Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Análise do jogo Athlético-PR x Corinthians: isso sim é estratégia e tática!

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Félix

Ranking: 4.633º

Félix 588 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 15/10/2020 às 00:53
Por Félix Rodrigues de Lima (@felix.rodrigues.de.l)

Aconselho que deem uma olhada no meu último artigo https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/analise-dos-jogos/786753/analise-tatica-do-jogo-ceara-x-corinthians-um-jogo-sem-estrategia-nem-tatica Análise tática do jogo Ceará x Corinthians - um jogo sem estratégia nem tática Se tinha alguma dúvida sobre a ruindade do Coelho, esse jogo tirou todas as dúvidas. Sabendo que iria ser mandado embora, ele fez o supra-sumo da imoralidade... meutimao.com.br meutimao.com.br para entenderem tanto as diferenças do último jogo e o de hoje, como também a ironia do título. O time fez de tudo e mais um pouco. O jogo foi extremamente árduo, mas de muito aprendizado. Entendemos a importância de certos jogadores. Embora o time tenha ficado mais na defensiva, percebemos uma nítida melhora nos passes. Vamos analisar a partida com olhos analíticos, para que possamos compreender o que pode ser melhorado.

Primeiro Tempo

Uma vez que o time não tem de fato um meia de criação, Mancini cocou um 4-3-3 sob mentalidade ofensiva, com três volantes também – mas diferente do Coelho, ele colocou o Xavier em vez do Gabriel - o que deu forte mobilidade ao time - e Vital em vez de Gustavo Mantuan, com o objetivo de aproximar a bola para o Jô. E deu uma melhora bem considerável ao time. E, como mostra o mapa de calor acima, se postou bem defensivamente, mas é difícil segurar um time com Geuvânio, Léo Cittadini e Kayzer.

Ramiro, apesar das chances claras, foi o melhor no primeiro tempo porque ele fez o que tinha que ser feito: só errou dois passes dos 18 dados e foi o responsável por criar ataques no lado esquerdo, como mostra o mapa abaixo, e foi o que menos errou passes. Piton também: ele e Natel fazem uma boa dupla.

Agora, eu fiquei de boca aberta com o Vital: olha só o que ele fez em campo! Só faltou ir no lado esquerdo! Mas isso prova uma coisa: que não dá mais para o Fagner ser titular. Porque, se o Ramiro tem que vir recuperar e até o Vital teve que fazer esse serviço, alguma coisa tá muito errada.

Segundo tempo

Agora, se Cazares provou que tem que ser titular, o Fagner reforçou o que eu disse sobre ele: Cazares cruzou na medida uma bola, que na verdade era para o Boselli, mas o Fagner antecipou e me fez o favor de errar. E pra piorar, Kayzer dá uma cotovelada e Méndez revida, dando o amarelo para o primeiro e vermelho para o segundo, não dando o pênalti porque a bola já tinha saído. Imagine se não tivesse trazido o Marllon...

Mas, mesmo com um a menos, o Corinthians passou a atacar muito mais. E tendo entrado Camacho, adicionou qualidade extra nos passes. O time defendeu bem, mas procurava intercalar pelo lado esquerdo com Everalvo, junto com Cazares, Xavier e Boselli, que mal pode ficar na área porque ele teve que ir na defesa por conta da expulsão. Dos sete passes, errou apenas dois. E prefiro mil vezes Boselli ao Jô.

E, "crêndios pai", o gol me sai no final com Everaldo! E, para castigo do imbecil do Coelho, quem deu o passe foi o...XAVIER! Como a Lelê disse, do crente ao ateu, ninguém entende essa história de marcar gol no finalzinho!

E falando no homem...

Indubitavelmente ele foi o melhor em campo.

Observem no mapa que ele foi extremamente defensivo e ofensivo também: foi o único que se posicionou na zona 14 e se infiltrou ali. Com certeza a titularidade dele está garantida. Quase fez um gol e deu a assistência pra uma. Das três tentativas de recuperação de bola, ele recuperou as três. Afastou quatro bolas perigosas e interceptou três – ele tem que melhorar um pouco nesse quesito. No mais, com certeza achamos um excelente jogador.

E Bruno Méndez nunca mais titular?

Não concordo com tal ideia.

Ele foi extremamente fundamental nas criações perigosas do time no primeiro tempo. E aí podemos ver o dedo do Mancini: observe o quanto Méndez participou das saídas de bola, intercalando com meio-campo, chegando a fazer parte do ataque em algumas vezes pela direita, coisa que é característico dele. E foi outro que cobriu Fagner. Portanto, ele tem que esfriar a cabeça e procurar melhorar, porque é a chance da vida dele. E é um jogador promissor da Seleção do seu país. Que procure botar a cabeça no lugar e estar pronto pra outra.

Olhem a diferença de chutes do último jogo!

A diferença é claramente nítida. Enquanto no último jogo o time (azul) chutou só de fora da área, agora finalizamos mais dentro da área e com participações enfáticas de Ramiro, Everaldo e Vital. Lembrando que tanto o Coelho como Mancini utilizaram um 4-3-3, com a diferença que o primeiro foi extremamente defensivo e o segundo mais ofensivo.

