Andrés Sanchez propõe aposentadoria especial para atletas

Andrés Sanchez propõe aposentadoria especial para atletas

Por Meu Timão

Andrés sugere projeto de aposentadoria especial para atletas na Câmara

Andrés sugere projeto de aposentadoria especial para atletas na Câmara

Foto: Reprodução TV

O ex-presidente Andrés Sanchez, agora superintendente de futebol do Corinthians e deputado federal, propôs um projeto de lei que dispõe sobre a concessão de aposentadoria especial aos atletas profissionais e semi profissionais de alto rendimento. Na proposição, o atleta teria que atestar tempo de contribuição no exercício dessa atividade por 20 anos.

Independente da atividade praticada, atletas profissionais e semi profissionais são aqueles que se preparam fisicamente para desempenhar alguma modalidade esportiva. Sabendo que todos são submetidos a treinamentos intensos, que ameaçam até a saúde física do atleta, os problemas enfrentados por cada um são sempre parecidos. Além disso, todo atleta de alto rendimento deve ser supervisionado por especialistas da área da saúde desportiva, e esses são os principais fatores que o diferenciam de um esportista comum.

Justificando a proposta, Andrés desmentiu o senso comum, que costuma pensar que todo jogador de futebol ganha muito bem. Lembrou que muitos são de famílias humildes, e que os altos salários e contratos milionários são minoria nesse meio, ocorrendo apenas nos grandes clubes nacionais e internacionais.

“A imensa maioria dos jogadores de futebol tem contratos reduzidos, ganham pouco, passam dificuldades”, afirmou Andrés Sanchez em entrevista concedida na Câmara dos Deputados.

Segundo estudos da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgados em 2012, 82% dos jogadores de futebol brasileiros recebem até dois salários mínimos por mês e apenas 2% dos jogadores recebem mais de 20 salários mínimos.

“Ocorre que, só tem direito a aposentadoria quem contribui para a previdência social e, na maioria das vezes, os jogadores não contribuem e acabam ficando sem nada quando se aposentam”, finalizou.

Veja Mais:

  • Léo Santos (à dir.) deixou atividade mais cedo por conta de bolhas nos pés; Paulo Roberto foi testado na zaga

    Zagueiro deixa treino e faz Carille improvisar nesta quinta-feira; veja escalação do Corinthians

    ver detalhes
  • O meia Régis, do Bahia, recebeu elogios do técnico Fábio Carille

    Corinthians prioriza reforço para a zaga, e dispensa indicação por meia do Bahia

    ver detalhes
  • Sem oportunidades, Bruno Paulo está próximo de deixar o Corinthians

    Fora dos planos do Corinthians, Bruno Paulo negocia com time pernambucano

    ver detalhes
  • Arena Corinthians pode ser palco de mais uma grande disputa do futebol mundial

    Arena Corinthians aparece em lista de prováveis sedes para finais da Libertadores

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes