Venha fazer parte da KTO
x

Post de Antônio no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Temos time só estava mal treinado simples assim agora com técnico que faça um treinamento pegado vamos em frente.

em Análise dos jogos > Análise do jogo Athlético-PR x Corinthians: isso sim é estratégia e...

Em resposta ao tópico:

Aconselho que deem uma olhada no meu último artigo https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/analise-dos-jogos/786753/analise-tatica-do-jogo-ceara-x-corinthians-um-jogo-sem-estrategia-nem-tatica Análise tática do jogo Ceará x Corinthians - um jogo sem estratégia nem tática Se tinha alguma dúvida sobre a ruindade do Coelho, esse jogo tirou todas as dúvidas. Sabendo que iria ser mandado embora, ele fez o supra-sumo da imoralidade... meutimao.com.br meutimao.com.br para entenderem tanto as diferenças do último jogo e o de hoje, como também a ironia do título. O time fez de tudo e mais um pouco. O jogo foi extremamente árduo, mas de muito aprendizado. Entendemos a importância de certos jogadores. Embora o time tenha ficado mais na defensiva, percebemos uma nítida melhora nos passes. Vamos analisar a partida com olhos analíticos, para que possamos compreender o que pode ser melhorado.

Primeiro Tempo

Uma vez que o time não tem de fato um meia de criação, Mancini cocou um 4-3-3 sob mentalidade ofensiva, com três volantes também – mas diferente do Coelho, ele colocou o Xavier em vez do Gabriel - o que deu forte mobilidade ao time - e Vital em vez de Gustavo Mantuan, com o objetivo de aproximar a bola para o Jô. E deu uma melhora bem considerável ao time. E, como mostra o mapa de calor acima, se postou bem defensivamente, mas é difícil segurar um time com Geuvânio, Léo Cittadini e Kayzer.

Ramiro, apesar das chances claras, foi o melhor no primeiro tempo porque ele fez o que tinha que ser feito: só errou dois passes dos 18 dados e foi o responsável por criar ataques no lado esquerdo, como mostra o mapa abaixo, e foi o que menos errou passes. Piton também: ele e Natel fazem uma boa dupla.

Agora, eu fiquei de boca aberta com o Vital: olha só o que ele fez em campo! Só faltou ir no lado esquerdo! Mas isso prova uma coisa: que não dá mais para o Fagner ser titular. Porque, se o Ramiro tem que vir recuperar e até o Vital teve que fazer esse serviço, alguma coisa tá muito errada.

Segundo tempo

Agora, se Cazares provou que tem que ser titular, o Fagner reforçou o que eu disse sobre ele: Cazares cruzou na medida uma bola, que na verdade era para o Boselli, mas o Fagner antecipou e me fez o favor de errar. E pra piorar, Kayzer dá uma cotovelada e Méndez revida, dando o amarelo para o primeiro e vermelho para o segundo, não dando o pênalti porque a bola já tinha saído. Imagine se não tivesse trazido o Marllon...

Mas, mesmo com um a menos, o Corinthians passou a atacar muito mais. E tendo entrado Camacho, adicionou qualidade extra nos passes. O time defendeu bem, mas procurava intercalar pelo lado esquerdo com Everalvo, junto com Cazares, Xavier e Boselli, que mal pode ficar na área porque ele teve que ir na defesa por conta da expulsão. Dos sete passes, errou apenas dois. E prefiro mil vezes Boselli ao Jô.

E, "crêndios pai", o gol me sai no final com Everaldo! E, para castigo do imbecil do Coelho, quem deu o passe foi o...XAVIER! Como a Lelê disse, do crente ao ateu, ninguém entende essa história de marcar gol no finalzinho!

E falando no homem...

Indubitavelmente ele foi o melhor em campo.

Observem no mapa que ele foi extremamente defensivo e ofensivo também: foi o único que se posicionou na zona 14 e se infiltrou ali. Com certeza a titularidade dele está garantida. Quase fez um gol e deu a assistência pra uma. Das três tentativas de recuperação de bola, ele recuperou as três. Afastou quatro bolas perigosas e interceptou três – ele tem que melhorar um pouco nesse quesito. No mais, com certeza achamos um excelente jogador.

