Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Minha opinião sobre o fechamento do lados da nossa arena

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Elias

Elias 58 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 19/06/2014 às 04:20
Por Elias Rafael (@elias.rafael)

Apaguei sem querer o tópico anterior desculpem.

Tenho visto com bastante frequência torcedores do Corinthians divulgando ideias sobre o fechamento dos lados norte e sul do nosso estádio. A nova mania agora é ficar comparando nossa casa com o Signal Iduna Park, estádio do Borussia.

Eis minha opinião sobre o assunto.

A torcida tem que largar mão dessa história de fechar o estádio. Para de ficar inventando moda, como diria minha avó. Como já dito por uma outra pessoa, muito corinthiano não gostou do estádio. Me parece que muita gente fala que o estádio é bonito só porque é nossa casa, mas no fundo achou a arquitetura feia.

Primeiro sobre os lados norte e sul abertos. As laterais do estádio abertas foram projetadas assim porque:

1 - Aumenta a ventilação dentro do estádio, não ficando o forno que fica dentro de estádios completamente fechados. Além disso, é uma quantidade maior de sol que vai para a grama, barateando e facilitando a manutenção, já que é possível usar menos, se é que é necessário, aquelas máquinas de iluminação artificial, que custam caro e são caras de usar.

Tem um vídeo do próprio Anibal Coutinho, arquiteto do estádio, falando sobre isso no Youtube em uma apresentação para alunos de arquitetura, eu acho. Ele fez exatamente o que o Corinthians pediu, lembrando que o estádio foi projetado ainda com o Andrés como presidente.

2 - As laterais abertas também servem para amplificar o som da torcida, enquanto um estádio todo fechado abafa o som. A isso se somam a arquitetura das arquibancadas superiores e da cobertura, que servem para 'jogar' o som produzido pela torcida de volta para o campo. O mesmo Anibal Coutinho fala isso no vídeo.

O CenturyLink Field, casa dos Seattle Seahawks, campeões desse ano da liga de futebol americano, é um estádio mais ou menos parecido com o nosso, mas com apenas as arquibancadas laterais cobertas por uma cobertura em forma de cuia. Há também uma arquibancada triangular de metal atrás de um dos gols.

Durante um jogo no ano passado, com público de 72 mil pessoas, o barulho chegou a 137,6 decibéis, capaz até de criar um terremoto de um ou dois graus na escala Richter.

CenturyLink Field

Ter um estádio fechado nem de longe representa mais barulho. Os recordes de estádios fechados passam longe disso. O recorde do Mercedez-Benz Superdome, do New Orleans Saints, também de futebol americano, é de 122 decibéis com público de 76 mil. O estádio é completamente coberto, inclusive o campo.

Já o recorde em estádio coberto é do Sleep Train Arena, do Sacramento Kings da NBA, que chegou a meros 126 decibéis com 18 mil pessoas, ou seja, muito longe do recorde do estádio aberto. Isso mostra que o tamanho do estádio e o número de torcedores não tem nada a ver com isso. A acústica do estádio ou ginásio é tudo.

Além disso, onde seriam colocados os quatro gigantescos telões, alguns dos mais modernos do mundo, que tanta gente achou da hora no projeto do estádio?

Só para vocês terem uma ideia, o estádio dos merdas do Palmeiras terá duas telas de 103m quadrados (13,44m x 7,68m) com uma resolução de 16mm por pixel.

Já nossos telões serão muito mais absurdos. Serão quatro de 225m quadrados (30m x 7,5), aos pares. Dois ficaram voltados para dentro e dois para fora. Os dois de dentro tem uma resolução de 7mm por pixel e os de fora 20mm. Para quem conhece de tecnologia sabe que quanto menor essa medida melhor é a imagem. Nossos telões serão os maiores e os de dentro terão a maior resolução do país.

Sobre o Signal Iduna Park, o pessoal está falando besteira e se esquecendo que as obras do estádio envolveram apenas o fechamento dos cantos do estádio, que parecia um X. Não foi fechado um lado inteiro do estádio. Para fazer isso em nossa arena, seria necessário estender os prédios leste e oeste do estádio, senão o estádio ficaria parecendo um X, igual está agora com as provisórias.

Ah, também estão se esquecendo também que só essa reforminha de fechar o estádio custou 200 milhões de euros.

Signal Iduna Park

Então rapaziada, parem de ficar inventando moda e apreciem o estádio do jeito que foi projetado. Todos os envolvidos no projeto já cansaram de falar que cada mínima parte do estádio foi projetado por uma razão. Se o estádio foi feito aberto do lado, os dirigente dos Corinthians tiveram suas razões para querer assim.

O estádio é muito bonito e ficará mais ainda quando totalmente pronto na versão Corinthians. O único problema do projeto é para dias de chuva, em termos de público 48 mil é mais do suficiente, além de ser economicamente viável. Ficar falando de um estádio de 60,70 mil lugares que só será lotado algumas poucas vezes por ano é ignorar o aumento nos custos de manutenção que isso causa.

