Fórum do Corinthians

Queeeeeeeeeem sabe na bola parada! (?)

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Anesio

Anesio 7 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 14/10/2021 às 15:48
Por Anesio Gomes Babolin Junior Apoiador (@anesio.gomes.babolin)

Parafraseando o narrador André Henning, quando diz a partir de alguma jogada de bola parada seu célebre bordão 'Queeeem sabe na bola parada' ouso dizer que o mesmo, sofreria e muito para gritar gol a partir de alguma jogada dessas quando o assunto é o Corinthians.

Assistindo Corinthians x Fluminense ontem (13/10) eu percebi que o time do Parque São Jorge teve a seu favor oito cobranças de escanteio e nenhuma levou perigo. Tendo como premissa essa percepção e também o fato do meu pai todo santo jogo reclamar dizendo 'O Corinthians nunca faz gol de escanteio' eu resolvi fazer um pequeno e não tão profundo levantamento a respeito do desempenho dos dez primeiros colocados do Campeonato Brasileiro em relação a quantidade de escanteios x gols de cabeça.

Como é evidenciado na tabela acima, o SCCP é dos dez primeiros colocados do Campeonato Brasileiro o time que menos faz gols de cabeça. Ele não tem uma média baixa de escanteios por jogo (e nem alta), mas tem o pior desempenho na conversão de gols de cabeça. Quero deixar claro que eu estou ciente de que nem todos os gols da cabeça saem somente de escanteios, mas fiz esse recorte para ilustrar que nós não temos uma importante arma a nosso favor que pode em muitos momentos nos salvar de alguma situação difícil.

Vi certa vez pessoas dizendo que 'Ah, mas o Corinthians não tem jogadores altos' e resolvi ver qual é a média de altura dos titulares de todos os jogadores analisados na tabela. Vejam bem, a média de altura do time do Corinthians é muito similar a de outros, ou até idêntica, como no caso do Flamengo e Athletico Paranense. Ambos tem mais gols de cabeça que nós. O Athletico, inclusive com menos escanteios por jogo e o Flamengo tem quase o triplo de gols com menos jogos!

O time há muito tempo tem semanas inteiras para treinar e poder criar estratégias de bola parada que extraem de uma condição de privilégio (sim, escanteio é uma condição de privilégio dentro do contexto do jogo) uma oportunidade de fazer gols e simplesmente não faz. Há muito, muito tempo mesmo eu não vejo nosso time dar um sufoco no adversário com escanteios com foi contra o nosso maior rival.

Hoje, temos jogadores de qualidade que batem bem na bola. Nossa média de altura não é discrepante em relação aos demais. O que nos falta para perceber que as bolas paradas são chave dentro de uma partida que taticamente se mostra complicada, com adversário fechado de marcação intensa? O que falta para a comissão técnica pensar jogadas ensaiadas que levem perigo ao adversário?

O Sport Club Corinthians Paulistas precisa estar munido do máximo possível de opções de criação de gol se quiser disputar vaga na Libertadores e conseguindo, incomodar os adversários em todas as competições que irá disputar, diminuindo, assim a previsibilidade de suas jogadas e estratégias.

5.535 visualizações e 86 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Joao Paulo Monteiro

Ranking: 5.884º

Joao 359 posts

@joao.paulo.monteiro2 em 14/10/2021 às 16:35

Não consigo entender quando o Gil sobe mais alto que todos e cabeceia lá na lua.. Aí sai reclamando com ele mesmo como se 'aquela' cabeçada poderia ter sido melhor.

E na verdade todas as cabeçadas dele são ruins, raramente uma vai no gol. Logo penso que o cara é ruim mesmo e não precisaria fazer esse show dramático toda vez que erra a cabeçada.

Foto do perfil de Murilo Augusto

Ranking: 2.705º

Murilo 1015 posts

@murilo.augusto9 em 14/10/2021 às 16:08

Excelente trabalho, dados, pesquisa e boa conclusão dos resultados. Eu ontem particularmente achei que todas cobranças do GP levaram perigo, inclusive uma que ele mudou e bateu fechada no primeiro poste. As do Willian também achei bem batidas, já as do Fagner... Acho que o erro tá no posicionamento dentro da área, somado ao fato do JV ser jovem e Cantillo ser alto mas não é bom no fundamento..

