Corinthians é multado por protesto da torcida contra CBF

Corinthians é multado por protesto da torcida contra CBF

Por Meu Timão

Torcida exibe faixa contra CBF durante partida em Santa Catarina

Torcida exibe faixa contra CBF durante partida em Santa Catarina

Foto: Reprodução

Após faixa contra a Confederação Brasileira de Futebol e sinalizadores durante partida, Corinthians e Chapecoense foram punidos. A multa de cinco mil reais para ambos os clubes foi decidida pelo STJD, nesta segunda-feira.

Devido a súmula realizada pelo árbitro Ricardo Marques Ribeiro sobre o jogo, a 1º Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol, decidiu implantar uma punição aos times envolvidos. Os clubes foram julgados e culpados por infração ao artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, por “desordens em sua praça de desporto”. A pena pela infração tem mínima de 100 reais e máxima de 100 mil.

Segundo o arbitro, a faixa que continha a frase “CBF da corrupção”, foi aberta três vezes durante o jogo pela torcida do Timão. Sendo duas na primeira etapa e uma na segunda. O uso de sinalizadores, proibidos em estádios de futebol, também foi relatado em dois pontos da torcida Corinthians.

O jogo pela Série A, realizado no dia 9 de julho, teve vitória corinthiana por 2 a 0 e foi paralisado pelo árbitro três vezes para retirada da faixa. Sendo a última acompanhada de sinalizadores acesos. A partida ficou paralisada até que os mesmos fossem apagados.

O incidente também contou com um membro da Gaviões da Fiel, Kleber Luiz Ribeiro, sendo detido e responsabilizado pelo uso da faixa após a partida. O torcedor foi liberado em sequência.

Veja Mais:

  • Índio deu a vitória ao Corinthians/UNIP

    Com gol no fim, Corinthians vira para cima do Sorocaba e se aproxima do título nacional

    ver detalhes
  • Oswaldo comandou atividades desta segunda-feira

    Oswaldo esboça Corinthians para duelo com Cruzeiro; veja provável escalação

    ver detalhes
  • Oya é um dos destaques do Timão na disputa no Sul do Brasil

    Timão joga bem, mas não impede segunda derrota na Copa Internacional Sub-20

    ver detalhes
  • Dispensado do Corinthians, Willians se pronuncia em rede social

    Dispensado do Corinthians, Willians se pronuncia em rede social

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes
  • Melhores comentários

    Foto do perfil de Cíntia

    Ranking: 322ª

    Cíntia 66 comentários

    por @cintia.araujo3

    Deixe aqui sua risada para a CBF...

  • Foto do perfil de sergio

    Ranking: 353º

    Sergio 1293 comentários

    por @srpardo

    Se paga 5000 para ter liberdade de expressão garantida na constiutuição federal

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de SNAIHTNIROC

    Ranking: 732º

    Snaihtniroc 742 comentários

    231º. por @adenor.leonardo

    Vou te responder esse junto com a outra. A nossa lei diz que não há crime sem lei anterior que o defina, portanto, por essa lógica, nada me diz expressamente que não posso adentrar um estádio ou qualquer outro local público/privado e lá dentro me manifestar, a não ser que essa manifestação incorra em outros crimes tipo injúria racial, apologia a violência, crime, etc. Portanto, é como você disse, uma medida política, sendo assim, não é a torcida que tem que deixar de fazê-lo na arquibancada e sim a entidade deixar de considerar tais expressões como infrações. Tem direitos que não podemos abdicar com ameaças a repressões, principalmente o de liberdade de expressão. E sim é um direito, portanto, todo aquele que vem prejudicar e impedir que o cidadão usufrua deste é o infrator, embora esteja protegido por um enorme sistema. Quanto ao MP, age a fim de reprimir e extinguir torcidas, não combater violência. Dentre muitas outras, o que traz de benéfico a proibição de instrumentos, por exemplo?

    Foto do perfil de Marco

    Marco 507 comentários

    27/07/2016 às 21h19 por @marco.apolinario.da.

    Você abriu tua primeira resposta me chamando de coxinha, ao que eu respondi com mortadela.
    Aí você já baixou o nível vom a história de salame, que eu não respondi, e me chamando de burro.
    Quanto à atingir o maior número de pessoas, TODOS que estão no estádio sabem que a CBF é corrupta e que os dirigentes corinthianos ocultam negociatas, portanto protestos lá são inócuos.
    E o MP atua em situações em que há atitudes erradas.
    As organizadas tem muitos pontos positivos, inclusive no aspecto social, mas tem dentro delas elementos que agem de maneira criminosa, aue deveriam ser coibidos pelos outros membros, que com certeza são pessoas de bem e maioria dentro dessas associações.
    Fique em paz com tuas convicções e vamos aguardar que o tempo mostre quem tem razão.
    Saudações alvinegras.