E Bruno Méndez nunca mais titular?

Não concordo com tal ideia.

Ele foi extremamente fundamental nas criações perigosas do time no primeiro tempo. E aí podemos ver o dedo do Mancini: observe o quanto Méndez participou das saídas de bola, intercalando com meio-campo, chegando a fazer parte do ataque em algumas vezes pela direita, coisa que é característico dele. E foi outro que cobriu Fagner. Portanto, ele tem que esfriar a cabeça e procurar melhorar, porque é a chance da vida dele. E é um jogador promissor da Seleção do seu país. Que procure botar a cabeça no lugar e estar pronto pra outra.

Olhem a diferença de chutes do último jogo!

A diferença é claramente nítida. Enquanto no último jogo o time (azul) chutou só de fora da área, agora finalizamos mais dentro da área e com participações enfáticas de Ramiro, Everaldo e Vital. Lembrando que tanto o Coelho como Mancini utilizaram um 4-3-3, com a diferença que o primeiro foi extremamente defensivo e o segundo mais ofensivo.

Acredito que esse time ganharia do Palmeira na final do Paulistão: temos um zagueiro que sai com a bola e participa das jogadas, volantes que chegam ao ataque e meias incisivos. E um detalhe importante é que o princípio do time paranaense jogar não é muito diferente daquele Palmeiras.

CONCLUSÃO

O jogo foi um aprendizado e um alívio para Mancini. Ele já viu com o que tem que lidar e acredito que ele conseguirá botar a ordem. Me surpreendeu ser um 4-3-3 da forma como foi mas a diferença do que ele fez com a do Coelho, ainda que mínima, foi gritante.

Temos muito a melhorar, mas foi notado mudanças. O jogador que veio do São Paulo, Léo Natel, certamente é outro rapaz promissor. Disputará posição com Araos, mas esse jogo, de fato, era para o Natel jogar mesmo. Agora contra um Internacional, por exemplo, ou contra o próprio São Paulo, aí tem que ser Araos pela mobilidade que ele traz.

Devo dizer que Everaldo me surpreendeu: ele jogou na direita, sendo que a posição dele de fato é na esquerda. Chutou três vezes assim como Ramiro (os dois criaram mais chances) e participou de bons lances. Era a engrenagem necessária para os contra-ataques, que deu muito certo.

No próximo artigo mostrarei como imagino o time, da forma que o Mancini prefere: um 4-2-3-1 com meias fechados, por vezes usando um 3-4-3 ou 4-1-4-1. Ao mesmo tempo, darei o meu parecer sobre o time ideal. E ao invés de finalizar com um “vai, Corinthians”, vou finalizar de uma forma mais diferente: CHUPA, COELHO!

Responder ao post do Antônio

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Sandro panontin

    Aos que dizem que treinador não é prioridade, veja o Abel Ferreira hoje

    Última resposta há 5 segundos por André Moretti

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Luis Otavio

    Técnico do Del Valle para quem não conhece:

    Última resposta há 37 segundos por Leandro Santos

    20respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Bili Infante

    Vender o PSJ muda o patamar do Corinthians da noite para o dia

    Última resposta há 2 minutos por Carlos Luis

    17respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Mateus Henrique Lopes da Silva

    Nesse vitimismo eu não caio! Acha que tá enganando quem?

    Última resposta há 3 minutos por Safio Corinthians

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Clint Corinthiano

    O Corinthians se apequena à medida que o maior rival só cresce

    Última resposta há 3 minutos por felibr adone

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Ayltom D.

    Equilibrando gratidão e renovação: o desafio da gestão esportiva

    Última resposta há 6 minutos por Carlos Luis

    35respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Missoes Brasil7

    A verdade

    Criado em 7 minutos por Missoes Brasil7

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Mikhail Tal

    Salvem esse tópico, antonio oliveira vai com esse time domingo

    Criado em 8 minutos por Mikhail Tal

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Rogério Oliveira

    4 meses de Augusto Melo como Presidente!

    Última resposta há 9 minutos por Fabio Padilha de Campos

    34respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Caosfera Records

    Desrespeito do Cássio com COLEGAS E TORCIDA

    Última resposta há 12 minutos por JOKER 1jz

    13respostas

    acessar o tópico