Últimas respostas

Foto do perfil de Reinaldo Xavier

Ranking: 14.771º

Reinaldo 58 posts

@reinaldo.xavier1 em 15/10/2021 às 12:58

Concordo

Publicidade

Foto do perfil de Daniel B

Ranking: 1.638º

Daniel 1721 posts

@daniel.b em 15/10/2021 às 10:15

Isso me irrita profundamente.

1) bate escanteio quem tá mais perto. Toda hr muda o batedor

2) escanteios cobrados na marca do pênalti

3) escanteios batidos 'balao' - bola super lenta

4) 99% dos escanteios cobrados para o Gil

5) Gil faz falta em 45% dos lances, cabeceia para fora 10% e 20% o adversário afasta e 25% o goleiro adversário pega a bola sem pular.

Foto do perfil de Aylton Silva Affonso

Ranking: 2.834º

Aylton 967 posts

@aylto em 15/10/2021 às 09:51

Simples: não existe nenhum treino específico, todos os escanteios são iguais: joga bem alto para o Gil escorar, e como vem bem alto, ele no máximo cabeceia com o cocoruto da cabeça e vai pra cima do gol.

Não existe um pé trocado, uma cabeçada no primeiro pau pra alguém colocado ali, não existe um dois toques que possa bagunçar a marcação do adversário, nada...

Cobrar escanteio é tratado pelo time como algo protocolar, vai lá e bate, e vamos ver no que vai dar...

Foto do perfil de Gabriel Casemiro

Ranking: 3.412º

Gabriel 773 posts

@gabriel.casemiro em 15/10/2021 às 09:46

Eu já reparei isso também, escanteio para o Corinthians nem da pra ficar animado, porque não acontece nada, nem gol e nem chance de gol

Foto do perfil de Luiz Filipe Almeida

Ranking: 1.946º

Luiz 1468 posts

@luiz.filipe.almeida em 15/10/2021 às 09:20

Vejo que o erro vem da própria batida do escanteio, bola alçada de forma lenta, e longe da pequena área, assim não resta só direcionar a bola, mas tem que por força para ir ao gol onde se aumenta ainda mais as chances de erro, precisam corrigir desde a cobrança, do jeito que tá sendo cobrada dificilmente faremos gol, a não ser que tenha alguma sobra!

Foto do perfil de José Ricardo Neto

Ranking: 677º

José 3632 posts

@ricardofiel em 15/10/2021 às 09:02

Time mal treinado, bola parada e cabeceio não é dom, é treino. Obviamente alguns tem mais facilidade mas com treinamento sério e correto dá pra se aprimorar e muito, tanto o cabeceio como a cobrança que é outra coisa que está sendo feita de forma errada, quase todas as bolas são viajando, altas e lentas, a vantagem para o cobrador é saber onde ele quer bater se a bola for lenta vai chegar no companheiro que ele mirou já com dois os 3 marcadores, se ele bate forte chega sem dar tempo da marcação reagir.

Foto do perfil de Fábio Chamusca De Carvalho

Ranking: 346º

Fábio 5993 posts

@fabiomcbaltz em 15/10/2021 às 08:37

Enquanto cobrarem os escanteios na mão do goleiro, baixa no primeiro pau ou na marca do pênalti pra Gil cabecear ela pra cima, vai continuar assim.

Foto do perfil de Janio Mouta

Ranking: 2.771º

Janio 990 posts

@janio.mouta em 15/10/2021 às 08:24

Esperar isso do Sylvinho é a mesma coisa que esperar honestidade de políticos. Hehehege

Foto do perfil de André Oliveira

Ranking: 598º

André 4068 posts

@andre.oliveira76 em 15/10/2021 às 08:18

O Gil só tem tamanho. Não tem cacoete nenhum de fazer gol!

Foto do perfil de Caíque Vesco

Caíque 41 posts

@caique.vescco em 15/10/2021 às 08:15

Ótima análise! Parabéns

x