  • Foto do perfil de Marco

    Ranking: 1154º

    Marco 507 comentários

    230º. por @marco.apolinario.da.

    Regulamento Geral de Competições, Capítulo II, Disposições Administrativas, artigo 4°, III
    Resumidamente, especifica que cabe à CBF autorizar previamente a utilização de faixas e cartazes e manifestações em geral.
    Por ser redigido de tal maneira genérica, permite à malfadada entidade se basear nele para justificar, quando for interessante para ela, eventuais punições, alegando que não houve autorização para a manifestação, independente de qual seja.
    É o que acontece também com objetos atirados ao campo.(artigo 7°, X).
    Teoricamente, um chiclete ou bexigas que caiam no gramado podem fazer o clube ser punido, se o árbitro relatar na súmula ou o STJD usar as imagens para denunciar o time.
    É político?
    Sim, mas pode ser usado contra o clube.

    Foto do perfil de SNAIHTNIROC

    SNAIHTNIROC 742 comentários

    27/07/2016 às 20h23 por @adenor.leonardo

    Isso que você não está entendendo por falta de informação, coitado. NÃO HÁ NADA NO REGULAMENTO ou estatuto do torcedor ou o lhoraca a 04 que proiba faixa em estádio de futebol, a não ser que incite a violência ou racismo, etc. Estão cumprindo (na sua visão) um regulamento que NÃO EXISTE. A desculpa deles p aplicar a multa é TUMULTO, DESORDEM, coisas do tipo. Porque faixas (mãe to na globo nunca foram punidas? De acordo com o que você disse agora deveriam). E isso de ser contraproducente é questão de opinião, jamais de constatação pois quando se quer protestar o ideal é que o local escolhido possa atingir o máximo de pessoas possível, e para isso a arquibancada é ótima. Enquanto, protestos de rua tendem a chamar pm que vai descer o pau. E sobre entrar com ação no ministério público é piada, pois se é justamente esse que mais nos phode. Quem começo com ofensa foi você. Aliás, você tentou ofender apenas kkkk

  • Foto do perfil de Marco

    Ranking: 1154º

    Marco 507 comentários

    229º. por @marco.apolinario.da.

    Você abriu tua primeira resposta me chamando de coxinha, ao que eu respondi com mortadela.
    Aí você já baixou o nível vom a história de salame, que eu não respondi, e me chamando de burro.
    Quanto à atingir o maior número de pessoas, TODOS que estão no estádio sabem que a CBF é corrupta e que os dirigentes corinthianos ocultam negociatas, portanto protestos lá são inócuos.
    E o MP atua em situações em que há atitudes erradas.
    As organizadas tem muitos pontos positivos, inclusive no aspecto social, mas tem dentro delas elementos que agem de maneira criminosa, aue deveriam ser coibidos pelos outros membros, que com certeza são pessoas de bem e maioria dentro dessas associações.
    Fique em paz com tuas convicções e vamos aguardar que o tempo mostre quem tem razão.
    Saudações alvinegras.

    Foto do perfil de SNAIHTNIROC

    SNAIHTNIROC 742 comentários

    27/07/2016 às 20h23 por @adenor.leonardo

    Isso que você não está entendendo por falta de informação, coitado. NÃO HÁ NADA NO REGULAMENTO ou estatuto do torcedor ou o lhoraca a 04 que proiba faixa em estádio de futebol, a não ser que incite a violência ou racismo, etc. Estão cumprindo (na sua visão) um regulamento que NÃO EXISTE. A desculpa deles p aplicar a multa é TUMULTO, DESORDEM, coisas do tipo. Porque faixas (mãe to na globo nunca foram punidas? De acordo com o que você disse agora deveriam). E isso de ser contraproducente é questão de opinião, jamais de constatação pois quando se quer protestar o ideal é que o local escolhido possa atingir o máximo de pessoas possível, e para isso a arquibancada é ótima. Enquanto, protestos de rua tendem a chamar pm que vai descer o pau. E sobre entrar com ação no ministério público é piada, pois se é justamente esse que mais nos phode. Quem começo com ofensa foi você. Aliás, você tentou ofender apenas kkkk

  • Foto do perfil de CLÁUDIO

    Ranking: 33º

    ClÁudio 8493 comentários

    228º. por @soucorinthians

    Eu não disse que há lei proibindo faixa e sim que a c b f proibiu. Gostando ou não esse antro comanda o futebol e pode determinar essas proibições. Se você prestar atenção lera que escrevi que não há lei proibindo a c b f, então temos que cassar essa proibição na justiça para que o CORINTHIANS não seja o prejudicado com as multas. CORINTHIANS SEMPRE.

    Foto do perfil de SNAIHTNIROC

    SNAIHTNIROC 742 comentários

    27/07/2016 às 19h20 por @adenor.leonardo

    Agora mostra a lei onde está proibida a faixa

  • Foto do perfil de SNAIHTNIROC

    Ranking: 732º

    Snaihtniroc 742 comentários

    227º. por @adenor.leonardo

    Isso que você não está entendendo por falta de informação, coitado. NÃO HÁ NADA NO REGULAMENTO ou estatuto do torcedor ou o lhoraca a 04 que proiba faixa em estádio de futebol, a não ser que incite a violência ou racismo, etc. Estão cumprindo (na sua visão) um regulamento que NÃO EXISTE. A desculpa deles p aplicar a multa é TUMULTO, DESORDEM, coisas do tipo. Porque faixas (mãe to na globo nunca foram punidas? De acordo com o que você disse agora deveriam). E isso de ser contraproducente é questão de opinião, jamais de constatação pois quando se quer protestar o ideal é que o local escolhido possa atingir o máximo de pessoas possível, e para isso a arquibancada é ótima. Enquanto, protestos de rua tendem a chamar pm que vai descer o pau. E sobre entrar com ação no ministério público é piada, pois se é justamente esse que mais nos phode. Quem começo com ofensa foi você. Aliás, você tentou ofender apenas kkkk

    Foto do perfil de Marco

    Marco 507 comentários

    27/07/2016 às 20h10 por @marco.apolinario.da.

    Me mostre aonde eu digo que estou contra os protestos ou contra a torcida.
    Sou contra a maneira que eles são realizados.
    Se eu abrir uma faixa no estádio dizendo ser contra a extinção dos ursos pandas e o juiz parar o jogo e relatar na súmula, o clube será multado do mesmo jeito, pois isso está no Regulamento Geral de Competições da CBF e não porque ela se sinta incomodada pelo meu protesto.
    Podem protestar todos os jogos, até o fim do campeonato que pra Marco Polo e sua turma não vai mudar nada.
    Organizem abaixo-assinados, protestem na porta da CBF, hackeiem o site da entidade, entrem com ação no Ministério Público, façam algo prático, que não prejudique o clube, pois nem os dirigentes corinthianos perdem nada em caso de punição.
    E vá aprender a discutir usando argumentos, não ofensas.

  • Foto do perfil de Marco

    Ranking: 1154º

    Marco 507 comentários

    226º. por @marco.apolinario.da.

    Me mostre aonde eu digo que estou contra os protestos ou contra a torcida.
    Sou contra a maneira que eles são realizados.
    Se eu abrir uma faixa no estádio dizendo ser contra a extinção dos ursos pandas e o juiz parar o jogo e relatar na súmula, o clube será multado do mesmo jeito, pois isso está no Regulamento Geral de Competições da CBF e não porque ela se sinta incomodada pelo meu protesto.
    Podem protestar todos os jogos, até o fim do campeonato que pra Marco Polo e sua turma não vai mudar nada.
    Organizem abaixo-assinados, protestem na porta da CBF, hackeiem o site da entidade, entrem com ação no Ministério Público, façam algo prático, que não prejudique o clube, pois nem os dirigentes corinthianos perdem nada em caso de punição.
    E vá aprender a discutir usando argumentos, não ofensas.

    Foto do perfil de SNAIHTNIROC

    SNAIHTNIROC 742 comentários

    27/07/2016 às 19h23 por @adenor.leonardo

    Ah está incomodada sim, não estivesse o juiz não pararia o jogo, não teria multa. Estão descumprindo a lei contra nós e, ao invés de você ser contra quem comete tal atrocidade contra a democracia, você é contra a torcida? SEU BURRO

  • Foto do perfil de Marco

    Ranking: 1154º

    Marco 507 comentários

    225º. por @marco.apolinario.da.

    Legal, o jogo pára, o juiz relata, o clube é punido.
    E aí a diretoria vai esclarecer todos os fatos cobrados.
    É isso que você acha que vai acontecer?
    É feito 1 protesto no clube, não acontece nada e em vez de repetir lá, se faz reiteradas vezes no estádio, também sem nenhum efeito prático, além de prejudicar o clube (não os dirigentes ou as instituições corruptas-CBF, FPF, etc).
    Talvez seja a hora de quem está tão à frente buscar outra forma de atuação que tenha resultados para alcançar o objetivo desejado.
    Quanto a ir ao estádio, todo jogo estou lá, apoiando o TIME, não os dirigentes.

    Foto do perfil de Marco

    Marco 507 comentários

    27/07/2016 às 18h16 por @marco.apolinario.da.

    Repito: Em nenhum momento disse ser contra os protestos.
    Frequento arquibancadas de estádios desde 1971, já tomei chuva, passei frio, fome, fui à pé do Imirim ao Morumbi inúmeras vezes e algumas delas até voltei também, pois se pagasse a condução não teria dinheiro para o ingresso. Portanto, passo muito longe de ser um torcedor de sofá.
    Nem por isso me considero mais ou menos corinthiano do que qualquer outro.
    As reivindicações são justas e devem mesmo motivar protestos, o que contesto não é nem tanto o local onde estão sendo feitos, mas o momento em que ocorrem, com a bola em movimento, quando TODOS SABEM QUE O ÁRBITRO VAI PARAR O JOGO, VAI RELATAR NA SÚMULA E VAI OCASIONAR PUNIÇÃO AO CLUBE.
    A CBF está pouco se lixando para os protestos, não vai alterar em NADA o que vem fazendo de errado. Só vai usar isso como desculpa para penalizar o clube. Então seria muito mais producente realizá-los onde incomodem realmente quem se quer incomodar. É tão difícil de entender?

  • Foto do perfil de SNAIHTNIROC

    Ranking: 732º

    Snaihtniroc 742 comentários

    224º. por @adenor.leonardo

    Ah está incomodada sim, não estivesse o juiz não pararia o jogo, não teria multa. Estão descumprindo a lei contra nós e, ao invés de você ser contra quem comete tal atrocidade contra a democracia, você é contra a torcida? SEU BURRO

    Foto do perfil de Marco

    Marco 507 comentários

    27/07/2016 às 17h59 por @marco.apolinario.da.

    Repito: Aprenda a interpretar um texto. EM NENHUM MOMENTO DISSE QUE SOU CONTRA OS PROTESTOS. Eles tem que incomodar À QUEM SE DIRIGEM e a CBF NÃO ESTÁ SENDO MINIMAMENTE INCOMODADA por protestos feitos na arquibancada. Eles só servem como pretexto para que a entidade puna o clube monetariamente. CONTINUEM PROTESTANDO ONDE OS PROTESTOS CAUSEM ALGUM EFEITO CONTRA A CBF e NÃO CONTRA O CLUBE. SE você espera que a CBF deixe de punir, é bom esperar sentado.

  • Foto do perfil de SNAIHTNIROC

    Ranking: 732º

    Snaihtniroc 742 comentários

    223º. por @adenor.leonardo

    Agora mostra a lei onde está proibida a faixa

    Foto do perfil de CLÁUDIO

    CLÁUDIO 8493 comentários

    27/07/2016 às 18h09 por @soucorinthians

    Se proibição esta acolhida pela é dever de todo cidadão acatar, aqueles que discordam devem procurar a cassação da proibição na justiça, se for concedida a cassação as faixas poderão ser abertas. O cidadão não pode nem deve abdicar o direito de agir de acordo com a lei. CORINTHIANS SEMPRE.

  • Foto do perfil de Marco

    Ranking: 1154º

    Marco 507 comentários

    222º. por @marco.apolinario.da.

    Repito: Em nenhum momento disse ser contra os protestos.
    Frequento arquibancadas de estádios desde 1971, já tomei chuva, passei frio, fome, fui à pé do Imirim ao Morumbi inúmeras vezes e algumas delas até voltei também, pois se pagasse a condução não teria dinheiro para o ingresso. Portanto, passo muito longe de ser um torcedor de sofá.
    Nem por isso me considero mais ou menos corinthiano do que qualquer outro.
    As reivindicações são justas e devem mesmo motivar protestos, o que contesto não é nem tanto o local onde estão sendo feitos, mas o momento em que ocorrem, com a bola em movimento, quando TODOS SABEM QUE O ÁRBITRO VAI PARAR O JOGO, VAI RELATAR NA SÚMULA E VAI OCASIONAR PUNIÇÃO AO CLUBE.
    A CBF está pouco se lixando para os protestos, não vai alterar em NADA o que vem fazendo de errado. Só vai usar isso como desculpa para penalizar o clube. Então seria muito mais producente realizá-los onde incomodem realmente quem se quer incomodar. É tão difícil de entender?