Não te esqueço, Pacaembu: 75 anos da antiga casa do Timão

Não te esqueço, Pacaembu: 75 anos da antiga casa do Timão

Por Meu Timão

Casa do Corinthians durante décadas, Pacaembu comemora 75 anos

Casa do Corinthians durante décadas, Pacaembu comemora 75 anos

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Símbolo esportivo da cidade de São Paulo e palco de vitórias, conquistas, memórias e grande parte da história alvinegra, o Pacaembu, segunda casa do Corinthians, completa 75 anos hoje.

Inaugurado em 27 de abril de 1940, foi considerado, na época, o maior e mais moderno estádio da América do Sul, com capacidade para acolher 70 mil pessoas. Logo no dia seguinte à abertura, recebeu seus dois primeiros jogos. Em um deles, o Corinthians venceu o Atlético-MG por 4 a 2.

Segundo o aplicativo Almanaque do Timão, desde a primeira partida no estádio municipal, o Corinthians jogou no Pacaembu 1688 vezes, com 966, 396 empates e 326 derrotas.

Com a inauguração das novas arenas da cidade, perdeu a frequência de jogos e segue abandonado. Por isso, a Prefeitura Municipal organiza um chamamento público para a sua concessão. Em sua despedida do Pacaembu como mandante, no dia 27 de abril de 2014, o Corinthians venceu o Flamengo por 2 a 0, com gols de Gil e Guilherme. Vale lembrar que, antes do projeto da Arena Corinthians, o Timão tentou arrendar o estádio.

Confira os títulos que o Timão já conquistou no Pacaembu

Torneio Rio-São Paulo - 1950 e 1954

Em 15 de fevereiro de 1950, o Corinthians consagrou-se campeão do Torneio Rio-São Paulo sobre o Botafogo, em partida que terminou empatada em 1 a 1, com gol de Edélcio para o Timão. Na classificação final, o time já somava 11 pontos.

Já em 1954, a conquista veio no dia 10 de julho, e foi contra o rival paulista, Palmeiras. Com um único gol, de Diogo, que definiu o placar mínimo, o Corinthians saiu, mais uma vez, vitorioso. Neste ano, o Torneio também foi disputado pelo sistema de pontos corridos.

Campeonato Paulista - 1951, 1954 e 2009

Em 16 de dezembro de 1951, o Timão ganhou de 4 a 1 do São Paulo, com três gols de Jackson e um de Cláudio, de pênalti. A penúltima vitória no campeonato do time do Parque São Jorge.

Na tarde de 31 de dezembro de 1954, o Corinthians bateu o Juventus por 1 a 0, e o gol de Luizinho garantiu mais um título. Durante todo o torneio, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos se alternavam na liderança. Porém, nas rodadas finais, apenas Corinthians e Palmeiras tinham chance de conquistar o título histórico.

O mais recente, em 3 de maio de 2009, foi conquistado sobre o Santos. O empate em 1 a 1, com gol de André Santos, garantiu o título ao Timão, que já tinha vencido por 3 a 1 na Vila Belmiro.

Campeonato Brasileiro - 2011

Para chegar ao título, o Corinthians disputou 38 partidas no Pacaembu em 2011, vencendo em 21 delas. O último confronto foi contra o Palmeiras, e o placar ficou no 0 a 0.

Libertadores da América - 2012

Em uma das conquistas mais emocionantes da história alvinegra, o Corinthians viu seu primeiro título sul-americano no Pacaembu. Em partida emocionante contra o Boca Juniors, no dia 4 de julho de 2012, o Timão venceu por 2 a 0, com dois gols de Sheik.

Recopa Sul-Americana - 2013

Naquele ano, a competição foi disputada entre Corinthians e São Paulo. A primeira partida foi no Morumbi, e a vitória foi alvinegra, por 2 a 1. Na segunda e última partida, o Corinthians decidiu com o placar de 2 a 0, com gols de Romarinho e Danilo. Esse foi a última taça conquistada pelo Corinthians no estádio.

Veja Mais:

  • Patch de homenagem a Chapecoense na camisa do Corinthians

    Veja imagens da camisa do Corinthians com o patch da homenagem a Chapecoense

    ver detalhes
  • Marinho vem sendo pedido por torcedores do Corinthians para 2017

    Pedido pela torcida do Corinthians, Marinho admite deixar Vitória em 2017

    ver detalhes
  • Simi passou sete anos no Corinthians

    Simi reclama de saída do Corinthians e projeta 'final às avessas' da LNF no Parque São Jorge

    ver detalhes
  • Oswaldo divulgou lista de relacionados do Corinthians

    Com apenas um desfalque, Corinthians divulga lista de relacionados para enfrentar Cruzeiro

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes