Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

4-1-4-1, Tite e Carille

Foto do perfil de Gabriel

Gabriel 47 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 15/02/2017 às 13:39
Por Gabriel Dias (@gabriel.dias29)

Um abraço a todo o bando de loucos que, como eu, passam o dia todo atualizando a página do MeuTimão.

Não estou aqui para comparar Tite e Carille, mas para analisar o esquema tático que é o preferido dos dois. E também dar minha opinião sobre o porquê de o 4-1-4-1 ter dado tão certo em 2015 e vir dando certo na seleção com Tite e com Carille, ou os outros técnicos que tentaram dar continuidade ao trabalho ano passado, não estar funcionando tão bem.

A primeira consideração é a parte defensiva. Ano passado tivemos o pior aproveitamento dos últimos anos nesse quesito. No Campeonato Brasileiro foram 42 tentos sofridos (a última vez que tomamos mais gols no Brasileiro foi em 2009 - 54 gols). Mas devemos considerar o início de trabalho em 2017. Sabemos que com Tite toda a estruturação defensiva era montada e treinada por Carille, seu auxiliar na época.

Nos primeiros jogos já podemos observar uma certa organização tática que nem de longe tivemos em 2016.

Mas nessa formação posicionamento não é tudo. Qualidade e características individuais têm o mesmo peso ou até mais que o posicionamento em si.

Colocando o 4-1-4-1 no papel (os números serão usados só como referência):

1 Goleiro

2 Lateral 3 Zagueiro 4 Zagueiro 6 Lateral

5 Volante

10 MeioCampo 7 MeioCampo 8 MeioCampo 11 MeioCampo

9 Centro-avante

Agora conceituando as características de meio campo e ataque necessárias para que o sistema funcione como uma engrenagem:

10: Armador. Precisa ser um jogador cerebral, que arme o time da beirada do campo para o centro, com passes, lançamentos e inversão de jogo.

7: Segundo volante. Essencial na sustentação defensiva e nos contra-ataques. Precisa ter boa noção tática, movimentação e infiltração (principalmente chegada na área como elemento-surpresa).

8: Armador. Tão cerebral quanto o nº10, mas dessa vez ele vem do centro buscando jogo e com o fundamento principal saber carregar bem a bola. Geralmente carrega a bola por boa parte do campo e é o gatilho que dá início aos contra-ataques.

11: Atacante (ponta): Jogador de velocidade e incisivo. Agudo e com boa percepção para chegar na área como um segundo atacante.

9: Centro-avante: Não precisa ser habilidoso como Messi ou CR7. Tem que saber fazer a parede. Bom pivô, domínio e finalização.

Analisando essas características vemos como Tite montou o time de 2015 e como vem montando a seleção. (Obs: sempre intercalando um Armador com um Infiltrador).

2015 tínhamos: 10 Jadson - 7 Elias - 8 R Augusto - 11 Malcon; 9 Love

Na seleção o conceito é: 10 Coutinho - 7 Paulinho - 8 R Augusto - 11 Neymar; 9 G Jesus

Por isso, na minha opinião, jogadores como Guilherme, G.Augusto, M.Gabriel e Marlone não vem rendendo (na verdade tão decepcionando.. Td tiriça digaci di passagi!). E já adianto F.Bastos não deve render nesse esquema. Eles não tem características para se encaixar nessas posições. Não conseguem fazer girar a engrenagem. No jogo de sábado tínhamos a posse de bola e o Santo André recuado quase o tempo todo e o time só sabia tocar de lado. Falta o conceito da infiltração.

Com o plantel que temos vejo uma boa formação para ser trabalhada no decorrer da temporar (tendo em vista o esquema e as características de cada um):

1 Cássio

2 Fagner 3 Balbuena 4 Pablo 6 G.Aranha

5 Gabriel

10 Jadson 7 Maycon 8 Rodriguinho 11 Leo Jabá

9 Jô

Considero bons concorrentes à titularidade: 1 Walter, 3 P.Henrique, 7 Camacho e 7 Marciel.

Ainda acho que poderiam ser testados nessas posições (por desencargo de consciência e já com o esquema funcionando): 10 Guilherme, 8 G.Augusto e 11 M.Gabriel.

Obrigado a todos que leram até o fim. Deixem seus comentários e vamos fazer de tudo pra continuar engrandecendo o nosso Timão!

