Em clássico movimentado, Corinthians fica no empate no Morumbi

Corinthians Corinthians 1 x 1 São Paulo São Paulo

Brasileirão 2015

Em clássico movimentado, Corinthians fica no empate no Morumbi

Por Meu Timão

Luciano foi o autor do gol corinthiano

Luciano foi o autor do gol corinthiano

Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

Neste domingo, o Corinthians encarou o São Paulo no Morumbi, em clássico decisivo para a disputa das primeiras posições do Brasileirão. Com as duas equipes na parte de cima da tabela, a motivação para o clássico era enorme.

O Timão, vindo de oito jogos sem derrotas, queria reverter a má atuação em clássicos no ano, tendo vencido o último no dia 8 de março, contra o próprio São Paulo. Já o time comandado por Osório, mirava o G4 e queria aproveitar o fator casa para vencer o rival.

Ambas as equipes tiveram 10 dias para se preparar para o clássico, mas, durante a semana, o clima era de indecisão. Enquanto o São Paulo negociou jogadores e tinha dúvidas da presença de Luis Fabiano - liberado de última hora pelo STJD -, o Corinthians teve Renato Augusto e Cássio como ausências em alguns treinamentos.

Apesar disso, as equipes acabaram indo em suas formações completas (com exceção de Pato, pelo São Paulo, que não pode participar graças ao acordo de empréstimo entre as equipes). Porém, mesmo com todos à disposição, Tite decidiu por uma mudança: Love perdeu o espaço para Luciano, que entrou como titular na partida.

Com isso, o Timão entrou para o clássico contando com Cássio, Gil, Felipe, Fagner, Uendel, Elias, Bruno Henrique, Jadson, Renato Augusto, Malcom e Luciano. Mesmo sem o seu camisa 8 100% fisicamente, o meia foi a aposta na armação corinthiana.

Primeiro tempo

Os minutos iniciais do jogo foram tensos para o Timão. O São Paulo adiantou a marcação e usou uma tática comum do próprio Corinthians ao sufocar a saída de bola. Com pressão nos minutos iniciais e maior volume de bola no campo defensivo, o Timão precisava acertar seu esquema de jogo.

O time de Tite, porém, mostrou resistência e pouco a pouco se soltou na partida, criando mais no ataque. A partida ficou interessante, com jogo bastante aberto e atuação dos goleiros e das traves, que evitaram os tentos.

O gol, porém, saiu primeiro para o lado ao alvinegro. Dos pés de Luciano, que ganhou a vaga de titular, após excelente jogada de Uendel por volta dos 20 minutos. Dali para frente, o Corinthians ganhou espaço e conseguiu impor mais seu jogo.

O São Paulo, sem conseguir estabelecer seu futebol, mostrou nervosismo e dali em diante conseguiu a façanha de levar quatro cartões amarelos - um, inclusive, para um dos jogadores no banco de reserva. Do lado corinthiano, apenas Felipe levou o cartão amarelo.

Segundo tempo

Apesar da vantagem no placar, os primeiros 45 minutos acabaram com mais posse e mais finalizações para o rival. Por isso, as equipes voltaram sem alteração para a segunda etapa da partida.

A igualdade, porém, voltou logo aos 2 minutos quando o São Paulo achou o empate com gol de Luis Fabiano. Com tudo igual no placar, o jogo ficou muito empolgante, com as duas equipes procurando muito o gol, e a partida em aberto.

Com o passar do tempo, porém, o empate começou a ser desenhado no jogo - com as equipes começando a sentir o cansaço dos minutos intensos do início da segunda etapa. Percebendo isso, Osório fez as três substituições no São Paulo dos 8 aos 21 minutos.

Já no Corinthians, Tite só mexeu a partir dos 30 minutos, colocando Rildo no lugar de Malcom. Depois, Danilo entrou no lugar de Luciano. Porém, a terceira alteração foi uma mudança forçada - Felipe, em lance injusto, recebeu o segundo amarelo e o cartão vermelho após ter feito ótima partida.

Com isso, Tite precisou chamar Edu Dracena que substituiu Jadson. Renato Augusto, que prometia deixar o campo antes dos 90 minutos, acabou precisando terminar a partida, que continuou tensa até o apito final.

O próximo jogo do Corinthians é nesta quarta-feira, contra o Sport.

Quem Atuou

Títulares

Reservas

Técnico

Árbitro

Comente a partida entre Corinthians e São Paulo

  • 1000 caracteres restantes