Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Análise do potencial de Itaquera: Loja da McDonald's, ao lado da Arena Corinthians, é a 10ª...

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Celso

Ranking: 128º

Celso 12.812 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 20/07/2016 às 11:53
Por Celso Jadiel (@celso.1.primeiro)

Como todos sabem, a construção da Arena Corinthians foi sempre cercada de desconfianças, muitos achando que uma arena em uma região distante do centro de SP, com padrão financeiro abaixo do resto das regiões da cidade, seria uma 'loucura'.

Aí que os pessimistas se ferraram, porque de 'loucura' o BANDO DE LOUCOS entende.
A Arena Corinthians se tornou a praça esportiva com maior número de frequentadores do Brasil, são mais de 1,1mihão por ano.

A Arena tem média de público anual de cerca de 33 mil pessoas, sendo que esta média (que vem crescendo a cada ano) deve chegar, em alguns anos, a marca de 36 a 38 mil.

Se quanto à bilheteria a avaliação é boa, hoje estando com uma 'nota 7' (mas pode ficar bem melhor ainda), no quesito exploração econômica das demais propriedades da arena a coisa está ainda longe do ideal, a arena não está nem 1/3 explorada ainda.

Estes dias, tivemos 2 novidades, o início do tour e a notícia que a rede Giraffas estará presente, em breve, na arena.

https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/bate-papo-da-torcida/300427/comecou_o_tour_na_espetacular_arena_corinthians_videoreflexos_desse_servico_para_a_arena Começou o Tour na Espetacular Arena Corinthians (Vídeo+reflexos desse serviço para a arena) No último fim de semana, a Arena Corinthians inciou seu serviço de TOUR, atividade está que estava atrasadíssima, sendo que a casa da fiel deixou de arrecadar... meutimao.com.br meutimao.com.br

https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/bate-papo-da-torcida/300480/rede_giraffas_em_breve_estara_na_arena_corinthians Rede Giraffas em breve estará na Arena Corinthians Mais uma grande rede de alimentação estará presente em breve na Arena Corinthians, dando mais opção ao FIEL torcedor que comparece à arena. Trata-se da... meutimao.com.br meutimao.com.br

Os eventos corporativos também vem aumentando, a arena tem uma estrutura única para esse tipo de atividade, são 2 mega centros de convenções e vários espaços que podem ser alugados, além de outros espaços aptos para serem arrendados para empreendimentos comerciais.

A arena tem plenas condições de funcionar como um centro comercial no dia dia, com lojas abertas (hoje temos a mega loja poderoso Timão, mas existem vários espaços aguardando parceiros), praça de alimentação, cinema, parque para crianças na área externa, academia, restaurantes, bares, tour, além da realização de eventos, conforme foi planejado quando da elaboração do seu projeto.

Aos que falam que na Região de Itaquera (Zona Leste) isso seria impossível, prestem atenção nestes dados.

O Shopping Itaquera, mesmo localizado em uma região em que 70% dos habitantes são de calsse C e D, recebe diariamente mais de 60 mil pessoas.

Este shopping, de tanto arrecadar, está, inclusive, com processo de expansão, conforme maquete abaixo

A estação Itaquera recebe cerca de 100 mil usuários por dia e faz integração com Terminal de Ônibus Urbano e com a Linha 11-Coral - Expresso Leste da CPTM.

O Poupatempo Itaquera, que fica ao lado da estação, recebe mais de 12mil pessoas por dia.
Ou seja, a região ao redor da arena tem um fluxo muito grande de pessoas, e é a partir dessa análise que podemos cravar que investimentos por parceiros comerciais na arena poderiam sim ter retorno positivo.

Para se ter ideia, a lanchonete McDonald’s do Shopping é a que mais fatura no Brasil, sendo a 10ª do mundo, comparada às consagradas lanchonetes da marca localizadas em locais movimentados de Paris, Tawian, Moscou e Pequim.

Vejam bem, uma marca tradicional mundialmente, a McDonald’s, tem, dentre suas cerca de 700 unidades no Brasil, o maior faturamento em uma unidade ao lado da Arena Corinthians. A Burger King, assim como outras, vendo o mega faturamento da rival, também abril lanchonete no Shopping Itaquera.

http://40graus.al/2015/09/03/burger-king-abre-unidade-no-local-onde-mcdonalds-mais-fatura-no-brasil.html

Além de estar localizada em um local de grande movimentação, a Arena Corinthians tem como forte a vinculação a marca Corinthians, que tem sua força reconhecida por todos.

Só lembrando que o polo institucional de Itaquera é um projeto grandioso, que contempla várias instituições. A FATEC já está pronta e a Rodoviária em obras. Faltam ainda vários itens como: Corpo de Bombeiros, Quartel da PM, Fórum, Espaço para convenções etc.

Espero em alguns anos ver esta arena toda bem explorada, assim como planejou o Arquiteto Anibal Coutinho (que fez uma obra toda voltada para isso, com muito espaço, funcionalidade, integração, conforto e luxo, estilo shopping), seguindo as linhas traçadas pelo Rosemberg. Essa ideia da obra formatada para, além de dar conforto ao torcedor, arrecadar, muitos torcedores não entendem, chegando até a criticar toda a mega estrutura da arena, achando desnecessário.
O plano de exploração da arena prevê arrecadação de 150 a250 milhões por ano, sendo que em 2015 arrecadamos apenas cerca de 50 milhões, contando as propriedades já exploradas. Existe muito a ser explorar na arena, ainda.

Enfim, temos uma mina de ouro com reais chances de ser bem explorada, pois está agregada a marca Corinthians e localiza-se em uma região, embora de renda baixa, bem movimentada, sem falar que a Zona Leste é bem populosa (mais de 4milhões de pessoas) e a esmagadora maioria dos habitantes são corinthianos. Outro ponto a se considerar, é a capacidade que a arena tem de se tornar um ponto turístico de SP, virando um local de visitação para quem está passeando pela cidade (em pesquisa recente, a arena foi o tida como o local de SP mais postado no Instagram).

Estou no Twitter A CASA DA FIEL: @celsoJadiel

_________________________________________________

Nosso histórico de matérias sobre a Arena Corinthians encontra-se neste link:

https://www.meutimao.com.br/topicos-de-celso.1.primeiro-no-forum-do-corinthians/ Tópicos criados pelo Celso 1º no Fórum do Corinthians Celso e milhares de outras pessoas estão no Fórum do Meu Timão, o melhor lugar que existe pra falar sobre o Corinthians meutimao.com.br meutimao.com.br

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Danilo Lopes

Ranking: 456º

Danilo 5.814 posts

@danilo.lopes5 em 20/07/2016 às 18:20

Acho o estádio um máximo, ir até ele a facilidade é enorme, sai do metro e cai no estádio, único ponto a se fazer é... Produtos que vendem la muito caro, ingresso caro, e ambulantes, cara você demora uma vida desviando dos ambulantes, nesse jogo contra sp, eu vi vendendo pizza a 10 reais kkkkkk rachei, e o preço é fora do normal, ainda mais para ver a qualidade que é péssima, em Barcelona eu minha mãe gastamos com ingresso, comida, e transporte. 60 euros ao total, que daria ai uns 200 reais, 200 reais seria só os dois ingressos para ver Romero e Luciano, a diferença que eu vi messi e neymar, nenhum ambulante me encheu o saco, saída do estádio perfeito...

Foto do perfil de Ciro Hey

Ranking: 120º

Ciro 13.250 posts

@ciro.hey em 20/07/2016 às 18:11

Indiscutível a capacidade da Arena.

Tudo que envolve o nome Corinthians tem apelo muito forte!

E a arena além de ser bem localizado, está na ZL.. Região mais populosa por m2 do Brasil (pelo menos era assim alguns anos atrás).

Próxima a shopping e metro.

Com as portas da arena se abrindo em outros dias a tendência é a arena aumentar de faturamento e ser quitada antes do previsto.

Só vejo uma falha nesse processo: demoraram muito para lançar o tour e quando lançaram foi só para FT.

Deveriam já estar faturando nas férias escolares e olimpíadas.

Foto do perfil de César De Paula

Ranking: 4.029º

César 712 posts

@ge.cesar em 20/07/2016 às 18:05

Caro Celso, mais uma vez trataremos da questão do estádio.
Mas vejo neste tópico, um recuo seu ou uma nova percepção em relação às factuais objeções que faço ao estádio. Explico. Agora você cita o McDonald's. Ótimo! Estamos, quem sabe no caminho de um entendimento um pouco mais próximo. A rede americana é popular e o Shopping Itaquera é popular. Há uma combinação perfeita. Nos shoppings Iguatemi, Higienópolis e JK, o McDonald's perde mercado para hamburguerias mais sofisticadas. Este é o ponto. O Rosemberg contratou o Aníbal Coutinho para fazer algo luxuoso, imaginando (ou desejando) que atrairia para Itaquera a classe AB. Celso, não continue se enganando. Todos aqueles que administram o estádio já sabem que essa ideia inicial já furou. O que precisarão fazer agora é redimensionar, ou se adequar à realidade sociogeográfica da região. E este será um grande desafio porque além de terem de recuar na questão do luxo, terão que achar empresas que reconheçam uma rentabilidade no negócio. Não será fácil.

No jogo contra o São Paulo, fui na oeste superior e novamente me deparei com aqueles saguões enormes, suntuosos e ociosos e me perguntei: o que poderá ser feito desses espaços para minimizar o erro escandaloso do projeto? Se já sabemos que empresas voltadas ao público AB não se instalarão ali, o que resta é procurar empresas de apelo mais popular, como o McDonald's, que você citou. Mas aí, podemos fazer uma outra pergunta. Por que alguém se interessaria em pagar por uma caríssima franquia do McDonald's que teria público somente algumas horas no dia do jogo e mais do que isso, concorrer com uma loja que está situada dentro de um Shopping popular localizada dentro de uma estação do Metrô? Entende, Celso, a sinuca de bico em que o Corinthians se meteu? Gastou-se uma fortuna com aquele luxo todo e agora, se quiserem dimensionar as receitas do estádio, terão que popularizá-lo, mas aí há a concorrência consolidadíssima do Shopping Itaquera que, você mesmo disse, está ampliando em tem o McDonald's que mais vende no Brasil.

Quando você diz, 'agregada (...) a marca Corinthians e localiza-se em uma região, embora de renda baixa, bem movimentada, sem falar que a Zona Leste é bem populosa (mais de 4milhões de pessoas) e a esmagadora maioria dos habitantes são corinthianos.', você está indo na direção que eu sempre defendi que o estádio deveria ser maior (ganho na quantidade) e popular, confortável, com boas instalações mas nunca luxuoso. Com essa população, o Corinthians disputaria com os clubes ingleses e alemães as maiores médias de público do mundo. Mas no sonho do Rosemberg, ele queria no 'seu' estádio, a elite e, como ele mesmo disse, que o corinthiano mais simples ficaria contente em assistir o Corinthians fazendo churrasco na laje.
O luxo está aí e atrás dele uma conta imensa para ser paga.

Foto do perfil de Paulo Lima

Ranking: 1.757º

Paulo 1.873 posts

@paulo.lima13 em 20/07/2016 às 17:59

Celso, sou fã dos seus tópicos, cheios de informações, análises, estudos,...
Parabéns cara por mais uns!

Seria ótimo se tópicos e post's como estes, chegassem como uma mala direta ao Corinthians.

Abraço.

Publicidade

Foto do perfil de Socrates Carrasco

Ranking: 8.680º

Socrates 218 posts

@socrates.carrasco em 20/07/2016 às 17:45

Que tópico. Parabéns. Mas se continuar com estes diretores e conselheiros, sem capacidade em administrar não sei não, onde vamos parar

Foto do perfil de Luiz Carlos Dos Santos

Ranking: 3.233º

Luiz 955 posts

@lula10 em 20/07/2016 às 17:21

Caramba que tópico, e realmente verdade a movimentação de visita la e grande todos que desce visitam o estádio mesmo que não esteja aberto quem fatura e aquele cara do hot dog que fica lá na porta todos os dias.

Foto do perfil de Eduardo - Itajaí-sc.

Ranking: 1.571º

Eduardo 2.077 posts

@dadotimao em 20/07/2016 às 17:17

O maior problema realmente é a crise econômica que afeta o Brasil, se não fosse isso, com certeza, muitos itens por ti citado já estariam em funcionamento. Porém acho que outro ponto negativo na minha opinião é que não adianta ter profissionais em algumas áreas do Corinthians se a principal (Presidência/Administrativa) ser composta em sua maioria por amadores...Saudações.

Foto do perfil de Emerson Marinho

Emerson 41 posts

@marinho77 em 20/07/2016 às 17:09

Mais um post sensacional amigo! Parabéns!