Recuperação do Corinthians no Brasileirão passa pelo setor ofensivo

Recuperação do Corinthians no Brasileirão passa pelo setor ofensivo

O título da Recopa Sul-Americana, conquistado quarta-feira diante do São Paulo, renovou o fôlego do Corinthians para que o time inicie a sua recuperação no Campeonato Brasileiro a partir do jogo deste domingo, às 16h, contra o Atlético-PR, em Curitiba.

Com apenas nove pontos em 21 disputados, a ordem de Tite é que o time não vacile mais no Nacional, sobretudo contra equipes que estão atrás na tabela de classificação, como o Atlético, atolado na zona do rebaixamento. O treinador quer colocar a equipe do bloco dos líderes já nas próximas rodadas porque se não for campeão da Copa do Brasil, o único caminho para garantir vaga na Copa Libertadores será terminar o Nacional pelo menos na quarta colocação.

"A nossa margem de erro ficou pequena e não é porque acabamos de ganhar um torneio que vamos relaxar ou fazer corpo mole. Nosso desafio é, depois de fazer um grande, como foi contra o São Paulo, repetir o desempenho no jogo seguinte", disse o goleiro Cássio.

A recuperação do Corinthians no Brasileirão passa necessariamente pela melhora do ataque. A equipe marcou apenas cinco gols até agora, índice inferior a times que estão na zona do rebaixamento. Embora Emerson, Guerrero e Romarinho tenham sido importantes nos dois jogos da Recopa, no Brasileirão o desempenho do trio ofensivo é muito ruim. E, para Tite, o problema da equipe não está na armação das jogadas.

Depois que Edenílson ganhou a vaga de Alessandro na lateral direita, por exemplo, a equipe ganhou uma nova alternativa ofensiva. O novo titular aparece com mais frequência no ataque e faz mais jogadas de linha de fundo. O treinador também tem elogiado bastante o volante Guilherme, que entrou bem no lugar de Paulinho, vendido para o Tottenham, e, além de marcar, chega bem ao ataque.

Para Tite, a causa da escassez de gols está na hora do arremate. Falta tranquilidade aos homens de frente na hora da conclusão. Desta vez, porém, não verá Emerson e Guerrero tentando melhorar o desempenho ofensivo. O treinador optou por poupar Emerson e Guerrero, hoje titulares do ataque, que sequer viajaram até a capital paranaense. Desgastados, eles não atuarão diante do Atlético-PR para evitar o risco de lesões. Já o volante Ralf não jogará por causa de dores na coxa direita e dará lugar a Maldonado.

Sem contar com o trio, Tite escalou Maldonado ao lado de Guilherme como dupla de volantes em um meio-campo que também terá Danilo e Renato Augusto. Já no ataque, Alexandre Pato receberá nova chance como titular e fará dupla com Romarinho. Desta forma, o time será escalado com uma formação um pouco menos ofensiva do que na última quarta-feira, quando Emerson, Guerrero e Romarinho formaram trio de ataque.

FRIO
Os meteorologistas indicam que uma massa de ar polar deve derrubar a temperatura em Curitiba neste domingo. A previsão é de 10ºC com pancadas de chuva na hora do jogo. Para Cássio, jogar no frio é o pior do cenários. Com chuva, a situação fica ainda mais complicada. "O goleiro, que normalmente fica mais parado do que os outros jogadores, tem de ficar se aquecendo o jogo inteiro. Sem contar que levar uma bolada no dedo no frio é bem complicado", disse.

ATLÉTICO-PR X CORINTHIANS

ATLÉTICO-PR - Weverton; Jonas, Manoel, Luiz Alberto e Léo; Bruno Silva, João Paulo, Zezinho e Everton; Marcelo e Ederson. Técnico: Vágner Mancini.

CORINTHIANS - Cássio; Edenílson, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Maldonado, Guilherme, Danilo e Renato Augusto; Romarinho e Alexandre Pato. Técnico: Tite.

Árbitro - Ricardo Marques Ribeiro (MG); Horário - 16 horas; TV - Globo e Band; Local - Durival Britto e Silva, em Curitiba (PR).

Fonte: Estadão

Veja Mais:

  • Wladimir será o mais novo colunista do Meu Timão

    Herói de 77 será colunista do Meu Timão

    ver detalhes
  • Dudu revelou que jogadores do Palmeiras tinham conhecimento de confusão feita pelo árbitro no clássico

    Atacante palmeirense diz por que não avisou árbitro de erro em expulsão de Gabriel

    ver detalhes
  • Jadson treinou nesta quinta-feira e não será problema para final no Moisés Lucarelli

    Jadson volta, e Carille ensaia escalação do Corinthians para primeira decisão do Paulista

    ver detalhes
  • Fiel esgotou bilhetes colocados à venda no Fiel Torcedor

    Em menos de uma hora, torcida do Corinthians esgota ingressos para decisão do Paulista

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes