Danilo, ex-jogador do Corinthians

Danilo Gabriel de Andrade

Nome Completo: Danilo Gabriel de Andrade

Posição: meia

Data de Nascimento: 11/06/1979

Idade: 40 anos

Jogos pelo Corinthians: 359

Jogos como Titular: 211

1979-06-11

Jogador de futebol

Male

Scout: 193 vitórias, 90 empates e 76 derrotas

Gols marcados: 36

Média da torcida: 5.73

Biografia

Danilo é um dos jogadores mais velhos do time do Corinthians - ídolo da torcida e símbolo de frieza no futebol. Com futebol extremamente técnico, o meia conseguiu, por muitas vezes, ser decisivo em campo.

Apesar de ser um jogador de pouca velocidade, ele recompensa esse aspecto com sua qualidade e inteligência em campo. Canhoto, sua capacidade de decisão fez o atleta ser comparado com o meio-campista francês Zidane, sendo chamado, portanto de ZiDanilo.

Muito do apelido se deve por conta da sua elegância, principalmente por se manter calmo em situações de jogo onde há pressão pelo resultado. Prova disso é que seu gol de estreia no Corinthians, ainda em 2010, aconteceu exatamente no clássico contra seu ex-clube, o São Paulo.

Nasceu em São Gotardo, Minas Gerais, no dia 11 de junho de 1979 e no ano de 1996 começou a jogar no Sparta, clube de sua cidade, quando um olheiro do Goiás se interessou por seu futebol e o levou para o clube.

Saindo do Goiás, foi para o São Paulo e depois para o Japão, para enfim, no ano de 2010, vestir o manto alvinegro.

Foi decisivo por diversas vezes, como na Libertadores da América de 2012, quando, de calcanhar, deu o passe para o gol de Emerson Sheik na final contra o Boca Juniors, em que o Corinthians se sagrou campeão do torneio de forma invicta.

Outro momento marcante foi quando Danilo, no amistoso contra o Corinthian-Casuals, trocou de camisa e jogou os minutos finais do lado inglês, repetindo o feito de Sócrates. É considerado o jogador mais vencedor do futebol brasileiro a nunca ter vestido a camisa da Seleção Brasileira.

No final de 2018, Danilo encerrou sua história no Corinthians. Sem renovar seu contrato, o meia se despediu com grande festa na Arena e assinou com o Vila Nova-GO. O jogador ainda pretende atuar por pelo menos mais dois anos antes de se aposentar.

Últimas atuações pelo Corinthians

Como foi o Danilo jogando no Corinthians?