Não te esqueço, Pacaembu: 75 anos da antiga casa do Timão

Não te esqueço, Pacaembu: 75 anos da antiga casa do Timão

Por Meu Timão

1.4 mil visualizações 33 comentários Comunicar erro

Casa do Corinthians durante décadas, Pacaembu comemora 75 anos

Casa do Corinthians durante décadas, Pacaembu comemora 75 anos

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Símbolo esportivo da cidade de São Paulo e palco de vitórias, conquistas, memórias e grande parte da história alvinegra, o Pacaembu, segunda casa do Corinthians, completa 75 anos hoje.

Inaugurado em 27 de abril de 1940, foi considerado, na época, o maior e mais moderno estádio da América do Sul, com capacidade para acolher 70 mil pessoas. Logo no dia seguinte à abertura, recebeu seus dois primeiros jogos. Em um deles, o Corinthians venceu o Atlético-MG por 4 a 2.

Segundo o aplicativo Almanaque do Timão, desde a primeira partida no estádio municipal, o Corinthians jogou no Pacaembu 1688 vezes, com 966, 396 empates e 326 derrotas.

Com a inauguração das novas arenas da cidade, perdeu a frequência de jogos e segue abandonado. Por isso, a Prefeitura Municipal organiza um chamamento público para a sua concessão. Em sua despedida do Pacaembu como mandante, no dia 27 de abril de 2014, o Corinthians venceu o Flamengo por 2 a 0, com gols de Gil e Guilherme. Vale lembrar que, antes do projeto da Arena Corinthians, o Timão tentou arrendar o estádio.

Confira os títulos que o Timão já conquistou no Pacaembu

Torneio Rio-São Paulo - 1950 e 1954

Em 15 de fevereiro de 1950, o Corinthians consagrou-se campeão do Torneio Rio-São Paulo sobre o Botafogo, em partida que terminou empatada em 1 a 1, com gol de Edélcio para o Timão. Na classificação final, o time já somava 11 pontos.

Já em 1954, a conquista veio no dia 10 de julho, e foi contra o rival paulista, Palmeiras. Com um único gol, de Diogo, que definiu o placar mínimo, o Corinthians saiu, mais uma vez, vitorioso. Neste ano, o Torneio também foi disputado pelo sistema de pontos corridos.

Campeonato Paulista - 1951, 1954 e 2009

Em 16 de dezembro de 1951, o Timão ganhou de 4 a 1 do São Paulo, com três gols de Jackson e um de Cláudio, de pênalti. A penúltima vitória no campeonato do time do Parque São Jorge.

Na tarde de 31 de dezembro de 1954, o Corinthians bateu o Juventus por 1 a 0, e o gol de Luizinho garantiu mais um título. Durante todo o torneio, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos se alternavam na liderança. Porém, nas rodadas finais, apenas Corinthians e Palmeiras tinham chance de conquistar o título histórico.

O mais recente, em 3 de maio de 2009, foi conquistado sobre o Santos. O empate em 1 a 1, com gol de André Santos, garantiu o título ao Timão, que já tinha vencido por 3 a 1 na Vila Belmiro.

Campeonato Brasileiro - 2011

Para chegar ao título, o Corinthians disputou 38 partidas no Pacaembu em 2011, vencendo em 21 delas. O último confronto foi contra o Palmeiras, e o placar ficou no 0 a 0.

Libertadores da América - 2012

Em uma das conquistas mais emocionantes da história alvinegra, o Corinthians viu seu primeiro título sul-americano no Pacaembu. Em partida emocionante contra o Boca Juniors, no dia 4 de julho de 2012, o Timão venceu por 2 a 0, com dois gols de Sheik.

Recopa Sul-Americana - 2013

Naquele ano, a competição foi disputada entre Corinthians e São Paulo. A primeira partida foi no Morumbi, e a vitória foi alvinegra, por 2 a 1. Na segunda e última partida, o Corinthians decidiu com o placar de 2 a 0, com gols de Romarinho e Danilo. Esse foi a última taça conquistada pelo Corinthians no estádio.

Veja Mais:

  • Corinthians se prepara para o retorno do Brasileirão nesta semana

    Volta dos jogos oficiais, Majestoso, futsal, feminino e mais: a agenda do Corinthians na semana

    ver detalhes
  • Zagueiro chegou e poucos dias depois fez sua estreia

    Corinthians contrata novo zagueiro para equipe Sub-20; jogador já fez sua estreia

    ver detalhes
  • Corinthians de Romero reestreia no Brasileiro nesta quarta-feira

    Acabou a Copa, e agora? Saiba tudo sobre a volta do Corinthians aos gramados

    ver detalhes
  • Marciel não vai permanecer no Corinthians após dispensa da Ponte Preta

    Devolvido pela Ponte Preta, Marciel não fica no Corinthians e deve ser emprestado ao Oeste

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes