Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Banco BMG, Modelo de Negócio e Naming Rights

Foto do perfil de Thiago

Ranking: 9.074º

Thiago 203 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 24/01/2019 às 13:19
Por Thiago Jensen (@thiago.jensen)

Texto de Erich Beting para a Máquina do Esporte ( www.maquinadoesporte.uol.com.br Máquina do Esporte Máquina do Esporte - O universo do marketing esportivo ao seu alcance maquinadoesporte.uol.com.br maquinadoesporte.uol.com.br ).

O Corinthians havia prometido fazer do patrocínio com o BMG uma revolução. Na prática, o modelo que o clube apregoa ser revolucionário nada mais é do que o princípio básico de marketing no esporte: não limitar o patrocínio à exposição de marca, incentivando empresa e clube a trabalharem para gerar o máximo de retorno financeiro aos dois com essa relação.

O problema, nesse caminho, é que o próprio Corinthians tem um histórico pavoroso de sucesso na implementação desse modelo. Em 2000 e 2001, com a Pepsi, já havia sido criado o conceito de atrelar a meta de bônus do patrocínio ao aumento de venda de produtos. A empresa fez estardalhaço, criando uma propaganda em que dizia que a 'Pepsi é da Fiel' e levando para o supermercado a lata personalizada com o escudo do time. Nunca, até então, uma marca havia se apropriado de um clube. O resultado em vendas, porém, não aumentou sensivelmente a participação de mercado da Pepsi, que depois abandonou a tática.

No próprio Corinthians, o projeto de ter o cartão de crédito da Caixa e o sistema de fidelidade com o torcedor teve a adesão de apenas 8 mil pessoas em dois anos.

Agora, o modelo é ainda mais complexo. Abrir conta em banco digital é simples. Sem cobrar taxas do consumidor, esses bancos têm conseguido gerar novos clientes. Mas como é o engajamento desse cliente com a instituição? Se nem lata de refrigerante ou cartão de crédito leva o torcedor a se engajar, o que dirá colocar seu dinheiro suado em um banco que não tem credibilidade como os mais tradicionais?

O São Paulo e o Banco Inter enfrentam, atualmente, esse dilema. Possuem boa adesão de novos clientes, mas não conseguem convertê-los, de fato, em consumidores do banco. Como o diferencial é a isenção de taxas, você se transforma em nada além do que um CPF a mais para o cadastro do banco. Dinheiro que é bom, porém...

Marqueteiramente, Andrés Sanchez joga para a torcida a responsabilidade de fazer o negócio andar, prometendo novidade se o banco 'Meu Corinthians BMG' tiver 200 mil correntistas. Muito possivelmente essa é a meta traçada entre os dois (patrocinador e clube) para dar ao banco o naming right da Arena Corinthians.

O problema é que o dinheiro próprio é um bem precioso demais para arriscar. O torcedor abrir a conta digital não será problema. Colocar e movimentar dinheiro lá dentro é que é difícil. Esse é o modelo que o Corinthians terá de colocar à prova.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhor resposta

Foto do perfil de Wallace Marques

Ranking: 1.297º

Wallace 2.463 posts

@wallace.marques4 em 24/01/2019 às 13:53

Então só vai mostrar que nossa torcida nada mais é do que torcida de rede social, só serve pra reclamar!

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Henrique Silva

Ranking: 3.538º

Henrique 844 posts

@henrique.silva84 em 24/01/2019 às 17:46

O Corinthians deveria começar abrindo conta para os jogadores, comissão técnica e funcionários. E afirmando que os salários deles, luvas e direitos de imagem. Só seriam pagos nessas contas. O que por si só movimentaria dinheiro faria com que tivesse mais adeptos e criaria uma bela oportunidade para o banco pois jogadores costumam ter uma boa grana e serem consumistas com carros, religios, jóias, roupas e imóveis. É claro quem tem muito dinheiro não anda com ele e sim com cartão de débito, crédito e afins. Então Já seria um Boom enorme para o BMG e para a nossa parceria

Foto do perfil de Danilo Lopes

Ranking: 454º

Danilo 5.814 posts

@danilo.lopes5 em 24/01/2019 às 15:30

Infelizmente não vira na minha opinião, mas vamos ver né, tomara que eu esteja errado

Enquanto isso nosso rival nadando no dinheiro, infelizmente vamos viver uma era aí complicada, faz parte é o futebol

Foto do perfil de Felipe Silva

Ranking: 3.288º

Felipe 933 posts

@felipe.silva194 em 24/01/2019 às 15:15

Se houver algo ostensivo...

Se usar o FT...

Incentivar forte... Aí pode ser que vire...mas é assunto delicado

Publicidade

Foto do perfil de Diego Antonio

Ranking: 830º

Diego 3.622 posts

@diego.antonio5 em 24/01/2019 às 13:57

Difícil nada!A torcida do SP chegoú em 1,5 ano no Banco inter 1milhao de correntistas.O Corinthians e muito maior

Foto do perfil de Dezinha Garota

Ranking: 6º

Dezinha 14.980 posts

@dezinha18 em 24/01/2019 às 13:40

Esse Andrés e CIA tem que se mandar do Corinthians.

Enquanto não tivermos alguém competente e de boa fé, não evoluiremos como Clube e como time.

Foto do perfil de Primo Primo

Ranking: 115º

Primo 13.403 posts

@primo.primo em 24/01/2019 às 13:23

Mesmo tendo mais de 35 milhões de torcedores, para chegar na marca dos 200 mil será muito complicado.