Desculpe pelo tamanho do tópico e obrigado.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhor resposta

Foto do perfil de Fabio Shibuya Watanabe Chiappim

Ranking: 5.329º

Fabio 488 posts

@fabiochiappim em 19/06/2014 às 04:42

Concordo com todos os pontos propostos. A acústica não precisa melhorar: a televisão mostrou a dificuldade do Mano em falar com os jogadores nos dois primeiros jogos do Corinthians no novo estádio, e os repórteres descreveram a sensação próximo ao gramado: não se escuta nada com o barulho da torcida.
Acho que o povo fica com a impressão de que um estádio todo fechado assim causa maior impacto no adversário. O estádio é um verdadeiro alçapão, a torcida fica muito próxima do campo, e aliás, nem alambrado tem. Vai colocar mais pressão como?

Sem contar que nosso estádio ganhou o prêmio de melhor projeto arquitetônico do país, ganhando inclusive do estádio daquele time verde. Como você disse, cada pequeno ponto do estádio foi minunciosamente pensado por algum motivo, e o prêmio é um reconhecimento pela genialidade de todas as soluções encontradas no projeto.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Robson Lourenço Dos Santos

Ranking: 5.728º

Robson 441 posts

@robson.loureno em 27/02/2015 às 10:00

Eightythousandfivehundredandfiftytwo

Essa é a capacidade do maior estádio de futebol da Alemanha, Parque Signal Iduna.

Se você disse moradores do Dortmund sobre um templo de futebol com mais de 80.000 lugares dentro de sua cidade há 30 anos, um estádio com uma frente de vidro, aquecimento grama e o maior pé de pimenta, que teria lhe dado um sorriso indulgente. Hoje, o maior estádio de futebol na Alemanha está localizado no 'Strobelallee.' Capacidade é exatamente 80.552.NO ENTANTO, É UMA OUTRA HISTÓRIA QUE ESTE 'GIGANTE' QUASE ARRUINOU BORUSSIA FINANCEIRAMENTE. Um capítulo, que foi felizmente fechado no final de Maio de 2006.

Vi isso no site do BVB, temos que tomar cuidado com uma eventual ampliação pois ao invés de alegrias poderá ser nossa ruína

Foto do perfil de Giro Kataguire

Ranking: 1.095º

Giro 2.862 posts

@giro.fiel em 24/06/2014 às 20:18

Seria interessante discutir este assunto, pois também acho que a Arena do Corinthians tem que voltar ao projeto inicial com capacidade de 48 mil lugares, em tese é 50 mil lugar, pois ganhamos 2 mil lugares a mais no projeto.

Foto do perfil de Isaque Bruno

Ranking: 4.699º

Isaque 585 posts

@nofeaar em 19/06/2014 às 15:45

Você disse tudo cara. Parabéns pelo tópico!

Foto do perfil de Juan Carlos Borgonovo

Ranking: 3.635º

Juan 820 posts

@juanborgonovo em 19/06/2014 às 11:17

Boa cara. É bem isso.

Pessoal viaja achando que o que faz 'acústica' é ser fechado.

Único problema de ser aberto é o delay que terá, mas isso a torcida acustuma.

Para o meu gosto acho nosso estádio foda! Diferente de todos e com cara de caldeirão sim, ele é compacto e com as arquibancadas bem inclinadas.

Pessoal se preocupa demais com essa história de caldeirão, sendo que o que faz ser caldeirão é a TORCIDA, os estádio argentinos são quase todos abertos e é sempre difícil jogar lá.

Falta a torcida acordar, todo mundo cantar, as organizadas se unirem.

Dai a gente pode jogar onde for que será caldeirão.

Vídeo de exemplo de um estádio aberto e o clima que se cria:

https://www.youtube.com/watch?v=KJLq8p9Bg7c

Publicidade

Foto do perfil de Flávio I.

Ranking: 144º

Flávio 11.374 posts

@issao em 19/06/2014 às 11:13

Perfeito o tópico, mostra por A+B toda a arquitetura e justificativa da mesma.

Nada mais a acrescentar.

Foto do perfil de Gustavo Lima

Ranking: 2.844º

Gustavo 1.109 posts

@annhilatesccp em 19/06/2014 às 10:04

Muito sensato seu post, parabéns!

Foto do perfil de Valdir F

Ranking: 276º

Valdir 8.012 posts

@bilzao em 19/06/2014 às 08:49

Concordo com você, mas já vi várias entrevistas do Andrés falando que o estádio foi pensado pra ser ampliado.

Ele tem a estrutura pra suportar arquibancadas fixas atrás dos gols... Noa sei se vai fechar tudo, mas o Andrés sempre fala que o estádio ficara pra 50 mil pessoas e quando não comportar mais da pra ampliar construindo arquibancada atrás do gol

Foto do perfil de Ivanildo Silva

Ranking: 4.277º

Ivanildo 660 posts

@ivanildoo em 19/06/2014 às 05:40

Você citou o CenturyLink Field do Seattle Seahawks e não posso deixar de comentar, sou grande fã da NFL e posso confirmar com certa propriedade o que foi dito, esse é o estádio mais temido da lá.

Quando os times vão jogar contra os Seahawks em Seattle eles treinam com caixas de som ao redor do campo para irem se acostumando ao barulho, a conclusão é que esse papo de fechar a arena é besteira.