Estatístico calcula as chances do título corinthiano no Brasileirão

Estatístico calcula as chances do título corinthiano no Brasileirão

Por Meu Timão

Corinthians teria 67,3% de chance de ser campeão em 2015

Corinthians teria 67,3% de chance de ser campeão em 2015

Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Também sob o comando do técnico Tite, o Corinthians conquistou seu último Campeonato Brasileiro em 2011. Nesta temporada, o Alvinegro lidera a edição atual da competição, com 46 pontos acumulados em suas 21 rodadas. Nessas condições, em uma projeção do torneio nacional feita por um estatístico, o Timão teria 67,3% de chance de ser campeão em 2015, seguido por 99,5% de probabilidade de ficar no G4. Além disso, para ter 90% de chance de levar o título, teria que dobrar a pontuação do primeiro turno, atingindo 80 pontos ao final do campeonato. Os dados são do portal "Chance de Gol".

As probabilidades de título, classificação e rebaixamento são calculadas com base nas chances de vitória, empate e derrota em cada rodada da competição avaliada. Só então, a partir das diversas simulações, as possibilidades são contabilizadas e transformadas em um ranking. A força de cada clube é medida de acordo com o desempenho no campeonato diante dos adversários. Considerando os dados, segundo o matemático, o Timão também já tem praticamente garantida a classificação para a Libertadores 2016, com 99,5% de chances.

Para chegar a esses números, o Corinthians já apresenta 73% de aproveitamento no Brasileirão 2015 e tornou-se, inclusive, o melhor mandante e melhor visitante da competição. A propósito, o desempenho deste ano já superou o de 2011, quando o Alvinegro entrou na 22ª rodada com 40 pontos, e somente dois de diferença do vice-líder, Vasco.

Para o final do campeonato, restam 17 partidas. Delas, nove serão disputadas em casa e as oito restantes, fora. Nesta quarta-feira, em partida válida pela 22ª rodada, o Timão recebe o Fluminense em casa, às 22h. Contando com a força da Fiel torcida na Arena Corinthians, o Alvinegro busca mais três pontos para concretizar os cálculos dos matemáticos.

Confira as chances de cada equipe

Chance de título

Tabela: Reprodução/Chance de Gol

Veja Mais:

  • Jô, pivô de polêmica nesta semana, está confirmado ante os argentinos

    Em treino na Argentina, Carille 'dribla' falta de energia e ensaia Corinthians com três mudanças

    ver detalhes
  • Carille conduziu trabalho do Timão no estádio Presidente Perón

    Carille explica mudanças no Corinthians e pede 'jogo inteligente' por vaga

    ver detalhes
  • Jô falou com a imprensa nesta terça-feira já na Argentina

    Jô admite toque no braço, nega trapaça e abre o jogo sobre polêmica no Corinthians

    ver detalhes
  • Apresentadora Renata Fan fez analogia infeliz com polêmica envolvendo Jô

    Renata Fan compara Jô a 'ladrão' e revolta torcida do Corinthians

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes