Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Corinthians é o recordista de IBOPE das emissoras e o clube com mais telespectadores do Brasileiro

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Ciro

Ranking: 118º

Ciro 13.250 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 03/09/2017 às 19:34
Por Ciro Hey (@ciro.hey)

Fala fiel,

Primeiro é importante entender que o sistema de medição passou por diferentes fases, a primeira pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) rolou já no ano de estreia da TV no Brasil, em 1950. Até o fim dos anos 80, ela era feita de porta em porta, por um funcionário. A partir da década de 90, começou a funcionar o sistema atual, chamado peoplemeter, com um aparelho que pontua a audiência em tempo real. Um ponto equivale a 1% do universo pesquisado.

Atualmente, cada ponto no Ibope medido em São Paulo corresponde a 70.559 residências e 199.309 pessoas, e no RJ para se ter um parâmetro e entender porque muitas vezes mesmo com Ibope maior, não quer dizer que o Flamengo tem mais telespectadores, no Rio de Janeiro, um ponto equivale a 44.047 casas e 116.906 telespectadores.

Portanto, mesmo eventualmente o Flamengo conseguindo um ibope maior regionalmente, não quer dizer que teve mais telespectadores.

Exemplo: Final do Paulista, Corinthians e Ponte alcançou 39 pontos no ibope, equivale à 7.776,210 milhões de telespectadores, contra 40 pontos de Flamengo e Fluminense na final da Taça Guanabara que representam 4.676,240 milhoões de pessoas assistindo a final carioca.

É complicado medir audiência nível Brasil, porque depende da grade e das partidas transmitidas pela emissora.

Para se ter uma ideia, seguem as 10 partidas com maior audiência no Brasileiro de 2017, ao lado vou colocar a estimativa de telespectadores:

Palmeiras x Corinthians (SP) – 41 pontos - 8.171.669 telespectadores
Santos x Flamengo (RJ) – 33 pontos - 3.857.898 telespectadores
Sport x Flamengo (RJ) – 32 pontos - 3.704.992 telespectadores
Corinthians x São Paulo (SP) – 30 pontos - 5.979.270 telespectadores
Corinthians x Flamengo (RJ) – 30 pontos - 3.507.180 telespectadores
Corinthians x Flamengo (SP) – 30 pontos - 5;979.270 telespectadores
Vasco x Corinthians (SP) – 29 pontos - 5.779.961 telespectadores
Cruzeiro x Flamengo (RJ) – 29 pontos- 3.390.274 telespectadores
Flamengo x Palmeiras (SP) – 29 pontos - 5.779.961 telespectadores
Atlético-PR x Flamengo (RJ) – 28 pontos - 3.273.368 5.779.961 telespectadores

Nota-se que Corinthians ou Flamengo estão nas 10 top audiências do futebol Brasileiro, mas pelo Corinthians estar em SP, tem a facilidade de obter mais telespectadores.

Incrível que essa média acima de 28 pontos só clubes como Corinthians e Flamengo conseguem ultrapassar no Brasileiro. Outro jogo com grande audiência foi Santos e Palmeiras, duelo com mais audiência retirando a dupla RIO-SP alcançando a marca de 28 pontos de audiência. Fora do campeonato Brasileiro, o Palmeiras alcançou a marca de 30 pontos de audiência na Libertadores em sua eliminação contra o Barcelona. Mas a marca ainda seria menor por exemplo que Corinthians e Ponte pela final do Paulista que alcançou 39 pontos ou Corinthians e Palmeiras pelo Paulista com 35 pontos.

RECORDES:

REDE GLOBO:

O recorde atual da rede globo ainda é uma partida da seleção, Brasil e Turquia em 2002 atingiu inalcançáveis 75 pontos.

No que se trata de clubes de futebol, seu recorde é a final Corinthians e Boca Junior na final da Libertadores com 48 pontos de audiência (75% de participação). Corinthians e Boca em 2012 inclusive ultrapassou a maior audiência do Brasil na Copa de 2010, Brasil e Chile havia alcançado 46 pontos de audiência.

Em campeonatos Brasileiros, o recorde é esse de 2017 com 41 pontos (Palmeiras e Corinthians), ultrapassando o recorde anterior de Corinthians e São Caetano com os mesmos 41 pontos no Brasileiro de 2005.

SBT:

Final da Copa do Brasil de 1995 Grêmio vs Corinthians (54 pontos, com picos de 60 pontos);

Na época querendo investir em uma programação mais qualificada, o SBT comprou os direitos de transmissão da Copa do Brasil de 1995, que não tinha lá muita importância na época. Porém, aquela edição rendeu excelentes índices, porque o canal explorou bastante o fato do vencedor garantir uma vaga para a Copa Libertadores. Além disso, o fator Corinthians ajudou.

Essa final não foi só a partida com maior audiência da história do SBT, como a segunda maior audiência da história da emissora.

Naquela altura, a globo sentia pela segunda vez o que era perder para o Corinthians em uma concorrente. Já que o mesmo havia ocorrido pela primeira vez em 1990 com transmissão da Band. Mas, naquela época, a situação era pior. O SBT era uma rede muito maior, consolidada, e vice-líder na média geral de audiência em todo o país.

Bandeirantes:

1° Final do Mundial de clubes em 2000: Vasco e Corinthians (53,1 pontos em SP, 35 em todo Brasil)

2° Final do Brasileiro: Corinthians e São Paulo (53 pontos em SP)

Sim, recordes absolutos da emissora foram duas partidas doo Corinthians.

Dois banhos na Rede Globo, o primeiro da história com o novo formato de ibope, em 1990 foi Corinthians e São Paulo, e o segundo (e terceira final que a Globo perdia para o Corinthians) era o Mundial de 2000, recorde absoluto da bandeirantes.

Está aí a explicação de rivais tentarem chamar o primeiro mundial realizado pela Fifa de torneio de verão.

O torneio era a primeira tentativa de implantar o modelo atual, com representantes de todos os continentes. Parceira da Traffic, que estava ligada à organização da competição, a Band abocanhou os direitos de transmissão de forma exclusiva. Em uma tentativa de esvaziar o produto alheio, a Globo tratou a competição como um torneio menor e chegou a fazer uma espécie de boicote ao assunto em seus telejornais.

Não deu certo. Quando o torneio começou e Corinthians e Vasco foram enfrentando de Raja Casablanca a Real Madrid e Manchester United, a competição pegou. A Band, que dava média de 3 pontos no horário nobre, deu um salto para cerca de 25 pontos e bateu, com Corinthians x Real Madrid, o “Jornal Nacional” em termos de audiência.

O crescimento não passou despercebido. Quando a competição chegou às semifinais, a Globo tentou voltar ao jogo e procurou a Traffic para tentar transmitir os jogos decisivos. “A Traffic chegou sim a receber um pedido da Globo para poder transmitir a final entre Corinthians e Vasco, mas já tínhamos vendido os patrocínios com exclusividade de transmissão e não foi possível repartir os direitos naquele momento”, disse Juca Silveira, hoje diretor de planejamento do Grupo Bandeirantes e à época responsável pelo acordo com a Traffic.

A final fez a audiência explodir. Em uma sexta-feira à noite, a Band simplesmente bateu “Terra Nostra”, sucesso na época na faixa das 21h. A novela que contava a saga de imigrantes italianos tinha média de 50 pontos de audiência em nível nacional e parecia imbatível. No dia em que o Corinthians venceu o Vasco nos pênaltis, o romance entre Giuliana e Matteo marcou 30 pontos, contra 35 da decisão no Maracanã.

A postura da própria Globo à época, com o passar do tempo, foi revista. O selo de “torneio de verão” que foi colado na competição e incomoda os corintianos até hoje está alinhado com a linha editorial adotada pela emissora naquele momento.

Agora vejam se a Globo deixa de adquirir qualquer torneio que o Corinthians participa!

Inclusive alterava sua grade e abria mão de partidas de série A, para mostrar o Corinthians na série B.

Nas três bobeadas que a globo deu, perdeu para o Corinthians.

FONTE:

http://www.ofielmosqueteiro.com.br/corinthians-e-o-time-com-mais-telespectadores-no-brasil-em-2017-e-recordista-em-audiencia-nas-principais-emissoras/ http://www.ofielmosqueteiro.com.br/corinthians-e-o-time-com-mais-telespectadores-no-brasil-em-2017-e-recordista-em-audiencia-nas-principais-emissoras/ ofielmosqueteiro.com.br

https://www.facebook.com/OFielMosqueteiro/ O fiel mosqueteiro - Home | Facebook O fiel mosqueteiro - Home | Facebook O fiel mosqueteiro. 52,621 likes · 27,148 talking about this. Debatendo o dia a dia do Corinthians, sua história e acontecimentos. facebook.com facebook.com

https://twitter.com/ofm_oficial O fiel mosqueteiro (@ofm_oficial) | Twitter The latest Tweets from O fiel mosqueteiro (@ofm_oficial). ?????? Debatendo o dia a dia do Corinthians, sua história e acontecimentos ????. São Paulo, Brasil twitter.com twitter.com

https://www.instagram.com/ofielmosqueteiro/ O Fiel Mosqueteiro (@ofielmosqueteiro) ? Instagram photos and videos O Fiel Mosqueteiro (@ofielmosqueteiro) ? Instagram photos and videos 8,083 Followers, 218 Following, 540 Posts - See Instagram photos and videos from O Fiel Mosqueteiro (@ofielmosqueteiro) instagram.com instagram.com

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Paulo Paulo Paulo

Ranking: 109º

Paulo 13.845 posts

@paulo.52 em 03/09/2017 às 21:20

Excelente tópico, esclarecendo (embora alguns aparentemente ainda não tenham se convencido, rs) que a audiência, em nºs absolutos (nº total de espectadores), é maior em jogos do Corinthians que do Meiguinho.

Isso sem falar que, como SP é a principal praça, para o mercado publicitário, o fato de dominarmos por aqui potencializa ainda mais nossa marca e valor de exposição.

Mas ainda há algo que me incomoda, e muito, nesse assunto torcida e audiência. É o nº assinantes do ppv, tal como aferido pela Globo, que detém os direitos de transmissão em rede fechada.

Sistematicamente, os mulambos têm recebido mais, da Emissora carioca, chegando o Timão, quando muito, perto do repasse destinado ao queridinho dos Marinhos.

É ALTAMENTE IMPROVÁVEL que eles tenham mais assinantes que nós. E por duas singelas mas importantíssimas razões:

1) O principal público do time do Rio está no Nordeste, e não em seu Estado natal, o que implica em um público composto por pessoas de menor poder aquisitivo, sem condições massivas de assinar o ppv;

2) Os jogos do Meiguinho, de um modo geral, já são transmitidos em TV aberta para o NE, tornando dispensável a assinatura de canal fechado.

Durante algum tempo, dizia-se que os funcionários da Platinada atribuíam, arbitrariamente, o time dos assinantes ao Meiguinho, para guindá-lo às primeiras posições.

Mas o pior é que, mesmo diante dessas evidências irrefutáveis, os nossos dirigentes, no PSJ, nunca requereram uma auditoria sobre o time de preferência dos assinantes (fator utilizado como base para o repasse), acompanhada por pessoas ligados ao SCCP, talvez com medo de melindrar a Globo.

Suspeito que estejamos perdendo milhões de reais por ano, por conta dessa omissão.

Foto do perfil de Claudio Rissi

Ranking: 30º

Claudio 28.213 posts

@migo.pr em 04/09/2017 às 14:55

Mais um tópico fantástico. Parabéns, Ciro.

Estes dias mesmo um cara, que parecia ser flamenguista, postou aqui que os mulambos tem mais mídia de TV que o Timão. Agora ele poderá ter a certeza do contrário rs.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Felipe Assis

Ranking: 2.788º

Felipe 1.131 posts

@fapsa em 04/09/2017 às 19:40

Ciro, você copiou algumas coisas da net, pois já tinha lido alguns 'pedaços' do seu texto antes em outro lugar, mas o post ficou legal no seu modo geral. Só acho que não faria mal em dar as devidas fontes na próxima que 'copiar' ou se embasar sobre algo.

Mas valeu, belo post.

Foto do perfil de Nelson Detilli

Ranking: 4.444º

Nelson 624 posts

@nelosn em 04/09/2017 às 18:48

Pô, Ciro você foi GENIAL.

Foto do perfil de Marco Fergon

Marco 22 posts

@marcofergon em 04/09/2017 às 16:18

Cara, esse post é um 'tapa na cara' dos antis...

Foto do perfil de Marcelo Fernandes

Ranking: 673º

Marcelo 4.316 posts

@batman em 04/09/2017 às 15:55

Por isso que acho que o valor dos direitos de transmissão tem que ser aumentados a globo não pode ganhar rios em cima de nos

Foto do perfil de Waldir De Mello

Ranking: 1.137º

Waldir 2.771 posts

@profe em 04/09/2017 às 14:32

O Corinthians sempre dará record de audiência, pois ele tem a segunda maior torcida do Brasil, sendo a primeira a de todos os outros clubes.

Quando o Corinthians joga, os antis deixam de assistir o jogo do time deles para vir secar a gente.

Isso é um verdadeiro fenômeno, o único problema é que até hoje nossa diretoria não descobriu isso.

Foto do perfil de Wandeko .

Wandeko 84 posts

@wandeko em 04/09/2017 às 13:59

Isso explica tudo porque a PRIMEIRA LIGA não deu 'liga'.

Sem o Corinthians campeonato nenhum ganha força.

Foto do perfil de Mario Ayres

Ranking: 233º

Mario 8.996 posts

@marioayres em 04/09/2017 às 12:45

Corinthians junte-se a ele ou saia da frente.