Post de Antônio no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Temos time só estava mal treinado simples assim agora com técnico que faça um treinamento pegado vamos em frente.

em Análise dos jogos > Análise do jogo Athlético-PR x Corinthians: isso sim é estratégia e...

Em resposta ao tópico:

Aconselho que deem uma olhada no meu último artigo https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/analise-dos-jogos/786753/analise-tatica-do-jogo-ceara-x-corinthians-um-jogo-sem-estrategia-nem-tatica Análise tática do jogo Ceará x Corinthians - um jogo sem estratégia nem tática Se tinha alguma dúvida sobre a ruindade do Coelho, esse jogo tirou todas as dúvidas. Sabendo que iria ser mandado embora, ele fez o supra-sumo da imoralidade... meutimao.com.br meutimao.com.br para entenderem tanto as diferenças do último jogo e o de hoje, como também a ironia do título. O time fez de tudo e mais um pouco. O jogo foi extremamente árduo, mas de muito aprendizado. Entendemos a importância de certos jogadores. Embora o time tenha ficado mais na defensiva, percebemos uma nítida melhora nos passes. Vamos analisar a partida com olhos analíticos, para que possamos compreender o que pode ser melhorado.

Primeiro Tempo

Uma vez que o time não tem de fato um meia de criação, Mancini cocou um 4-3-3 sob mentalidade ofensiva, com três volantes também – mas diferente do Coelho, ele colocou o Xavier em vez do Gabriel - o que deu forte mobilidade ao time - e Vital em vez de Gustavo Mantuan, com o objetivo de aproximar a bola para o Jô. E deu uma melhora bem considerável ao time. E, como mostra o mapa de calor acima, se postou bem defensivamente, mas é difícil segurar um time com Geuvânio, Léo Cittadini e Kayzer.

Ramiro, apesar das chances claras, foi o melhor no primeiro tempo porque ele fez o que tinha que ser feito: só errou dois passes dos 18 dados e foi o responsável por criar ataques no lado esquerdo, como mostra o mapa abaixo, e foi o que menos errou passes. Piton também: ele e Natel fazem uma boa dupla.

Agora, eu fiquei de boca aberta com o Vital: olha só o que ele fez em campo! Só faltou ir no lado esquerdo! Mas isso prova uma coisa: que não dá mais para o Fagner ser titular. Porque, se o Ramiro tem que vir recuperar e até o Vital teve que fazer esse serviço, alguma coisa tá muito errada.

Segundo tempo

Agora, se Cazares provou que tem que ser titular, o Fagner reforçou o que eu disse sobre ele: Cazares cruzou na medida uma bola, que na verdade era para o Boselli, mas o Fagner antecipou e me fez o favor de errar. E pra piorar, Kayzer dá uma cotovelada e Méndez revida, dando o amarelo para o primeiro e vermelho para o segundo, não dando o pênalti porque a bola já tinha saído. Imagine se não tivesse trazido o Marllon...

Mas, mesmo com um a menos, o Corinthians passou a atacar muito mais. E tendo entrado Camacho, adicionou qualidade extra nos passes. O time defendeu bem, mas procurava intercalar pelo lado esquerdo com Everalvo, junto com Cazares, Xavier e Boselli, que mal pode ficar na área porque ele teve que ir na defesa por conta da expulsão. Dos sete passes, errou apenas dois. E prefiro mil vezes Boselli ao Jô.

E, "crêndios pai", o gol me sai no final com Everaldo! E, para castigo do imbecil do Coelho, quem deu o passe foi o...XAVIER! Como a Lelê disse, do crente ao ateu, ninguém entende essa história de marcar gol no finalzinho!

E falando no homem...

Indubitavelmente ele foi o melhor em campo.

Observem no mapa que ele foi extremamente defensivo e ofensivo também: foi o único que se posicionou na zona 14 e se infiltrou ali. Com certeza a titularidade dele está garantida. Quase fez um gol e deu a assistência pra uma. Das três tentativas de recuperação de bola, ele recuperou as três. Afastou quatro bolas perigosas e interceptou três – ele tem que melhorar um pouco nesse quesito. No mais, com certeza achamos um excelente jogador.

E Bruno Méndez nunca mais titular?

Não concordo com tal ideia.