Acredito que esse time ganharia do Palmeira na final do Paulistão: temos um zagueiro que sai com a bola e participa das jogadas, volantes que chegam ao ataque e meias incisivos. E um detalhe importante é que o princípio do time paranaense jogar não é muito diferente daquele Palmeiras.

CONCLUSÃO

O jogo foi um aprendizado e um alívio para Mancini. Ele já viu com o que tem que lidar e acredito que ele conseguirá botar a ordem. Me surpreendeu ser um 4-3-3 da forma como foi mas a diferença do que ele fez com a do Coelho, ainda que mínima, foi gritante.

Temos muito a melhorar, mas foi notado mudanças. O jogador que veio do São Paulo, Léo Natel, certamente é outro rapaz promissor. Disputará posição com Araos, mas esse jogo, de fato, era para o Natel jogar mesmo. Agora contra um Internacional, por exemplo, ou contra o próprio São Paulo, aí tem que ser Araos pela mobilidade que ele traz.

Devo dizer que Everaldo me surpreendeu: ele jogou na direita, sendo que a posição dele de fato é na esquerda. Chutou três vezes assim como Ramiro (os dois criaram mais chances) e participou de bons lances. Era a engrenagem necessária para os contra-ataques, que deu muito certo.

No próximo artigo mostrarei como imagino o time, da forma que o Mancini prefere: um 4-2-3-1 com meias fechados, por vezes usando um 3-4-3 ou 4-1-4-1. Ao mesmo tempo, darei o meu parecer sobre o time ideal. E ao invés de finalizar com um “vai, Corinthians”, vou finalizar de uma forma mais diferente: CHUPA, COELHO!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Socrates Cavalcanti

Ranking: 1.091º

Socrates 2.875 posts

@socrates.cavalcanti em 15/10/2020 às 00:56

Se não fosse o Walter meu amigo...

Foto do perfil de Rogério Antunes Avila

Ranking: 891º

Rogério 3.422 posts

@rogerio.antunes.avi1 em 15/10/2020 às 01:00

Excelente artigo.meu amigo parabéns melhores que muitos sábios.do futebol vide paschoal e sormani e PVC

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Carlos Emple

Ranking: 5.827º

Carlos 420 posts

@carlos.emple em 18/10/2020 às 06:46

Boa... Só faltou analisar o Vilson que vai para o jogo hoje e com possibilidade de ser titular... Rsrsrs... Zoeira Mano... Escreveu bonito aí.

Foto do perfil de Felipe Cesar Da Conceicao

Ranking: 4.506º

Felipe 609 posts

@fcc10 em 16/10/2020 às 12:01

Gostei da análise, tópico muito bem feito.

Foto do perfil de Antônio  Carlos Cezario

Ranking: 3.165º

Antônio 969 posts

@antonio.carlos.ceza1 em 16/10/2020 às 07:35

Temos time só estava mal treinado simples assim agora com técnico que faça um treinamento pegado vamos em frente.

Foto do perfil de Flávio Cavalheiro Silva

Flávio 78 posts

@flavio.cavalheiro.s1 em 16/10/2020 às 07:31

Xavier e o nome do grupo

VAMO TIMÃO

Publicidade

Foto do perfil de Pedro Gonçalves

Ranking: 3.795º

Pedro 768 posts

@pedro.goncalves19 em 15/10/2020 às 23:33

Citadino, Kayzer e Geuvanio não são fáceis de segurar...kkkkkkkkkkkkkkk

Foto do perfil de Brenno Oliveira

Brenno 7 posts

@brenno.oliveira3 em 15/10/2020 às 23:11

Quem futebol você enxerga no Ramiro? Fagner reserva? Para quem jogar? Michel? Você tá louco!

Foto do perfil de Anisio Molim

Ranking: 142º

Anisio 11.468 posts

@amoamolim em 15/10/2020 às 23:02

A tática do Mancini foi colocar o Xavier, Vital e Walter. E por acidente o everaldo, que até antes do gol, os telespectadores corinthianos como eu, estavam matando ele em versos e prosas, e fulminando com olhares. A mãe dele foi lembrada de minuto a minuto em que ficou no campo até os 50 minutos.

E não existi 'tática' se não tiver um goleiro pra fazer o que o Walter fez.

Amigo, me desculpa, mas o Mancini e o everaldo ontem estavam com #$!@% pra lua.

Quem entra com 3 volante pra ganhar um jogo, sendo dois deles perna de pau, a única tática é não perder. Até os 50 minutos do tempo final o Mancini rezava para todos os Santos e dizia a eles: por favor só falta mais 1 minutos, segura essa, servos de DEUS. Por o empate já teria sido uma vitória de estreia. E o Walter segurando tudo é bom lembrar disso.

Outra coisa o juiz, deveria marcar pênalti naquele lance do uruguaio mendez, pois estava dentro área. Ele só se preocupou com os cartões.

Amigo, menos, menos, bem menos esse negócio de tática.

OBS: Não vou negar, pois, não li um frase naquilo que você escreveu. Achei um absurdo falar em tática num jogo como esse em estreia do treineiro.

Foto do perfil de Davilson Santana

Ranking: 5.157º

Davilson 507 posts

@davilson.santana em 15/10/2020 às 22:57

Bruno Mendes é fraco