Vai Corinthians!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Últimas respostas

Foto do perfil de All Colatra

Ranking: 39º

All 23.755 posts

@all.colatra em 15/02/2017 às 17:42

Concordo em partes, você falou muitas verdades e analisou de forma correta, mas esta pegando 2 situações onde esse esquema funcionou e meio que esta afirmando que só dessa forma dará certo, o Tite na seleção e no Corinthians fez render dessa forma mas não necessariamente não possa ser feito com jogadores de outras características, no futebol pode tudo é questão de encaixe. Acho que você falou muito bem no final para testar jogadores já com o esquema funcionando, se lembrarmos o Giovanni Augusto e o Marquinhos Gabriel já jogaram bem com o Tite nesse mesmo esquema, então não só eles como outros jogadores podem fazer funções importantes no 4-1-4-1, a única questão é dar tempo para isso acontecer, com treinador novo, metade do time titular novo, em apenas 1 mês de trabalho e 6 partidas jogadas era obvio que não iria mostrar um futebol de alto nível, vamos ver no futuro o que acontece.

Foto do perfil de Marco Antonio Engler

Ranking: 6.642º

Marco 347 posts

@marcondes10 em 15/02/2017 às 17:05

Também tentei explicar isso, mas só um ponto que você não citou o fato do Jô ser lento e não voltar...para aproximação e triangulação, não é o centroavante ideal para este sistema

Foto do perfil de Luidger Gomes Gonzaga

Ranking: 346º

Luidger 6.793 posts

@luidger.gomes.gonzag em 15/02/2017 às 17:00

Por que não sair desse esquema? Já pararam pra pensar que esse 4-1-4-1 não vai funcionar com o que temos no elenco hoje? Nem com o Tite deu certo, tanto é que ele mudou a maneira de jogar. Pra esse time voltar a jogar um futebol razoável pra bom é muito simples, LARGA ESSE 4-1-4-1 DE UMA VEZ POR TODAS. Feito isso, só usar o Paulista pra achar uma nova maneira de jogar e tá tudo certo.

Foto do perfil de @nder&on L.h.p

Ranking: 181º

@nder&on 10.204 posts

@boltimao em 15/02/2017 às 16:14

Correto na explicação. Penso o mesmo, o Carille tem que começar vê outra forma. E usar o elenco.

Só usa as mesma peças. Tá oswaldiano demais

Publicidade

Foto do perfil de Guga Vieira

Ranking: 1.216º

Guga 2.632 posts

@klosher em 15/02/2017 às 16:00

Tópico fantástico cara, já tentei fazer essa explicação uma vez mas não deu tão certo, parabéns.

Voltando ao à análise: quando anunciaram a possibilidade da venda do Marlone não vi tantos problemas, partindo do princípio que o esquema seria 4-1-4-1. Marlone não é um ponta, ele raramente arrisca uma jogada individual, ele é mais tático, toca mais a bola. Pra mim, hoje essa posição é tão carente quanto a de centroavante no Corinthians, porque não vejo o M. Gabriel ou Romero como jogadores eficientes a nível de Corinthians.

Quanto ao Fellipe Bastos, realmente não o vejo como titular, quem se encaixaria pra assumir essa posição é Maycon ou Camacho mesmo, aí precisamos ver como o Maycon se sai.

E claro, acima de tudo vale destacar que uma das engrenagens da equipe é o técnico. Com Tite, o Marquinhos, Giovanni e Guilherme rendiam alguma coisa, e desde a saída dele, todos caíram de rendimento. Giovanni Augusto pra mim foi o melhor jogador do time no até a eliminação na Libertadores, e hoje não joga um futebol decente nem pra compor elenco.

Foto do perfil de Sandra Lima

Ranking: 1º

Sandra 162.219 posts

@sandra.lima4 em 15/02/2017 às 15:45

Torcendo pra hoje fazermos um bom jogo.

Foto do perfil de Walter Magal

Ranking: 224º

Walter 9.117 posts

@walter.magal em 15/02/2017 às 14:19

A diferença esta na qualidade de 2015 e a de hoje, o meio campo com Renato e Jadson era pura criatividade, e o Love era perfeito em fazer o pivô na entrada da área, fora o Elias que era o homem surpresa, que hoje poderia ser feito pelo Camacho ou Maycon que tem essas características semelhantes do Elias.

Mas o maior problema que tínhamos jogadores que preocupavam qualquer defesa, não tinha como deixarem Renato, Jadson, Love, Elias e Malcon livres sem marcação que era caixa.

Hoje os adversário não tem o mesmo respeito olhando o Marquinhos Gabriel, Giovanni Augusto, Romero e Marlone no ataque do Timão.

Foto do perfil de Maria Das Graças

Ranking: 2º

Maria 97.043 posts

@gracinhado.timao em 15/02/2017 às 14:11

Pena não termos tantos jogadores de qualidade com em 2015 para efetuar.