Ele foi extremamente fundamental nas criações perigosas do time no primeiro tempo. E aí podemos ver o dedo do Mancini: observe o quanto Méndez participou das saídas de bola, intercalando com meio-campo, chegando a fazer parte do ataque em algumas vezes pela direita, coisa que é característico dele. E foi outro que cobriu Fagner. Portanto, ele tem que esfriar a cabeça e procurar melhorar, porque é a chance da vida dele. E é um jogador promissor da Seleção do seu país. Que procure botar a cabeça no lugar e estar pronto pra outra.

Olhem a diferença de chutes do último jogo!

A diferença é claramente nítida. Enquanto no último jogo o time (azul) chutou só de fora da área, agora finalizamos mais dentro da área e com participações enfáticas de Ramiro, Everaldo e Vital. Lembrando que tanto o Coelho como Mancini utilizaram um 4-3-3, com a diferença que o primeiro foi extremamente defensivo e o segundo mais ofensivo.

Acredito que esse time ganharia do Palmeira na final do Paulistão: temos um zagueiro que sai com a bola e participa das jogadas, volantes que chegam ao ataque e meias incisivos. E um detalhe importante é que o princípio do time paranaense jogar não é muito diferente daquele Palmeiras.

CONCLUSÃO

O jogo foi um aprendizado e um alívio para Mancini. Ele já viu com o que tem que lidar e acredito que ele conseguirá botar a ordem. Me surpreendeu ser um 4-3-3 da forma como foi mas a diferença do que ele fez com a do Coelho, ainda que mínima, foi gritante.

Temos muito a melhorar, mas foi notado mudanças. O jogador que veio do São Paulo, Léo Natel, certamente é outro rapaz promissor. Disputará posição com Araos, mas esse jogo, de fato, era para o Natel jogar mesmo. Agora contra um Internacional, por exemplo, ou contra o próprio São Paulo, aí tem que ser Araos pela mobilidade que ele traz.

Devo dizer que Everaldo me surpreendeu: ele jogou na direita, sendo que a posição dele de fato é na esquerda. Chutou três vezes assim como Ramiro (os dois criaram mais chances) e participou de bons lances. Era a engrenagem necessária para os contra-ataques, que deu muito certo.

No próximo artigo mostrarei como imagino o time, da forma que o Mancini prefere: um 4-2-3-1 com meias fechados, por vezes usando um 3-4-3 ou 4-1-4-1. Ao mesmo tempo, darei o meu parecer sobre o time ideal. E ao invés de finalizar com um “vai, Corinthians”, vou finalizar de uma forma mais diferente: CHUPA, COELHO!

Responder ao post do Antônio

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Bell Cordeiro

    Posso 'ajudar' com meu dinheiro, mas não posso escolher o meu 'líder'?

    Última resposta 11 segundos por Aílton D. que tem 23 posts no fórum

    123respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Flávia SCCP

    Marcelinho Carioca sobre o Corinthians

    Última resposta 13 segundos por Vinicius Nagy que tem 138 posts no fórum

    102respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Adriano Souza

    'Boa sacada do Fábio Santos'

    Última resposta 5 minutos por Saulo Jeronimo que tem 1 post no fórum

    115respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Pharaoh K'rino

    Carregou aí?

    Última resposta 7 minutos por Dr.Gonball Erlis que tem 1.317 posts no fórum

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Plantão Da globo

    Plantão da globo informa!

    Última resposta 7 minutos por Sérgio Libanori que tem 6.627 posts no fórum

    29respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Thiago Limano

    E o Elias hein...

    Última resposta 7 minutos por Gabriel Batista que tem 94 posts no fórum

    29respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Adriano de Souza Franco

    "Mario Gobbi é o menos PIOR" - Porque esse medo?

    Última resposta 7 minutos por Fabricio Ruas que tem 2.619 posts no fórum

    21respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lucas Demelo

    Rapaiiiz que situação a do Cruzeiro

    Última resposta 8 minutos por Flávia SCCP que tem 6.673 posts no fórum

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ton Morello

    Fatores que mudaram com o Mancini no comando do Corinthians!

    Última resposta 10 minutos por RICARDO CARVALHO JOCA SOUSA que tem 1 post no fórum

    122respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Heisenberg Bad

    E alguns isanos queriam cabeça do Fagner..

    Última resposta 12 minutos por Sérgio Libanori que tem 6.627 posts no fórum

    22respostas

    acessar o tópico