'.

Apesar de, junto com seu empresário, Gilmar Rinaldi, ter traçado um plano de carreira que, na ordem, o levaria à Seleção, o faria, em seguida, titular dela e, por último, visava à sua transferência ao exterior, Gil foi Campeão Paulista de 2003 sendo o jogador mais talentoso do elenco. A dramática eliminação corinthiana na Libertadores de 2003 para o River Plate, da Argentina, e as instáveis campanhas do clube nas competições seguintes, que quase culminaram no rebaixamento alvinegro para a segunda divisão paulista de 2004, fizeram com que Gil perdesse um valioso espaço dentro do Parque São Jorge.

Em 2005, com a chegada de Carlos Tévez ao Corinthians, contratado pela MSI, o prata da casa perdeu a camisa 10. Depois de seis anos, 263 jogos e 57 gols, Gil saiu após o pagamento da rescisão contratual de 250 mil dólares pelos japoneses do Verdy Tokyo, que adquiriram seus direitos por seis meses.

Demais clubes
Retornou ao Brasil para defender o Cruzeiro. Jogou no clube mineiro até agosto daquele ano quando foi vendido ao Gimnàstic de Terragona, da Espanha, por 1,2 milhão de dólares.

Em agosto de 2007, Gil rescindiu seu contrato com a equipe espanhola e se transferiu para o Internacional.

Em julho de 2008, foi emprestado ao Botafogo para disputa do Campeonato Brasileiro de 2008 e em 2009 voltou para o Internacional. Afastado do grupo principal do Internacional, em setembro de 2009 foi para o Flamengo onde teve poucas chances, e em 2010 teve seu contrato encerrado. Desde então, permaneceu sem clube.

Em agosto de 2011, acertou com o União, de Mogi das Cruzes, para a disputa da 4ª divisão paulista.

Em 2013, após quase três anos longe dos gramados, Gil não sabia se ainda voltaria ao futebol. Para que isso ocorra, o ex-corintiano impôs uma única condição: ser contratado por um clube paulista competitivo. Caso contrário, ele afirma ter se preparado financeiramente para concretizar sua aposentadoria.

Após tanto tempo longe dos gramados, Gil acabou encerrando sua carreira de forma precoce, aos 32 anos. O jogador não recebeu propostas e não pode continuar atuando profissionalmente. Seu último clube foi o União Mogi, do Interior de São Paulo.

Gil foi contratado pelo ABC de Natal para disputar o restante da Série B de 2014, com contrato firmado até março de 2015. Foram 40 dias de trabalho e Gil acabou sendo dispensado pelo ABC após ter uma queda do rendimento apresentada no decorrer dos treinos realizados.

Em fevereiro de 2015, foi anunciado como novo reforço do Juventus para a disputa da Série A3 do Paulistão. Fez 4 gols na vitória do time diante da Francana na Rua Javari, na vitória por 4x0 em 25 de março daquele ano. Foi um dos responsáveis pelo acesso do clube à Série A2 do Campeonato Paulista.

Em março de 2016, anunciou sua aposentadoria.

Meme na internet
Em 2006, Gil ficou famoso por uma entrevista concedida para a rádio Divinópolis AM, uma rádio católica de grande visibilidade no estado de Minas Gerais, após a conquista do título do Campeonato Mineiro daquele ano pelo Cruzeiro. Quando o jogo terminou, a torcida invadiu o campo e arrancou a roupa dos jogadores. Nesse momento, o repórter Amaral Junior perguntou-lhe se valia tudo na hora da comemoração e Gil respondeu de forma inusitada: 'Só não vale dar osico resto vale tudo'. Sua colocação é conhecida até hoje como a 'Lei de Gil', de onde surgiu o apelido 'Legislador'.

Títulos
Corinthians
Copa São Paulo: 1999
Campeonato Paulista: 2001 e 2003
Torneio Rio-São Paulo: 2002
Copa do Brasil: 2002
Campeonato Brasileiro: 2005
Cruzeiro
Campeonato Mineiro: 2006
Internacional
Copa Dubai: 2008
Campeonato Gaúcho: 2008
Flamengo
Campeonato Brasileiro: 2009
Prêmios Individuais
Corinthians
Bola de Prata: 2002

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Melhores respostas

Foto do perfil de Mah Karaki

Ranking: 2.890º

Mah 1.273 posts

@mah.karaki em 25/11/2025 às 10:49

Eu era moleque, cresci vendo esse cara jogar MUITA bola, e a narração marcante: GIIIIIIIIIIIIIL O número 10.

Foto do perfil de Alexandre Oli

Ranking: 514º

Alexandre 6.051 posts

@mano.loko em 25/11/2025 às 17:08

Até hoje não sei como esse cara não foi mais longe.

Era um baita jogador, tinha o mesmo estilo do Lucas do São Paulo.

Parar com 32 anos e praticamente no amador...

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Leandro Valentim

Ranking: 125º

Leandro 14.053 posts

@leandrocvsccp em 25/11/2025 às 20:58

Ia deitar no futebol medíocre de hoje

Foto do perfil de João Gomes Filho

Ranking: 1.564º

João 2.395 posts

@locco em 25/11/2025 às 20:16

Craque! Um dos maiores que a base revelou pós Rivellino!

Foto do perfil de Fernando Zemetek

Ranking: 477º

Fernando 6.432 posts

@zemetek em 25/11/2025 às 16:32

Cléber, Ricardinho e Gil

Simplesmente o MELHOR LADO ESQUERDO do futebol mundial em 2001/ 2002

Publicidade

Foto do perfil de Fernando Zemetek

Ranking: 477º

Fernando 6.432 posts

@zemetek em 25/11/2025 às 16:31

Gilmar Rinaldi, excelente goleiro ex DVD/ Bambis/ mulambos mas péssimo empresário

ACABOU c/ a carreira d muuuuuuito MLK promissor

Foto do perfil de Deco 20

Ranking: 22º

Deco 35.453 posts

@deco20 em 25/11/2025 às 13:35

Da época que jogar da base tinha identificação com o clube e com a torcida.

Foto do perfil de Cássio Ramos

Ranking: 2.411º

Cássio 1.573 posts

@cassio121910 em 25/11/2025 às 13:21

'Lei de Gil'

Foto do perfil de Eydson Allan De Souza Teles

Ranking: 8.795º

Eydson 265 posts

@eydson-allan-de-sou1 em 25/11/2025 às 12:49

Cria do terrão, muito bom jogador. Vestiu bem e honrou a camisa do Corinthians, tem meu respeito.